Como escrever um bom título: Aprenda aqui!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Assim como a identidade visual o título é extremamente importante para o sucesso de sua publicação. É através dele que você deve atrair a atenção do leitor e mostrar com poucas palavras que vale a pena ler o seu texto.

Por isso é importante você dedicar um tempinho a mais para pensar no que irá escrever para impactar e atrair o leitor.

Use a palavra “VOCÊ”

Estar próximo do seu leitor é extremamente importante e por isso sugiro o uso do pronome de tratamento “você” em seu título. O uso do “você” causa uma sensação de exclusividade e proximidade.

Quando o leitor lê um título que afirma “vou ajudar você a” ou “tudo o que você precisa saber sobre…”, isso o deixa mais próximo e acaba criando uma conexão entre quem escreve e quem lê.

Faça uma promessa!

Duas pessoas, dando as mãos como se fosse uma promessa.

Imagine a seguinte situação, você na internet procurando pela receita de um bolo de cenoura e se depara com o título “Aprenda aqui a fazer um delicioso bolo de cenoura”. Obvio que você irá clicar e conferir a receita desse bolo.

Agora analisando o exemplo dado, podemos ver que o escritor utilizou da necessidade de alguém e fez a promessa de ensinar a fazer o bolo. Portanto faça isso, faça uma promessa baseada em uma necessidade e a cumpra dentro do seu conteúdo.

Caso você não cumpra essa promessa, saiba que a quebra de confiança pode prejudicar a performance do seu site. Quando a experiência é ruim seu SEO também será.

Tamanho ideal de um título

Um título ideal tem por volta de 6 palavras e não deve exceder 62 caracteres. Isso porquê um título muito longo pode se tornar cansativo e as pessoas podem acabar nem terminando de ler. Já um título muito curto não consegue expressar toda a ideia e ainda pode passar uma impressão de preguiça.

Faça listas

Uma ilustração de um homem segurando um lápis ao lado de uma lista gigante.

Listas são ótimas para serem usadas de título. Como exemplo poderíamos colocar como título desse post “12 dicas para você criar um título”, assim a pessoa que clicar no link entra no post sabendo exatamente a quantidade de referências que terá sobre o assunto.

Objetividade

Quando for elaborar seu título vá direto ao ponto! Não fique “enchendo linguiça”!

Um título cheio de elementos desnecessários desvia totalmente a atenção do leitor, por isso enxugue ao máximo e utilize somente as palavras necessárias. Com um título bem específico e objetivo ficará bem mais fácil de atrair o leitor para a sua publicação.

Podemos comparar o título “Aprenda aqui a fazer um delicioso bolo de chocolate” com o “Aqui nesse post iremos ensinar a receita de um bolo de chocolate delicioso”. Podemos reparar que o primeiro já vai direto ao ponto sem ficar enrolando como vemos no segundo exemplo.

Provoque a curiosidade

É natural do ser humano ser curioso, então por quê não aproveitar disso para provocar (no bom sentido) o leitor? Explore a curiosidade, crie títulos que incitem esse sentimento nas pessoas.

Um título curioso alinhado à uma boa história pode ser o segredo de um publicação de sucesso.

Mostre Evidências

Um homem segurando uma evidência.

Use fatos, as pessoas gostam disso. Trazer informações baseadas em evidências mostra para o público que você se importou, isso passa confiança.

Compartilhe experiências

Assim como citado no primeiro tópico, a aproximação com o público é uma ótima maneira de deixá-los interessados. Dessa forma o fato de compartilhar experiências e histórias pessoais é mais uma maneira de atrair a atenção para seu conteúdo.

Ofereça algo novo

Ofereça algo novo, diferente do que já foi dito. Você pode falar sobre de um mesmo assunto, mas se trouxer uma informação diferente que não foi dita, não foi explicada ou mudar a perspectiva já faz toda a diferença.

Use verbos

Não sei se você sabe, mas os verbos são ótimos para atrair a atenção e induzir à alguma ação. Por isso a utilização dos verbos é uma boa opção, use verbos como descubra, veja, encontre, entre outros.

Pesquise palavras-chave

Uma mão segurando um smart fone, e outra segurando uma caneta em frente ao notebook. A palavra "keyword" no meio da tela que significa palavras-chave.

Antes de qualquer coisa pesquise! Sempre procure por palavras chaves referentes ao assunto do seu texto. Assim ficará bem mais fácil de você decidir qual será o melhor título para a sua publicação.

Gatilho de urgência

Uma ampulheta com o tempo acabando, relacionado à urgência.

Quando pensamos que algo é urgente tendemos a correr para agir. Assim sendo, instigue a urgência em seu título chamando o leitor para consumir seu conteúdo. Use frases que chamem atenção, porém nunca minta para o leitor, pois o foco é atrai-lo e não afastá-lo.

Para finalizar gostaria de lembrar a vocês que estamos na era da informação, isso quer dizer que a disputa por atenção está muito grande. O título de sua publicação é determinante para o leitor querer o não consumir seu conteúdo. Não se deixe levar pela preguiça, então faça suas pesquisas, encontre a melhor maneira de se comunicar e crie títulos incríveis.

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!