Segurança: Proteja suas informações dentro da internet!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Imagem principal do blog contendo título do post

Junto com todas as mudanças que o mundo vem tendo com os avanços da internet, uma das áreas que mais preocupa é a segurança. Os golpes estão se moldando aos novos formatos de comunicação, os hackers estão entendendo cada vez mais dos algoritmos dos aplicativos que usamos.

Por esse motivo precisamos estar sempre um passo à frente e devemos nos prevenir de possíveis “ataques”. Abaixo algumas dicas para você não passar aperto dentro do mundo digital.

Diversifique suas senhas!

Tela de login solicitando informações de usuário e senha (segurança).

É muito comum repetirmos senhas porque assim fica mais fácil de gravarmos, certo?! Se olharmos por esse aspecto sim, porém isso deixa a nossa segurança vulnerável! Por exemplo se a senha do seu email for igual a do facebook, caso a pessoa descubra uma delas consequentemente ela terá também acesso à outra.

Atualmente a preocupação com a segurança está tão grande, que se você reparar, para cadastrar uma senha em um app/site sempre tem um barra que indica o “quão forte” essa senha é. Geralmente para uma senha ser bem forte ela deve ter conter letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Ainda falando sobre senhas, é recomendado a alteração das senhas de tempos em tempos. Bem como não é legal utilizar informações de fácil acesso nas redes sociais, como data de aniversário, nome da mãe, essas coisas.

Não deixe suas informações salvas!

Eventualmente salvamos nossas informações como nome de usuário e senha em nossos aparelhos, porém essa prática pode prejudicar (e muito!) a segurança dos seus dados.

Evite essa prática! Principalmente em aplicativos de banco que temos que estar sempre repetindo os números de agência e conta, é bem mais prático deixar todas as informações salvas ali para o próximo acesso. Não faça isso! Digitar todas as vezes de maneira manual vai tomar mais tempo, porém deixará suas informações salvas caso você tenha o aparelho roubado.

Ative a verificação de duas etapas!

Uma mulher segurando o celular e o símbolo do WhatsApp

Recentemente houveram vários relatos de golpes através do WhatsApp, os golpistas estão hackeando o app da vítima e saem enviando mensagens (se passando por ela) pedindo dinheiro emprestado.

Para evitar essa prática existe uma funcionalidade dentro do próprio aplicativo que aumenta a segurança, chama-se “confirmação em duas etapas”. Para ativá-la basta ir nas configurações do aplicativo clicar em conta, depois selecione confirmação em duas etapas, prontinho agora é só cadastrar uma senha de 6 dígitos. De tempos em tempos a senha será solicitada a você e em caso de invasão ela ajudará à dificultar o acesso do golpista.

Não clique em links desconhecidos!

Um homem segurando um cartão de crédito, ilustrando os cuidados que devemos ter com as informações contidas nele

Existe uma técnica chamada phishing (explicada melhor nesse post do G1), que consiste em um criminoso enviar um link para coletar dados da vítima.

O link pode ser enviado através de e-mail, WhatsApp ou mensagens de texto no celular da vítima. Assim que ela acessa são solicitadas informações importantes como senhas e número do cartão de crédito. Não caia nessa!

Enfim não esqueça de diversificar suas senhas, trocá-las de tempos em tempos, não deixar suas informações de usuário e senhas salvas no aparelho celular, ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp e ficar de olho nos links que recebe. Fazendo tudo isso a probabilidade de você cair em um golpe digital diminui consideravelmente.

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!