Branding Digital: o que é e porquê devo investir?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Depois da internet, comprar um produto ou adquirir um serviço se tornou muito mais fácil. Com apenas um clique você pode comprar o que quiser e é claro que isso é super positivo, tanto para quem quer vender, quanto para quem comprar.

Mas por outro lado, é preciso analisar essa transformação digital à partir de um outro ângulo, afinal de contas, na internet a possibilidade é imensa tanto para você, quanto para os seus concorrentes então é óbvio que a necessidade de ser diferente e se destacar também é absurda. 

É só você parar para analisar: algumas marcas, apesar de venderem o mesmo tipo ou produtos parecidos acabam se destacando mais do que outras, então isso é sinal de que há algum trabalho diferente sendo feito em uma das duas, e esse trabalho pode ser chamado de branding!

Imagem contendo homem careca com expressão pensativa para ilustrar subtítulo à seguir

O que é branding? 

O Branding nada mais é do que um trabalho de gestão de marca que tem como o objetivo tornar uma determinada marca mais conhecida, renomada, positiva e é claro, desejada.

E com as mudanças que já citamos, com o crescente número de pessoas que a cada dia têm o primeiro contato com sua marca no meio digital, é claro que surgiu a necessidade de inserção do Branding nos canais digitais. 

Investir no meio digital não significa que você terá que abandonar os meios tradicionais, não se trata disso. O investimento no meio digital deve acontecer para que o seu Branding seja ainda mais efetivo. É importante desenvolver e estabelecer um vínculo com potenciais clientes, gerar interações por exemplo.

Aspectos importantes no Branding Digital:

Não que não sejam importantes em outros aspectos, mas principalmente na era digital é preciso que você dê uma atenção especial a esses dois pontos: identidade visual e voz da marca. 

Identidade visual: 

Não deve ser nenhuma novidade para você que é importante que sua marca tenha uma identidade visual bem definida, inclusive já falamos sobre isso em post anterior.

Definir sua identidade é essencial no trabalho de Branding, afinal de contas, você quer passar uma impressão de seriedade e quer que as pessoas se lembre de você, certo? Então me diz, como que alguém se lembrar e uma marca/negócio que sequer tem a identidade visual definida? Não lembra!

Então é preciso investir no desenvolvimento de uma boa identidade visual que converse bem com o seu público e que faça com que as pessoas sempre que toparem com seu negócio já associem. Vale lembrar que é a primeira impressão que fica, viu? 

Voz da marca: 

Você precisa estabelecer uma voz para se comunicar de forma única e autêntica com seus potenciais clientes. Todos os conteúdos do seu negócio precisam estar seguindo a mesma linha, ou seja, todos os conteúdos do seu negócio precisam ter o mesmo tom de voz. Não importa se é um post no blog ou um storie no Instagram, a voz da sua marca é a sua marca. 

Estabelecer uma comunicação livre de “ruídos” facilita muito as coisas, afinal de contas, com uma identidade visual bem definida, um tom de voz estabelecido fica muito mais fácil para as pessoas se lembrarem de você

Imagem contendo mulher caucasiana com expressão feliz para ilustrar subtítulo sobre os benefícios de investir em branding

Benefícios de investir em Branding Digital: 

Aumento da credibilidade: 

Uma marca com um bom trabalho de Branding sem dúvidas terá a sua credibilidade aumentada no mercado. E é exponencial, quanto mais positiva for a imagem da marca, maiores e melhores serão os resultados obtidos.

Melhora na comunicação com o público: 

Um Branding bem feito reflete em diversos aspectos dentro da sua estratégia e um deles é na comunicação da sua marca com o público. Quando você insiste em vender um produto sem se posicionar da forma correta você mais afasta do que aproxima. 

Quando você oferta algo de forma diferente, mostrando os valores da empresa, dando razões que fazem as pessoas enxergarem benefícios em fechar negócio com você é sinal de que a comunicação foi melhorada e que seus clientes reconhecem isso e tem você como um parâmetro. 

Fidelização: 

Credibilidade aumentada, boa comunicação estabelecida, resultado isso tudo? Fidelização! As pessoas se fidelizam quando confiam e as pessoas confiam quando conseguem estabelecer uma boa comunicação. Como falamos acima, você se torna um parâmetro!

Em resumo, o Branding digital envolve tudo o que você terá de fazer no meio digital para fidelizar e guiar pessoas até a decisão de compra. Trata-se da construção de todos os aspectos positivos que farão com que as pessoas relacionem a sua marca. É como falamos no início, é um trabalho que elevará o nome da sua marca conscientizando as pessoas de quem ou o que é o seu negócio e quais os benefícios em adquirir seu serviço ou produto! 

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!