Internet e negócios: uma relação que funciona!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Imagem principal do blog

A internet completou 50 anos no dia 29/10/2019 e em pleno século XXI é difícil encontrar alguém que não esteja conectado. Seja como meio de lazer ou como meio de trabalho, o fato é que boa parte dos brasileiros tem acesso e faz o uso diário da internet, o uso é tão frequente que você já se considera “expert” no assunto né? Será que você conhece toda história da internet? Vem com a gente nesse post que a gente te conta! 😉

Para chegarmos na internet como vemos hoje, houveram muitas mudanças e foi somente depois ao longo de muitos anos que a internet que conhecemos começou a ser difundida. Isso ocorreu na década de 90, quando as pessoas já tinham costume de fazer compras de eletrônicos online, acessavam textos, imagens e vídeos em sites.

A web 2.0:

Vários computadores em cima de mesa com pessoas sentadas a ela

A consolidação dessa internet que conhecemos hoje começou nos anos 90 e se deu ainda mais nos anos 2000. A partir de 2002, devido a facilidade de compartilhar e consumir conteúdo através das redes sociais e fóruns, surgiu a ideia de uma web 2.0 com cunho de envolvimento social.

A atualidade:

Mulher segurando celular, sentada na cama, com livro, chaleira, notebook em cima dela

Todas essas mudanças nos trouxeram exatamente pra onde estamos, nossa realidade atual. Em um país como o Brasil, onde mais de 70% da população faz o uso da internet, é difícil não estar online, principalmente quando cada vez mais empresas fazem questão de marcar sua presença no meio digital.

As mudanças na internet e a influência na comunicação e negócios: 

Mesa com duas telas de computador e smartphone

Todas essas mudanças na internet, não somente na rede em si mas também todo o seu impacto e contexto social, influenciaram a forma como as pessoas se comunicam entre si e também com empresas, a forma de oferecer produtos e serviços também se modificou junto aos avanços da internet e isso é muito perceptível.

É bastante comum que as pessoas recorram a internet como meio de informação sobre praticamente tudo, inclusive sobre uma empresa! Então é sempre importante ter em mente que estar na internet significa que sua empresa tem mais chances de ser encontrada e lembrada por grande parte das pessoas que toparem com seu negócio.

Não fique parado no tempo!

Mão masculina segurando relógio

É importante que você e sua empresa não fiquem parados no tempo achando que nada mudou, afinal de contas, o mercado mudou muito e a internet contribuiu e contribui fortemente para isso.

Você precisa estar ligado, acompanhar e se antecipar as mudanças do mercado, estar por dentro das necessidades que o mercado atual impõe e o que os seus clientes esperam e precisam da sua presença online.

Se você ficar para trás, não aproveitar as milhões de oportunidades que o mundo digital está oferecendo ao seu negócio, alguém vai fazer antes de você e acabar abocanhando uma fatia de mercado que poderia ser sua, isso já aconteceu diversas vezes com empresas grandes como Microsoft (que ficou de fora dos smartphones por ter entrado tarde demais no ramo), a Kodak que dominava o mercado de câmeras fotográficas de filme e acabou perdendo seu domínio quando as câmeras modernas foram ganhando espaço, Blackberry, entre várias outras.

Mas a internet é mesmo um bom lugar para alcançar clientes?

Homem pensando ao olhar para notebook

Antes mesmo da internet como conhecemos ser difundida, lá pelos anos 90, as pessoas já faziam compras online e é claro que se grande parte dos Brasileiros se fazem presentes no meio digital, a internet sem dúvidas é um excelente caminho para alcançá-los! Você precisa ter em mente que a internet não se resume às redes sociais, existem várias formas inteligentes de divulgar e criar um nome sólido para o seu negócio, atrair e captar clientes.

Pode ser um site institucional, um e-commerce, portfólio, algumas das redes sociais populares (isso vai depender muito de onde está o seu publico), você pode ter somente um blog, etc. É muito importante contar e confiar em uma equipe capacitada que vai identificar suas necessidades e direcionar a sua estratégia!

Pense no que seu público alvo gosta!

Homem apontando para algo em notebook ao lado de outro e os dois rindo

Estabeleça uma persona (personagem fictício que representa a maior parte do seu público), para isso, é preciso contar com profissionais capacitados para construir uma persona de qualidade, personas baseadas no ordinário serão personas imprecisas. É importante saber montar uma “persona límbica“, tecnicamente construída a partir de valores centrais e não de indicadores, motivações emocionais e objeções/medos. O bom relacionamento com o cliente em potencia,l aumenta a confiança, taxa de retorno e fidelização!

E não pense nesse bom relacionamento somente no meio físico do seu negócio, afinal de contas, seus clientes em potencial alcançados na internet devem sentir a qualidade do seu negócio antes mesmo de um encontro com seu espaço físico. Pense sempre na internet como um meio facilitador, pois é isso que as pessoas buscam. Nos dias atuais, você precisa ir até seus clientes, alcança-los e não o inverso! Muitos negócios de sucesso nem contam com um espaço físico, por não ser um fator essencial.

Lembre-se que provavelmente o primeiro contato do seu cliente com você, será na internet, por isso o seu negócio precisa de um site de qualidade, com desempenho focado no seu objetivo, mesmo que você já possua perfis nas redes sociais.

Curtiu esse conteúdo e quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Nos siga no InstagramFacebookPinterestTwitter e LinkedIn. Abaixo você também pode se inscrever em nossa NewsLetter para atualizações semanais!



Colaborador da publicação: Tariq

Criamos um site rápido, bonito e fácil de mexer, para seu negócio ter presença digital!

Você precisa aparecer quando te pesquisarem, e ser superior quando te encontrarem. Fique um passo à frente dos seus concorrentes gastando pouco.

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!