Identidade visual: impacto direto nas suas vendas

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Imagem fazendo comparação da identidade visual antiga e atual de marcas como: pepsi, mc donalds, globo, google e adidas.

Marketing e visual lado a lado:

É muito importante que você alinhe corretamente a identidade visual da sua empresa, produto ou serviço. O marketing e o design estão diretamente ligados e possuem uma relação de codependência.

O marketing não conseguiria ser executado sem um visual, sem ser representado visualmente da forma certa, porque uma representação feita de forma incoerente pode por abaixo todo o planejamento e estudo feito por uma equipe de marketing.

O design também seria inútil se não estivesse alinhado a uma estratégia de marketing coerente, se não for design útil, a serviço de algo, as peças se tornam sem proposito, vazias e não comunicam nada.

3 meninas apontando para o computador observando uma identidade visual

O apego à sua marca:

Pense numa pessoa que você ama, pensou? Agora pense em todos os motivos que te levam a amar essa pessoa, em todas as sensações que ela te traz, no cheiro que você lembra ao pensar nela, nos lugares a que essa pessoa remete. É isso que se busca criar com um visual atrativo e eficiente!

Toda a parte visual do seu negócio, produto ou serviço precisa estar alinhada e representar a sua visão e posicionamento de mercado, para quem você está vendendo e os motivos que levam pessoas a serem o seu público alvo, as pessoas precisam olhar a sua marca e sentir o que ela representa.

É possível que você tenha uma empresa há anos no mercado e que você tenha feito um logotipo sem qualquer tipo de técnica, planejamento ou embasamento, sem um projeto de design, histórias assim não são incomuns no Brasil, então por que você deveria se preocupar com identidade visual se já está há anos no mercado? Porque o mercado mudou!

Mão segurando celular para indicar que a tecnologia muda o mercado, e que é necessário estar inserido nas redes sociais

A tecnologia e as mudanças no mercado:

Provavelmente quando o seu negócio conseguiu espaço, o contexto social e tecnológico era outro, hoje em dia o conteúdo e o acesso a serviços e produtos foi muito democratizado com a internet, outra grande mudança foi a migração em massa dos desktops e laptops para dispositivos mobile (celulares e tablets), a maioria dos clientes e potenciais clientes vai te ver em um smartphone e até mesmo isso precisa ser pensado durante a elaboração e execução do seu projeto.

Se você vende móveis e não está socialmente na internet produzindo conteúdo e não possui um e-commerce (uma loja online que também precisa comunicar bem e estar inserida na sua identidade), você com certeza já sentiu os efeitos observando os seus concorrentes que tem essas duas características.

Mão segurando celular com redes sociais na primeira página, indicando a necessidade do usuário de ter acesso rápido e fácil

O cliente e a necessidade de acesso rápido

O cliente quer acesso rápido, fácil e otimizado para ser visto na palma da mão, além disso está constantemente consumindo conteúdo dos seus concorrentes, o que causa algo que chamamos de brand awareness, isso faz com que ele lembre dos seus concorrentes quando precisar ou quiser comprar um móvel, por exemplo.

Se você é do ramo de alimentos, com certeza já ouviu falar do iFood, cada vez mais e mais restaurantes e lanchonetes estão presentes no app que praticamente dominou o delivery de alimentos esse ano, alguns negócios nem possuem um espaço físico onde o cliente pode ir comer, funcionam exclusivamente por entregas e muitos desses engoliram estabelecimentos tradicionais em várias cidades.

Isso acontece porque o iFood possui uma identidade visual que comunica muito bem, essa identidade não se resume ao logotipo apenas, é toda a parte visual da empresa, nas redes sociais, no site, nos e-mails e até mesmo dentro do app.

Homem com aspecto feliz e celular na mão, com intuito de indicar um usuário satisfeito com o acesso rápido às redes sociais

Facilite a experiência do usuário:

Tudo é pensado e feito para que a experiência de usuário seja facilitada, agradável e rápida, o que leva clientes a optarem por pedir com por esse meio mesmo que o seu restaurante possua um app individual (que não consegue atender as mesmas expectativas).

Se dentro do iFood um restaurante já teve sua identidade pensada (logotipo, embalagens, cartões, redes sociais, etc) para a exibição online em smartphones e até mesmo dentro do app de entregas, ele também já sai na frente dos outros concorrentes dentro do mesmo app, é incrível o poder que uma boa identidade tem dentro de uma estratégia de marketing!

Você também não precisa ser refém do iFood, mesmo que a maioria das pessoas opte por centralizar seus pedidos neste app, em determinado momento a sua identidade pode se tornar tão forte e comunicar tão bem que você vai converter clientes para o seu próprio app! Obviamente, esse app precisa ser devidamente projetado, se comunicar bem com o público e atender questões de UX (experiência de usuário), fator muito importante na hora da escolha do cliente.

Se você chegou até aqui, imagino que já tenha conseguido entender que se você pensa em abrir um negócio, precisa de um projeto bom para estabelecer a sua identidade, e mesmo que já tenha um negócio e não tenha feito um projeto, precisa urgentemente de uma reformulação do visual da sua marca, produto ou serviço, sem isso ou você vai estagnar, ou será engolido por seus concorrentes que estão alinhados ao mercado atual, com bons projetos profissionais de Identidade Visual.

Criamos um site rápido, bonito e fácil de mexer, para seu negócio ter presença digital!

Você precisa aparecer quando te pesquisarem, e ser superior quando te encontrarem. Fique um passo à frente dos seus concorrentes gastando pouco.

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!