Instagram: 5 formas de você mesmo profissionalizar o seu!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Foto principal do blog

Ao longo da nossa trajetória aqui no blog viemos falando sobre N’s aspectos que são importantes para ajudá-lo a ser visto como uma referência nas redes sociais, pois devido às inúmeras opções que a internet oferece, você precisa se posicionar de forma cada vez mais profissional e competitiva em todo o meio digital e hoje nós te ajudaremos a se posicionar melhor no Instagram!

“Mas o que eu posso fazer no Instagram da minha empresa que o faça ser mais profissional?” Vamos lá, se você está lendo esse post é porque já sabe que o Marketing Digital deve ter um lugar especial em seu coração e principalmente no seu negócio e é claro que você também já sabe que o Instagram tem grande relevância nisso tudo.

Nós já falamos sobre a importância de ter uma identidade visual definida, também falamos sobre como deve ser feita sua oferta de conteúdo aos seus potenciais clientes e também sobre o que você não deve fazer e esses foram apenas algumas das coisas que falamos para que você pudesse se sentir norteado e começar a profissionalizar o seu Instagram da forma correta e o post de hoje não vai ser diferente, então aproveita! 

Dê o primeiro passo!

Pessoa subindo escada

A decisão de tornar o seu negócio no mundo digital mais profissional depende de você, e dar o primeiro passo significa entender o porquê você precisa, absorver de forma positiva e começar a colocar em prática. Então tome a decisão, que abaixo a gente te conta o que você pode fazer para se posicionar de forma mais profissional no Instagram.

1. Perfil profissional:

Mão masculina segurando celular com Instagram aberto

Parece meio óbvio, mas nem todo mundo investe nessa opção, então antes de você fazer qualquer coisa, modifique a sua conta de “uso pessoal” para “conta profissional”, para isso basta acessar o APP do Instagram, ir até os “três tracinhos” no canto superior direito da sua tela, clicar em “configurações” no canto inferior direito da sua tela, acessar a opção “conta” e selecionar a opção “mudar para conta profissional”. 

Simples, rápido, fácil e uma grande mão na roda. O uso da conta profissional te possibilita o acesso à várias métricas, como seu alcance, impressões, visitantes, público, melhor horário para postagens, etc.Para que você possa investir em Ads para o Instagram é necessário fazer o uso da conta comercial. Então além de deixar o seu negócio com cara de profissional, a conta comercial também te oferece vários benefícios! 

2. Estabeleça uma persona:

Mulher sorrindo

A Persona é uma pessoa semi fictícia que representa o seu público alvo. Estabelecer uma persona é bastante importante para que você e seu negócio consigam entender melhor seus potenciais clientes, como se comportam e assim conseguir fazer uma oferta daquilo que eles buscam. 

Mas como estabelecer minha Persona? 

Homem no computador

Pense no nicho em que você trabalha, no que você oferece e se faça as seguintes perguntas: 

  1. Qual o gênero da persona?
  2. Quantos anos?
  3. Quais os seus interesses?
  4. Local de moradia?
  5. Trabalha? Com o que? 
  6. É casada? 
  7. Quais os objetivos e anseios? 
  8. Qual o maior problema? (É aí que você entra ajudando-a resolver!)

Construindo a sua persona você consegue direcionar a sua estratégia de forma mais “certeira”, objetiva, e assim consegue estabelecer qual a melhor forma de comunicação e dar o próximo passo.

3. Conteúdo e interação:

Mulher no celular

Em um post anterior nós chegamos a falar sobre a importância de produzir conteúdo relevante para o seu público, então foque nisso: faça uma oferta sincera de conteúdos (com base na persona que você estabeleceu anteriormente) para atrair os seus potenciais clientes, fisgue-os e agregue algum valor.

Quando você perceber que a oferta de conteúdos está surtindo efeito jamais deixe os consumidores do seu conteúdo (seus potenciais clientes) sem resposta, engajar é extremamente importante para a sua estratégia de Marketing Digital. Então se dirija ao seu público da forma mais agradável o possível para eles, não ignore comentários, mensagens diretas e até mesmo as marcações em fotos, pense que a rede social é o meio que aquela pessoa usa para se expressar, tanto para elogiar, como para criticar, então se faça presente.

4. Faça Stories:

Pessoa gravando storie

O uso dos stories é uma excelente forma de estabelecer uma comunicação com o seu público, a quantidade de pessoas que deslizam o feed não é nem de longe a mesma quantidade de pessoas que visualizam os stories, visto que é muito mais fácil. 

Nos stories você pode conversar de forma direta com seus seguidores, expor de forma rápida coisas da empresa, como produtos, por exemplo. Assim você se mantém presente e de certa forma estabelece um vínculo de proximidade com quem assiste.

5. Faça o uso da identidade visual: 

caderno, lápis e paleta de cores sobre superfície rosa

Se você nos acompanha, com certeza se lembra de quando falamos sobre a importância da identidade visual e olha só, hoje novamente batemos nessa tecla e se estamos batendo nessa tecla é porque é importante!

A identidade visual é o que remete a você, ter uma identidade visual definida constrói o posicionamento da sua marca nas redes sociais, então faça o uso do seu logotipo de forma correta, pense na qualidade do que você está oferecendo, então NADA de postagens em baixa qualidade, nada de fazer só por fazer. 

“Ah, mas como eu mesmo posso fazer isso?” O seu logotipo deve ser desenvolvido por profissionais, isso é EXTREMAMENTE importante, nada de usar App para desenvolver logotipo, isso não é nada profissional.

Mas se você no momento não pode investir em uma empresa para gerenciar suas redes sociais, existem alguns aplicativos que podem te ajudar, o Spark Post é um deles, nele você consegue desenvolver sua identidade visual, desenvolver seus posts, e utilizar no formato em que quiser. 

Seguindo essas dicas você já tem ao seu alcance grandes informações para se posicionar como um profissional no Instagram e começar se estabelecer como uma referência. Faça isso e você estará no caminho certo! 

Site rápido, bonito e fácil de mexer?

Garanta sua presença online e fique um passo à frente dos seus concorrentes gastando pouco.

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!