A gente sabe que a criatividade precisa ser exercitada mas que não é tão fácil assim e que os momentos de bloqueio criativo surgem e isso é super natural. Não precisa ficar desesperado, é preciso ser racional e pensar o que é que você pode fazer para “sair desse bloqueio” e é justamente por isso que hoje estamos trazendo esse post: para te ajudar a explorar sua criatividade! Então rola pra baixo e confere.
Mantenha-se por dentro do que está em alta!
Manter-se ligado no que está em alta e PRINCIPALMENTE dentro do seu nicho, fará uma completa diferença. Você terá a sua mão diversas temáticas que poderão ser exploradas de diversas formas, como por exemplo: posts em feed, em stories, vídeos, etc.
Faça uma análise de conteúdos que valem a pena e que podem gerar um bom resultado de acordo com a sua estratégia, pense no que seus seguidores querem ver e tente explorar da melhor forma possível esse conteúdo!
Use o Google Trends:
Pra facilitar o seu serviço de ficar por dentro do que está em alta existe o nosso querido amigo Google Trends, que é uma maneira super rápida e fácil de ficar por dentro. Para fazer o uso dessa ferramenta é muito simples: acesse o site, selecione o local em que você deseja realizar a sua pesquisa e insira uma palavra chave e tá feito!
Após isso a ferramenta irá te mostrar quais são as palavras chaves mais pesquisadas em relação a sua palavra chave e inclusive quais as palavras chaves com relação a sua que estão tendo busca em crescimento. Bacana, né?!
Use o Twitter:
O Twitter é um mundo, as utilidades são inúmeras e a rede social pode te proporcionar uma infinidade de ideias além de também manter ao seu alcance vááárias temáticas em alta com o trending topics. Por lá você vai ver diversidade de conteúdo, de tom de voz e você pode aproveitar essa diversidade pra aflorar suas ideias e depois colocá-las em prática.
Use o Pinterest!
Se existe um lugar que pode te ajudar a aflorar a sua criatividade esse lugar é o Pinterest. Dentro do universo Pinterest você encontra diveeeeeersos tipos de conteúdos e não há dúvidas de que em algum momento uma “luzinha” vai pintar na sua mente. Assim com o Twitter, a diversidade de conteúdo é imensa, então aproveite!
Fique ligado nos memes!
As redes sociais em geral vão te manter por dentro dos memes, então fique ligado no que está em alta e compreenda o meme antes de sair usando. É importante que ele não seja tirado de contexto só pra você surfar na onda, viu? Entenda a piada e faça o uso se convir!
Fale sobre curiosidades, fatos e estatísticas do seu nicho!
Conteúdo informativo sempre é bem-vindo. As pessoas gostam de ler curiosidades, de estar à par de dados, as pessoas gostam do que é real. Você pode aproveitar essas temáticas para aqueles momentos mais “sombrios” onde parece que a sua última gota de criatividade já foi pelo ralo. Essas temáticas sem dúvidas te levarão à outras e a possibilidade de você obter um retorno bacana é alta!
Pergunte ao seu público!
Não existe forma melhor de descobrir o que irá funcionar do que perguntando ao seu próprio público o que é que eles querem ver por ali. Então faça isso! Invista em enquetes, pesquisas, conteúdos interativos para descobrir o que é que seus seguidores querem ver, e aposte nisso. Além de promover o engajamento você vai estar se ajudando na busca por conteúdo e consequentemente burlando o tão inconveniente bloqueio criativo!
Não se desespere, invista em outras fontes de inspiração!
É natural que pessoas que produzem conteúdo passem por um momento de bloqueio criativo pelo menos uma vez. Mas como já cheguei falar, não precisa se desesperar, invista em outras fontes de inspiração e não desista, quando você menos esperar as coisas irão fluir com toda naturalidade!