Segurança no Instagram: 5 dicas para evitar dor de cabeça!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

A internet veio pra ficar em todos os sentidos, tanto nos negócios, como nas relações e uso pessoal, por exemplo. E com essa inserção e aumento abrupto do uso da internet é comum que pessoas mal intencionadas vejam isso como uma possibilidade e é por isso que devemos nos atentar aos perigos virtuais, inclusive no Instagram. 

A verdade é que por maior que sejam os esforços das plataformas em nos manter seguros, ainda assim existem riscos e convenhamos que a gente entende esses riscos e que mesmo assim acabamos não nos respaldando 100%, o que é um problema, visto que por exemplo, ter sua conta no Instagram violada/hackeada pode trazer diversos problemas.

Imagina só quantos detalhes íntimos e talvez sigilosos podem acabar sendo expostos se sua conta for invadida. Imagina a dor de cabeça que isso poderia causar, seja seu perfil pessoal ou profissional…

Esse são riscos aos quais estamos expostos e assumimos à partir do momento em que decidimos nos inserir no meio virtual e apesar de empresas como o Facebook (Dona também das redes WhatsApp e Instagram) investirem na segurança do usuário, vez outra pode acontecer de alguém mal intencionado se aproveitando de alguma vulnerabilidade da plataforma, ou até mesmo, uma vulnerabilidade particular do usuário. 

Por isso e finalmente conseguimos chegar no ponto mais importante desse post: a sua parte na hora de garantir a segurança da sua rede! 

Além dos esforços realizados pela plataforma utilizada (hoje iremos falar mais especificamente sobre o Instagram), é importante que VOCÊ, usuário, tenha consciência e faça a sua parte e tome as medidas preventivas e indicadas pela própria plataforma. Então rola pra baixo e confere as dicas que separamos pra você se manter seguro dentro do Instagram! 

Imagem contendo ícones de smarpthone e símbolos de redes sociais para ilustrar subtítulo à seguir

Do virtual para vida real: 

Antes de falarmos sobre meios de se proteger de possíveis ataques virtuais precisamos falar sobre o impacto do que é exposto no virtual sob a vida real. Pois é, os dados que você disponibiliza em sua rede podem trazer impactos reais, afinal de contas, existem pessoas mal intencionadas por trás das telas que pretendem levar isso para fora delas.

Então além de se preocupar com a violação dos seus dados no mundo virtual é preciso se preocupar com o que pode acontecer na vida real e sempre se atentar ao que você vem postando!

Imagem contendo uma área de login para ilustrar subtítulo sobre senha

Atenção à escolha da sua senha!

Na hora de escolher a nossa senha é comum que fiquemos vazios de ideias, né?! Vem o nome do nosso cachorro, nossa data de aniversário, nome da nossa mãe e até mesmo aquele famoso “12345678”, mas será que isso é realmente suficiente? Sinto te dizer, mas não. Senhas assim não são nada seguras! 

Uma das formas muitíssimo utilizada por hackers para conseguir violar alguma determinada conta é realizando combinações com as informações da pessoa/negócio. Você deve estar pensando: “Ah, mas isso é difícil!”, e de fato, pode até parecer difícil para nós que somos leigos no assunto. Podemos enxergar como uma “adivinhação”, mas é válido lembrar que esse processo de adivinhação é realizado por pessoas que realmente entendem do assunto.

É importante que sua senha tenha números, letras e símbolos (pontuação, por exemplo). Além disso, não faça uso das mesmas senhas em todas as redes sociais, busque sempre diferenciar e se possível faça a troca das senhas algumas vezes no ano. 

Imagem contendo homem asiático segurando um notebook com a mão direita e um símbolo de atualização (setas em expiral) na mão esquerda para ilustrar subtítulo sobre manter o app atualizado.

Mantenha o App atualizado! 

Para manter a segurança do Instagram em dia é preciso que o aplicativo esteja em dia, né! Atualizando o App você terá acesso as mais recentes atualizações de privacidade e segurança que sem dúvidas irão te proporcionar uma sensação maior de tranquilidade.

Imagem mostrando mão masculina e ícones de cadeados para ilustrar subtítulo à seguir

Conta pública ou privada? 

Optar por ter uma conta pública ou privada é uma decisão extremamente particular, mas, convenhamos, um perfil de negócios precisa ter uma conta aberta. Um perfil aberto facilita a vida de quem está procurando algo que por exemplo, você pode estar oferecendo. 

No entanto, no caso de um perfil pessoal, ter uma conta pública não é uma necessidade. O foco do perfil pessoal é compartilhar com seus amigos, então uma conta privada pode ser uma medida simples de segurança no Instagram.

Ilustração contendo um smartphone e na tela do smartphone um símbolo de "verificado"

Ative a autenticação de dois fatores! 

Você pode aumentar a segurança do Instagram ativando a autenticação de dois fatores. Após ativar a autenticação, sempre que alguém (seja você ou não) tentar fazer login na sua conta, a plataforma solicitará um código, que é recebido por SMS. Além disso, todas as vezes em que isso ocorrer, irá chegar em seu email uma notificação. 

Mas como ativar a autenticação no Instagram? 

Por SMS:

  1. Primeiro acesse as três linhas no canto superior direito do seu celular e clique em configurações.
  2. Acesse privacidade e segurança e selecione a opção “autenticação de dois fatores”.
  3. Agora é só ativar a opção  “exigir código de segurança”

Através de aplicativo de segurança: 

Para quem ainda não sabe, o Instagram também possibilita que você ative a autenticação em dois fatores sem a necessidade do envio do SMS através de Apps como o Google Authenticator, por exemplo. 

Para fazer o uso não tem segredo, é só seguir o mesmo esquema de antes (configurações > privacidade e segurança > autenticação de dois fatores) e por fim selecionar a opção “aplicativo de autenticação” que estará sendo disponibilizada. 

Mas como esse aplicativo funciona?

É simples, o código que antes seria enviado por SMS será disponibilizado no App!

Ilustração contendo triângulo amarelo com exclamação preta no meio para ilustrar subtítulo à seguir

Cuidado na hora de conceder acesso à Apps terceiros! 

Apps que te possibilitam envios de mensagens automáticas, seguem pessoas automaticamente são alguns dos exemplos que você deve tomar cuidado. Além de aplicativos desse tipo não trazerem um resultado positivo, eles vão contra as políticas de privacidade da plataforma o que torna a sua conta vulnerável e sujeita a invasão! 

Se em algum momento você deu esse mole e não sabe como sair dessa fique tranquilo, é super simples. Acesse seu Instagram através do desktop (computador), clique em configurações e depois em aplicativos autorizados e revogue todos os acessos. Voialá!

Essas dicas são só dicas, não fazem milagres e você precisa estar sempre atento. Cuidado ao postar, cuidado ao conceder acesso a outros Apps, muito cuidado com tudo. A internet é uma imensidão de oportunidades, tanto positivas quanto negativas! 

Uma das coisas que é preciso que você se atente é que além de configurar o Instagram da melhor maneira possível é importante se atentar e fazer o mesmo nas outras redes sociais, afinal de contas, a autorização de uma rede para outra permite acesso, né. Então fique ligado e procure proteger todas as suas redes, aqui no blog tem um post super bacana falando sobre isso. É melhor prevenir que remediar!

Criamos um site rápido, bonito e fácil de mexer, para seu negócio ter presença digital!

Você precisa aparecer quando te pesquisarem, e ser superior quando te encontrarem. Fique um passo à frente dos seus concorrentes gastando pouco.

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!