Redes sociais: Quais métricas levar em consideração?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp


No post de hoje vamos falar de algo que todo mundo se pergunta, afinal de contas, quais métricas são realmente importantes para o seu negócio? Hoje a gente te conta o que realmente deve ser levado em consideração na hora de analisar o seu desempenho e sua taxa de conversão nas redes sociais!

Não é nenhum segredo que as redes sociais movimentam as pessoas de forma absurda, e, hoje em dia, as redes sociais vem se tornando cada vez mais uma imensa vitrine virtual, com milhões de usuários ativos, mas nessa imensa vitrine virtual, o que de fato é importante para o seu negócio?

Métricas de vaidade:

Bom, antes de falar sobre as métricas que você deve levar em consideração,é fundamental falar um pouco sobre as métricas de vaidade, o que são, qual sua relevância e impacto.

As métricas de vaidade costumam encher os olhos de muita gente nas redes sociais, é como um delicioso chocolate quente em um dia frio, reconfortante, né? Mas não resolve, o dia continua frio! As métricas de vaidade são como esse chocolate quente, te enche os olhos, aquece, mas não te ajuda a tomar decisões de fato.

É óbvio que algumas métricas de vaidade, tem sim o seu valor, a questão abordada é: elas não devem ser consideradas KPI’s (key performance indicators) de seu projeto.


Seguidores e curtidas:

As duas métricas de vaidade mais conhecidas e endeusadas por toda a internet, são, obviamente, seguidores e curtidas; por isso, ainda é preciso fazer com que as pessoas entendam que essas métricas não necessariamente explicitam o resultado das suas ações de marketing.

As pessoas tomam o número de curtidas e seguidores como as principais métricas para analisar o resultado do negócio ou campanha, quando na verdade, nenhuma dessas duas métricas pode ser de fato levada em consideração, já que a pessoa pode te seguir simplesmente por se identificar com o conteúdo que vem sendo produzido e/ou curtir sua publicação por ter se identificado com algo isolado, como título, talvez a imagem.

O que queremos dizer é, nenhuma dessas métricas possibilita informações suficientes que conduza o seu público à alguma tomada de decisão. Por isso, essas são sem dúvida alguma, as métricas de vaidade mais perigosas que você pode ter em relação a sua página, por isso, tenha cuidado e não se deixe levar, foque no que realmente importa!

Métricas relevantes:

Agora que você já tem em mente quais informações sobre as suas redes sociais você não deve levar em consideração ao analisar os seus resultados, iremos abordar o que é que você deve levar em consideração.

Termos como alcance e impressões, geralmente são mal interpretados ou entendidos como se fossem a mesma coisa, mas hoje viemos aqui para quebrar esse tabu e explicar o que são e porque é importante para o seu negócio nas redes sociais!

Alcance:

O alcance é uma métrica de como o seu conteúdo tem sido distribuído nas redes sociais. Você pode ter em mente que o alcance é como um número de pessoas individuais que visualizaram o seu conteúdo, ou seja o alcance nada mais é do que de fato, uma média do seu público efetivo.

Impressões:

Uma impressão significa que seu conteúdo foi entregue ao feed de alguém, o visualizador, não necessariamente precisa engajar com o post para que isso conte como uma impressão. A diferença das impressões é que uma pessoa pode visualizar aquele conteúdo várias vezes, ou seja, aquilo contará como várias impressões da mesma pessoas, sobre o mesmo conteúdo.

Portanto, as impressões são o número de vezes que o seu conteúdo é visualizado por alguém. Se uma pessoa X passou pelo seu conteúdo no feed 2 vezes, conta como 2 impressões.

Porque devo me preocupar com essas métricas?

Agora que você já sabe que o alcance é o número de pessoas que possivelmente visualizaram seu conteúdo, e que as impressões são o número total de vezes que as pessoas que você alcançou podem ter visualizado seu conteúdo, que tal entender melhor o por que essas métricas são tão importantes?

O aumento do alcance da sua página, eleva a conscientização da sua marca. É muito importante que o alcance das empresas chegue aos seus potenciais consumidores, porque de nada adianta você ter um alcance de 10.000 pessoas, se somente 1000 pessoas se interessam de fato pela sua marca. As impressões esboçam a sua capacidade de exibir seu conteúdo ao seu público-alvo. Se as suas impressões estiverem em alta, isso significa que seu conteúdo está chegando aos feeds dos usuários com mais frequência.

A única maneira de saber se sua estratégia está funcionando é monitorar e analisar essas métricas regularmente, mas é preciso entender que curtidas e/ou likes não substituem uma análise das suas impressões e alcance, pois como já foi dito anteriormente, são métricas genéricas.

Experimente fazer mudanças, depois monitore um pouco mais, assim você terá em mente qual estratégia é a mais adequada para alcançar o seu público, e isso, sem dúvidas, trará reais melhorias no desempenho de sua campanha.

E se precisar de dicas de como se tornar uma referência para o seu público, anteriormente fizemos um post sobre apps que vão te ajudar!

Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse? Nos siga no instagram, facebook, e pinterest!



Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!