Tipo de blog: como saber qual deve ser meu foco?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Nós sempre falamos sobre a importância de ter uma estratégia de Marketing Digital bem definida e é claro, também sempre batemos na tecla da importância do Marketing de Conteúdo. Ter foco e uma estratégia bem definida faz toda a diferença e é justamente pensando em auxiliar na construção da sua estratégia que hoje estamos trazendo várias informações sobre blog que irão te ajudar! 

Mulher negra com mão no rosto e expressão pensativa para ilustrar subtítulo sobre preferências do usuário

Pense nas preferências do usuário!

Supondo que você vá ao cinema, existem dois filmes diferentes, um do gênero de comédia, outro de ficção. Você é daquele tipo de pessoas que ama uma comédia, mas detesta ficção, só que infelizmente o filme de comédia já esgotou e você resolveu assistir ao de ficção. Então façamos o questionamento, qual será o resultado após o filme? Imaginamos que frustração. 

Para que um filme seja considerado bom partindo do seu ponto de vista, é necessário que ele esteja dentro das suas preferências, que seja relevante e que de fato gere algum interesse. Com um blog essa história não é diferente. Você precisa se adaptar às preferências do usuário! 

Existem diversas formas de usar e abusar dessa estratégia de Marketing de Conteúdo chamada blog post, você pode ter um blog com o intuito unicamente corporativo, falando sobre a empresa e questões da empresa, novidades, produtos, etc.

Você pode ter um blog corporativo, mas voltado para dicas, ofertando diversidade de conteúdos de valor para o seu potencial cliente, como por exemplo, o nosso. Ambos são voltados para o seu negócio, mas com uma pegada diferente. E existe também o blog pessoal, que relata as experiências de um indivíduo, o que não é o caso da sua empresa, né! 

E como Marketing Digital e também o Marketing de Conteúdo tem uma enorme abrangência, é preciso que você tenha em mente e que na construção da sua estratégia defina exatamente qual será o foco do seu blog, assim você conseguirá pensar e produzir com mais clareza. 

“Ah, mas quais são as maiores características de cada tipo de blog? Preciso entender melhor para saber em qual destes estou inserido!”

Dois homens caucasianos e duas mulheres caucasianas em ambiente empresarial apontando para um notebook para ilustrar o subtítulo sobre blog voltado para assuntos empresariais

Blog voltado para assuntos empresariais:

Como já cheguei a pincelar anteriormente, este seria um blog voltado unicamente para  assuntos da empresa. É possível transmitir através de posts os valores, eventos, atividades, modificações ocorridas, produtos e serviços, e até notícias sobre o ramo, por exemplo. O objetivo do blog corporativo não é realizar venda direta, como por exemplo em um e-commerce. Pense neste tipo de blog como um canal para informativo sobre a empresa e assuntos/notícias relacionadas. Nele você terá oportunidade de mostrar vários aspectos da empresa e que entende do assunto!

Homem caucasiano sorrindo com notebook na mão para ilustrar subtítulo sobre blog com foco em dicas

Blog com foco em dicas:

Este segue a mesma linha do blog voltado unicamente para assuntos empresariais, com o adendo de dicas. Em um blog com foco em dicas, posts com olhos voltados para venda são praticamente inexistentes, ou pelo menos, não acontecem de forma tão “agressiva”. Blogs assim fazem uma oferta de conteúdo rico em informação valiosa, de forma totalmente transparente. Como já chegamos a citar em posts anteriores, esse seria o raciocínio da regra 80/20.

80% dos seus resultados virão de 20% dos esforços, assim como 80% dos seus conteúdos devem propor valor, sendo somente 20% de vendas. As pessoas tendem a se apegar e consequentemente se fidelizam à quem faz ou já fez algo por elas.

Ao ofertar conteúdos ricos em informações relevantes sulucionando problemas o resultado não será imediato, mas tenha em mente que quando aquela pessoa precisar, ela já tem a quem recorrer.

Homem caucasiano de braços cruzados encostado em parede, com olhos pra cima e expressão pensativa para ilustrar o subtítulo seguinte

Mas como proceder? 

Como já citamos, você precisa ter uma estratégia bem definida. É necessário que você tenha em mente onde quer chegar. Pense em quais são os objetivos, o seu nicho de atuação e é claro, que defina uma persona.

Utilize dados estatísticos do mercado em que irá atuar. Faça pesquisas reais e busque entender quem são as pessoas que você quer alcançar para definir sua persona e assim entender qual o melhor passo a seguir. 

É necessário que você pense tudo isso, mas independente do seu ramo de atuação, recomendamos uma estratégia de Marketing de Conteúdo no mínimo mista, você pode unir um tipo de blog ao outro.

Conteúdos voltados exclusivamente para vendas se tornam exaustivos ao longo do tempo. Seu potencial cliente precisa receber algo de valor, pelo menos uma vez ou outra! 

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!