Empreender online: comece da maneira certa!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Imagem principal do blog

Em pleno século 21, anos cada vez mais repletos de mudanças, os negócios mudam o tempo todo e como já estamos frisando com vocês há um certo tempo, em tempo de mudanças é cada vez mais necessário que as pessoas se reinventem e o surgimento cada vez maior de empreendedores digitais se dá dessa necessidade.

E hoje falaremos justamente disso, te ajudaremos a entender e como começar a empreender online da melhor forma! 

A evolução da Internet

vários códigos em tela de computador

A internet está em constante evolução, como falamos em um post anterior, muitas foram as mudanças que ocorreram para que ela se tornasse o que é hoje.

Cada vez mais presente no nosso cotidiano, a internet se faz presente até mesmo em tarefas simples, como por exemplo, preparar um jantar para amigos. Parece besteira né, mas há alguns muitos anos atrás para fazer uma receita diferente você precisaria de um livro de receitas, não existia a possibilidade de buscar qualquer coisa direto do seu telefone.

Essa facilidade se aplica a diversas coisas, incluindo seu negócio. Justamente por apresentar essa oportunidade de facilitar as coisas para o seu negócio que muitas pessoas querem investir online, porém, a grande maioria dessas pessoas não sabe por onde começar. 

Solucione problemas! 

mão mascula segurando cubo mágico

A primeira coisa que você deve pensar antes de achar que vai se tornar um empreendedor digital da noite pro dia, é que você não pode fazer mais do mesmo.

Não empreenda em algo para só então descobrir se as pessoas pagariam por aquilo, busque um problema que precisa ser solucionado e proponha-se a resolver. É isso que as pessoas buscam, solução para seus problemas! 

Entenda a sua persona:

Pessoas conversando com papéis em cima de uma mesa redonda

Como já falamos em outras publicações, você precisa entender para quem o seu produto/negócio é direcionado, você precisa entender para quem irá empreender. Por isso a importância de construir uma persona de qualidade, é a partir dela que você entenderá os problemas e criará soluções.

Pareceu confuso? Calma que não é!

homem desesperado a frente do computador

Se você está estudando determinado nicho do mercado para empreender e percebeu que existe o problema “x” que não tem uma solução (ou ao menos uma de qualidade ou acessível), que várias pessoas estão em busca de uma solução para esse problema “x”, você já enxerga uma oportunidade de negócio, certo?

Pois é, agora com o público que busca a solução para o problema “x” em mente, liste suas paixões, suas dores, o que os move e o que os irrita, pense nas melhores formas que você poderia oferecer para solucionar o problema “x” desse grupo de pessoas. O importante aqui não é só o que você vai oferecer, também como irá oferecer!

Se posicione com sabedoria!

post-it com lâmpada desenhada preso em quadro de lembretes

Falar de assuntos / temáticas que fujam muito da proposta do negócio e interesse da sua persona, pode ter como consequência atrair pessoas que não vão comprar o que você está oferecendo. Lembre-se do que já falamos acima: solucione problemas!

Se você quer se tornar referência e ter sua autoridade elevada, busque abordar temas ligados a sua área, temas que você tenha domínio e que são do interesse de quem compra com você.

Ofereça o conteúdo adequado e estabeleça um bom relacionamento com seus potenciais clientes!

Homem sentado em mesa com computador

“Quem sabe faz ao vivo!”: tá aí uma frase que faz todo o sentido mas que não se encaixa e não funciona tão bem em todas as situações. Pense no que o seu público busca! Pensou? ELES BUSCAM FACILIDADE! 

Tenha em mente que não adianta oferecer conteúdo rebuscado para quem não consome, tem interesse e/ou sequer vai entendê-lo. Pare de falar somente “marketês”, você está lidando com pessoas reais, que precisam que você utilize uma linguagem clara e facilitada.

Quando você facilita a vida do seu cliente, você automaticamente cria um vínculo com ele, o que ajuda na fidelização e cria um bom relacionamento! 

Tenha paciência mas também tenha um site!

mulheres sentadas mexendo em site aberto em notebook

Por fim, você precisa ter paciência! Marketing Digital não traz resultados da noite pro dia, empreender no meio digital não faz milagres. Você precisa de uma boa estratégia e precisa começar a fazer da forma certa, começando com a estratégia adequada, você pode se consolidar no mercado.

As redes sociais são ferramentas incríveis, MAS NÃO SÃO TUDO e se você pensou que eram, reveja agora mesmo seus conceitos. As redes sociais são canais facilitadores para o seu negócio, mas é importante que o seu negócio tenha seu próprio canal, certo? Pois é! 

Pense em um negócio físico que tem vendedores externos, por exemplo. Os vendedores externos facilitam o caminho do cliente até o seu negócio físico, assim funcionam as redes sociais, são um meio facilitador para levar o seu potencial cliente até você, por isso é importante que você tenha um bom site, use as redes sociais como ferramentas para atrair clientes para o seu espaço, que na internet, é o seu site!

Seu site não depende do Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, etc, ele é seu, do seu negócio!  Mesmo que as redes mudem suas regras, fiquem instáveis ou até mesmo desapareçam, seu conteúdo continuará intacto no seu próprio canal!

Lembre-se também que essas dicas são dicas iniciais, se você estiver começando a empreender é muito importante que conte com profissionais capacitados e principalmente que confie no trabalho que os mesmos estão executando em seu negócio! 



Colaborador da publicação: Tariq

Criamos um site rápido, bonito e fácil de mexer, para seu negócio ter presença digital!

Você precisa aparecer quando te pesquisarem, e ser superior quando te encontrarem. Fique um passo à frente dos seus concorrentes gastando pouco.

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!