Localização nos posts: entenda como isso pode ajudar no seu engajamento!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
ilustração retratando curtidas e localização no instagram

Como já falamos em um post anterior, hoje em dia as pessoas estão cada vez mais em busca de visibilidade nas redes sociais e por mais que as vezes a gente ache que a localização é só uma forma de marcar a passagem por aquele lugarzinho, saiba que ela pode ser um aliado e tanto!

Um ponto forte de usar a localização é que você aumenta organicamente a visibilidade do seu negócio. Quando alguém posta algo marcando a localização do seu negócio, existe uma grande possibilidade dessa postagem aparecer em localizações gerais como a da cidade em que seu negócio se encontra e/ou até mesmo do Estado!

celular com apps abertos em cima de uma superfície plana

As redes sociais e o incrível poder de alcançar pessoas:

O instagram e o facebook são redes sociais que te proporcionam encontrar pessoas, lugares, notícias, tudo o que você quiser e é claro que o conteúdo que você vem compartilhando por lá também pode ser alcançado por pessoas que estão há milhões de quilômetros de você e sim isso é maravilhoso!

Mas talvez você não tenha levado em consideração que você deve focar naqueles que de fato possam vir adquirir seu serviço ou produto, então pensa comigo: do que adianta alcançar pessoas há milhões de quilômetros de distância de você se essas pessoas não vão interagir com seu conteúdo e nem comprar seu produto ou serviço?

parte de uma roda de bicicleta e um fundo azul

A localização é uma mão na roda!

Pois é! Sabemos que estar nas redes sociais é um meio magnífico que te proporciona encontrar o que quiser, mas como acabamos de falar: se você busca engajamento, você busca por um público específico! E é justamente essa uma das utilidades da ferramenta de localização, te ajudar a identificar o seu público alvo.  

Sendo você o dono de um pequeno negócio em busca de clientes, ou de uma marca de dimensão mundial tentando identificar em que local a maior parte do seu público está concentrado, uma certeza temos, você não vai sair desse post sem a convicção de que sim, a localização é maior mão na roda!

homem sentado em sofá em local público mexendo no computador e com a mão na cabeça

Mas como engajar através da localização?

As pessoas já entram nas redes sociais buscando por algo, as vezes até inconscientemente. O instagram e o facebook se tornaram redes sociais extremamente fáceis de usar e as pessoas que fazem seu uso sem dúvidas se envolvem com os outros usuários. É uma constante troca, um alimentando, saciando essa busca incessante por conteúdo.

E é justamente por isso que as pessoas amam tanto essa rede social, é muito fácil estar ali, se envolver, descobrir novas coisas, novos lugares, novas pessoas!

várias pessoas concentradas com o celular na mão

Entenda as redes sociais como o seu público entende:

Você consegue entender o ponto em que queremos chegar? Para usar a localização como seu aliado, você precisa entender que o instagram e o facebook são suas vitrines também, e que se você quer que as pessoas que fazem o uso daquela rede social sejam convertidas em clientes, você precisa pensar como elas!

De nada adianta você identificar o público em uma determinada localização como seu público alvo, se o conteúdo que você vem passando tem sido irrelevante para eles! Seja interessante, e faça da localização sua aliada, mas não sua estratégia principal.

mão masculina com um celular na mão mostrando uma localização

Quais os meios e como usar a localização?

Você já sabe que existem dois meios de usar a localização, nos stories e no feed. Mas se você ainda não tem a sua própria localização para que as pessoas possam marcar e através dali você segmentar seu público e conscientizar sua marca, a gente te explica como criar uma!

  1. Primeiro você precisa acessar a sua página no facebook e clicar em fazer uma nova postagem, e depois só selecionar a opção Check-in.
  2. No campo pesquisar, você digita o nome do seu estabelecimento. Se ele ainda não estiver listado, só clicar em adicionar.
  3.  Após isso, configure as informações como: endereço, tipo de estabelecimento, foto… Fez isso? Agora é só usar, a localização ficará disponível tanto no facebook quanto no instagram!

Mas como a localização pode de fato aumentar meu engajamento?

casal tirando selfie de frente para um lago

Agora que você já sabe como que a localização nos stories pode trazer mais exposição local para sua marca no instagram, como usar essas e outras marcações de localização à seu favor?

Calma que a gente te explica! Se você está tentando segmentar uma área específica, as histórias de localização no instagram podem fazer com que sua história apareça na pesquisa de tags de localização para novos usuários, e esse é só um dos meios em que sua exposição local será aumentada!

Visibilidade além do esperado!

Além disso, como falei brevemente no início desse post, os adesivos de localização também podem te levar para a história de localização da cidade e/ou estado, que é encontrada no feed de explorar, e tudo isso também vale para a localização das suas postagens no feed!

Juntando tudo isso e analisando também as pessoas que fizerem um uso da sua localização você alcança mais pessoas, segmenta seu público e consegue entender como eles se comportam. Assim fica fácil né? É só se lembrar do que já foi falado acima:

Seja atrativo e faça com que as pessoas queiram te conhecer, só marcar a sua localização ou a localização da sua cidade já não funciona mais, a disputa por ser visto é muito grande!

Agora é só correr, criar sua localização (se você ainda não tiver), criar conteúdos relevantes e começar a estudar seu público!

E antes que eu me esqueça, uma estratégia deve ser composta por “N’s” aspectos, e a identidade visual é um deles, então é sempre bom lembrar: tenha uma identidade visual definida, aliada a um bom conteúdo e a marcação da sua localização!

Mas porquê eu devo marcar a minha localização nos meus posts se eu quem vou encontrar as pessoas através dessa localização?

É simples, as pessoas que tiverem algum contato com a sua localização provavelmente irão buscar o seu perfil, e vai ser o conteúdo que vem sendo passado no seu perfil que vai prender a atenção do possível cliente!

Então já sabe, né? Identidade visual, bom conteúdo e localização! E agora você tem nas suas mãos pontos importantíssimos para engajar com seu público e se tornar uma referência em seu meio!

E ah, se você curtiu esse conteúdo, fique à vontade para compartilhar com os amigos, e caso tenha interesse em mais conteúdos como esses você pode se inscrever aqui no site para receber em seu email, ou nos acompanhar no facebook e instagram!

Site rápido, bonito e fácil de mexer?

Garanta sua presença online e fique um passo à frente dos seus concorrentes gastando pouco.

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!