Destaques do Instagram: por que utilizar?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Todo mundo já passou por aquele momento de pensar: “posto ou não posto isso no feed?”, “será que vai ficar poluído?” e aí muitas pessoas veem os stories como alternativa, tanto para não poluir o feed, tanto para tentar postar um conteúdo mais interativo, etc. 

A questão é: os stories só tem 24h de duração e dependendo do conteúdo, é importante que ele permaneça ali, no seu perfil, para que as pessoas possam acessá-lo a qualquer momento. Pensando em atender essas e outras questões e necessidades dos usuários que o Instagram lançou no ano de 2018, os destaques. 

Mas o que são os destaques?

Print dos destaques do Instagram da aquimídia

Os destaques nada mais são do que um recurso que permite que você prolongue a vida útil dos seus stories pelo tempo que você quiser, os mantendo fixados no seu perfil. Eles aparecem um pouco abaixo da biografia e logo acima do seu feed. 

Você pode usá-los da forma que achar melhor, organizando por categorias por exemplo. As vezes você falou sobre um determinado assunto, no outro dia falou sobre algo que tem relação e ambos são assuntos importantes, basta fixar nos destaques que todo mundo terá acesso quantas vezes quiser! 

Isso descomplica bastante a vida dos usuários e das pessoas interessadas pelos seus conteúdos, afinal de contas, eles terão ao alcance de forma rápida e prática tudo aquilo que eles realmente precisam. E sem precisar ficar “caçando” no seu feed!

Olha, mas antes que surja na sua cabeça a sementinha de que não é pra usar o feed, é pra continuar usando SIM. O uso do feed ou stories precisa ser avaliado, mas tenha em mente que não é porque você usa um, que você pode deixar de usar o outro. Uma estratégia bem definida consegue fazer com que tudo se complete muito bem! 

Porque devo dar importância? 

Mulher loira com expressão pensativa vestindo blusa branca e calça jeans

Você concorda comigo que uma coisa vai levando a outra? Você precisa guiar o seu lead (cliente em potencial), e existe toda uma hierarquia de informações no Instagram.

Tendo em vista que nessa hierarquia os destaques aparecem lá em cima no seu perfil, como já chegamos citar, é importante usá-los da maneira adequada. Tenha em mente que os destaques servirão para captar a atenção daquela pessoa ali num primeiro momento, então se dedique, viu!

Mas como fazer? 

Bom, a forma como você irá dispor os conteúdos fica a seu critério. Porém, se você estiver em dúvida sobre como fazer um design bonitinho para deixar lá, saiba que existem diversas ferramentas gratuitas para você usar e abusar da sua criatividade, inclusive já falamos sobre algumas aqui em nosso blog e você pode conferir clicando aqui

Mas e depois que eu criar o destaque, terei que postar todas as capas?”

Não! Para fixar as capas nos destaques é muito simples, só rolar pra baixo e conferir.

  1. Vá até o seu perfil e clique no ícone “Novo”
  2. Selecione os Stories que você quer colocar naquele destaque e clique em avançar
  3. Dê um título/nome de sua preferência para aquele destaque e clique em “Editar capa” para adicionar a imagem que você criou sem precisar postá-la nos stories. 
  4. Voialá, só clicar em concluir!

“Ah, mas eu já tenho um destaque! Como faço pra editar?” 

Calma! Também não é um bicho de sete cabeças, rola pra baixo:

  1. Vá até o seu perfil, clique e segure o destaque que você deseja alterar a capa
  2. Clique em “editar destaque” e depois selecione “editar capa”. 
  3. Clique no ícone de imagem que aparece logo após isso e escolha a capa dentro da sua galeria.

Vale lembrar que você pode editar os seus destaques em qualquer momento, removendo stories antigos ou adicionando novos e para isso basta clicar em editar destaque também.

Os destaques são excelentes aliados!

Aperto de mãos

Bacana, né? Você pode usar os destaques de diversas formas e eles sem dúvidas serão excelentes aliados. Categorize conteúdos, seus produtos, serviços, suas coleções, o feedback dos clientes, parcerias, sorteios e todas as informações sobre seu negócio que você achar viável. Lembra do que falamos no início? Você vai estar facilitando a vida do potencial cliente! 

Então se você ainda achava que os destaques eram vaidade, que não precisa disso, que não precisa de atenção, agora você já sabe que precisa SIM! Pense sempre no potencial cliente, no que é mais fácil pra ele e no que ele gostaria de ver. O que você acha não importa, a opinião que importa é a do seu público, sempre leve isso em consideração ao traçar uma estratégia! 

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!