Marketing Digital X Marketing Tradicional: no que investir?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Imagem principal do blog contendo título do post

A tomada de decisões em relação a uma empresa não é tarefa fácil, requer muita atenção e dedicação na hora de estabelecer as estratégias que serão utilizadas, dentro ou fora do Marketing. Em uma era totalmente digital, era da geração alpha, torna-se cada vez mais difícil para uma empresa fugir dos meios digitais, o que é claro, não significa que o Marketing Tradicional precise ser deixado de lado. 

“Ah, mas se não é isso, então o que é?” 

Como falamos acima, definir uma estratégia vai além de basear-se em achismos, é preciso atenção e dedicação, e com dedicação eu quero dizer estudo. Para definir sua estratégia de Marketing será preciso que você compreenda o comportamento do seu público, quais são as preferências, forma como se comportam, idade, dentre “N’s” outros aspectos que você achar relevante. Com base nisso, sua persona estará bem definida e assim será mais fácil entender o que funcionará com o seu público.

Homem com notebook e vários gráficos em cima da mesa para ilustrar subtítulo sobre o estudo de público

Sem estudo = sem foco

Há quem diga, que por conta do grande “BOOM” da internet, o Marketing Tradicional não proporciona resultados tão efetivos quanto o Marketing Digital, mas, apesar de não dar pra você e seu negócio fugirem da era digital, é preciso, como já falei, avaliar seu público. Só à partir disso definir qual será o foco da sua estratégia! 

“Ah, mas eu não sei nadinha sobre Marketing! O que eu faço?”

Calma! Vou falar um pouquinho sobre cada estratégia e seus respectivos benefícios, assim você conseguirá ilustrar melhor o que é cada vertente. 

Pessoas debruçadas sob mesa com várias anotações, post it, notebook e gráfico para ilustrar o subtítulo sobre Marketing Tradicional

Marketing Tradicional: 

A primeira coisa que deve-se ter em mente ao falar em Marketing Tradicional são ações offline (Televisão, Jornal, Impressos em geral, dentre outros). 

O Marketing Tradicional é aquele que todo mundo já conhece, as inúmeras propagandas na TV, flyers entregados na rua, outdoors, etc. O objetivo do Marketing Tradicional, é, obviamente, atingir pessoas que não fazem o uso ou que não têm acesso à internet. 

As possibilidades:

Apesar de tradicional remeter um pouco a uma coisa antiquada, o uso dessas estratégias ainda trazem bastante resultado, proporcionam grande visibilidade ao negócio, alcança pessoas que não fazem o uso de internet, atinge um público com a idade mais elevada, e se bem utilizado e alinhado a uma boa estratégia de Marketing Digital, pode gerar grande visibilidade nas mídias sociais. 

Pessoas com notebook, tablet, e vários ícones de celular sob a mesa para ilustrar subtítulo sobre Marketing Digital

Marketing Digital: 

O Marketing Digital nada mais é do que um conjunto de ações online que visam promover sua empresa e/ou produto. O Marketing Digital engloba uma infinidade de estratégias, como por exemplo o e-mail marketing, postagens em redes sociais, postagens em blog, etc. 

Inboud Marketing e Marketing de Conteúdo:

Uma estratégia Inboud consiste em atrair o seu potencial cliente e fornecer meios para que ele se mantenha ativo e engajado com seu negócio. E dentro de uma estratégia Inboud, você pode INCLUSIVE investir num bom Marketing de Conteúdo, trabalhando, por exemplo, em posts otimizados para os motores de busca (posts com SEO). 

O Marketing de conteúdo em si, é toda aquela estratégia que produz e divulga conteúdo relevante aos potenciais clientes. A intenção é fidelizar o público, com a finalidade de futuramente transformar esses consumidores de conteúdo em contatos. 

Uma estratégia de Marketing de conteúdo não se prende a um único canal, ou a um único tipo de conteúdo. Você pode investir em vídeos, ebooks, podcasts, posts em blog e em redes sociais, etc.

Para que o seu Marketing de Conteúdo aconteça de forma efetiva é necessário aquilo que já chegamos falar acima: dedicação, estudo. Faça uma oferta sincera e pense no que é que as pessoas (seu público) gostariam de ver, explore sua criatividade! 

As possibilidades:

O Marketing Digital possibilita coisas que o tradicional não tem como, um exemplo disso é a segmentação, que no digital acontece de forma muito mais precisa. Além do poder de mensuração e grande alcance. 

Uma estratégia unindo o Marketing tradicional e o Digital sem dúvidas irá lhe proporcionar muito mais resultados, mas essa união pode ficar um pouco mais cara do que o esperado por você. Para saber e entender melhor o tipo de estratégia que funcionará no seu negócio, opte pelo que já chegamos a citar lá no início desse post: realize estudos e construa sua persona.

Mão masculina apontando para coisas escritas em imagem indicando ideias para ilustrar subtítulo a seguir

Não da pra decidir sem antes estudar!

Apesar da popularidade da internet e do crescimento abrupto de usuários, não dá pra afirmar que por este motivo, investir no digital seria mais efetivo em seu negócio, em resumo, não dá pra você fugir dessa pesquisa de público. 

Mas olha, o comportamento das pessoas mudam e as preferências também, viu? Então se por acaso você chegar a conclusão que este é o momento de investir no tradicional, mas que precisa ter um pé no digital, opte por um site, esse sempre será o principal canal da sua empresa no meio digital. 

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!