Marketing de Conteúdo: 3 motivos porquê você precisa disso!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Imagem ilustrando o tema do blog

O Marketing de Conteúdo é um nicho do Marketing Digital que vê a sua necessidade de uso crescendo a cada dia nas empresas e vários são os fatores que colaboram para que o Marketing de Conteúdo venha tomar a proporção e relevância que vem tomando a cada dia.

Mas se você sempre ouve falar que o Marketing de Conteúdo é uma estratégia essencial para quem tem um negócio só que não sabe o motivo do porque essa afirmação é tão recorrente, fique ligado nesse post. Abaixo explicaremos o motivo de tanto crescimento e o porquê você precisa disso no seu negócio!

Defina bem a sua estratégia!

Pessoas em mesa de reunião

Empresas que tem uma estratégia bem definida tendem a ter resultados melhores, enquanto os resultados obtidos através de uma estratégia genérica não são positivos e dificilmente conseguem alcançar o público pretendido.

Ok, mas qual seria a forma ideal de me apresentar aos clientes e potenciais clientes nas redes sociais? 

É óbvio que sua estratégia não depende só do Marketing de Conteúdo, mas ele sem dúvidas é uma das estratégias ideais para se apresentar e começar a “aparecer” para os seus potenciais clientes e o foco em ofertar conteúdos relevantes e valiosos pode trazer um grande retorno!

Mas qual o diferencial do Marketing de Conteúdo?

Mulher "analisando" computador

Diferente do Marketing tradicional, no marketing de conteúdo não ocorre uma “chuva de informações” que não são do interesse do seu potencial cliente, todo o conteúdo direcionado aos seus clientes em potencial são conteúdos pensados estrategicamente para aumentar o apego do publico com sua marca/negócio.

Hoje em dia, dificilmente você conseguirá resultados positivos se investir em algo que seja diferente daquilo que o seu potencial cliente busca, por isto é bastante Importante que você tenha sua estratégia bem definida, pensando em ofertar soluções aos problemas dos seus clientes em potencial.

Clientes em potencial = leads.

Se você vive se perguntando que termo é esse que é bastante usado e você não sabe de onde surgiu, agora você já sabe. Os leads, seus clientes em potencial, são aqueles que ainda não fecharam o negócio com você, mas já demonstram algum interesse. Por este motivo é tão importante que você faça uma oferta sincera de conteúdos de valor, assim você consegue fidelizar o lead e convertê-lo em cliente. E como estamos enfatizando: bom conteúdo = bons resultados!

Mas quais os benefícios do marketing de conteúdo? 

1. Aumento da visibilidade do seu negócio:

Mão feminina e masculina mexendo em um notebook


Como já falamos acima: oferecer conteúdo relevante gera um apego do público e consequentemente aumenta a visibilidade da sua marca. Quanto maior o número de pessoas que se sentirem próximas e se fidelizarem, maior a “prova social” e consequentemente maior o número de interesses.

2. Aumento das conversões:

Aperto de mãos entre homens

Como você pode perceber, aqui uma coisa está ligada a outra. Gerar bons conteúdos consequentemente aumentará a visibilidade da sua marca e o aumento da visibilidade da sua marca implicará diretamente nas suas conversões. Conteúdo relevante -> atração (as pessoas começam a se interessar por você) -> lead -> cliente.

3. Mensuração

Homem analisando métricas no computador

Um dos benefícios do Marketing de Conteúdo é o poder que você tem de mensurar os resultados obtidos através das suas estratégias. É necessário que você entenda e defina bem o seu objetivo com sua estratégia de Marketing de Conteúdo, suas conversões dependem da sua estratégia. Se você não entender o seu objetivo e não traçar metas, poderá acabar se frustando, então defina suas metas, defina o seu KPI, calcule o ROI e faça sua analise através disso!

E se você quiser facilitar a sua vida, existem ferramentas que podem te ajudar na mensuração de seus resultados, abaixo você encontra algumas:

O Marketing de Conteúdo já é realidade!

Mulheres analisando computador

O Marketing de Conteúdo é uma realidade e agora que você já sabe tudo isso, também já percebeu que não se trata somente de escrever N’s posts, você precisa entender o seu potencial cliente. Estabeleça uma persona (pessoa fictícia que representará o perfil do seu potencial cliente) e direcione corretamente os conteúdos visando converter seus leads em clientes.

Não estabelecer sua estratégia e não fazer um bom Marketing de Conteúdo pode ser um tiro no pé. É como já falamos algumas vezes: quem não se atualiza, fica para trás e consequentemente cai no esquecimento!

Curtiu esse conteúdo e quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Nos acompanhe aqui no blog, nos siga no Facebook, Instagram, Pinterest e Twitter. Abaixo você também pode se inscrever na nossa NewsLetter para atualizações semanais!

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!