GIFs: saiba como criar e inserir os seus no Instagram!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Os GIFs são excelentes ferramentas para captar a atenção das pessoas numa estratégia de conteúdo. Esse formato tem caído cada vez mais na graça do povo, principalmente quando se trata de redes sociais!

Mas o que é um GIF? 

Um GIF nada mais é do que a sigla para o termo em inglês Graphics Interchange Format, que em tradução literal significa algo como “formato para intercâmbio de gráficos”. Continua confuso? Pensa da seguinte forma: O GIF nada mais é do que um formato de imagem que serve para animações ou imagens fixas. 

Apesar do senso comum de acharmos que é algo atual, os GIFs são até bastante “antiguinhos”. O primeiro GIF foi desenvolvido por uma equipe de uma empresa provedora de serviços para a internet chamada CompuServe no ano de 1987, muuuitos anos antes da sua popularização, que aconteceu no ano de 2007. 

Os GIFs no Instagram: 

Hoje em dia os GIFs estão super presentes e são uma forma descontraída de passar alguma informação por exemplo. E é sabendo disso que o Instagram possibilita o uso de milhaaaaares de GIFS, basta tirar sua foto, gravar seu vídeo, boomerang, etc e após isso clicar no terceiro item da direita para a esquerda que aparece na parte superior da sua tela para inserir o GIF que quiser!

Devido essa popularização crescente, usuários buscando cada vez mais por coisas interativas, é que as empresas já têm pensado diferente e muitas já têm criado seus próprios GIFs para disponibilizar dentro do Instagram, o que gera descontração e até mesmo uma proximidade maior com o público.

E se você é empresa, criador de conteúdo, influencer, e tá pensando na possibilidade de tentar inserir seus mas não sabe como então se liga que a gente vai te ajudar, é só rolar pra baixo!

A inserção no Instagram:

Lá nos primórdios, os GIFs disponibilizados no Instagram eram disponibilizados por eles mesmo. Porém, atualmente, os GIFS que aparecem por lá e até mesmo os GIFs que aparecem no WhatsApp, são provenientes do site GIPHY.

E olha que bacana: foi após estabelecer essa parceria com o GIPHY que o Instagram passou a exibir dentro da sua plataforma GIFs criados por empresas, por exemplo, e disponibilizados no GIPHY. Porém, é válido ressaltar que no Instagram os GIFs funcionam como Stickers, e, por este motivo é necessário que 20% do seu quadro de mídia seja transparente (sem fundo).

Print do site GIPHY que importa os GIFs para o Instagram

Instagram e GIPHY:

Depois que o Instagram lançou a parceria com o GIPHY na teoria ficou tudo mais fácil, agora você tem a sua disposição uma imensa variedade e pode até incluir os seus no Instagram através da plataforma, como já citamos. Porém é preciso ter em mente que nem todo mundo consegue aprovação, visto que é necessário ter uma conta de marca ou artista. É necessário atender alguns pré-requisitos que você pode conferir nos termos de uso do GIPHY. De qualquer forma, o passo a passo para você tentar está logo abaixo!

Criando sua conta:

  1. Acesse o site do GIPHY, selecione no canto superior direito a opção login e depois, abaixo das caixas de texto para login selecione ” Don’t Have An Account? Join GIPHY!” (Você também pode apenas clicar nesse link).
  2. Crie sua conta (você também pode optar logar com o Facebook, por exemplo)


Antes ao criar a conta você já poderia selecionar o modelo que seria utilizado, como por exemplo, uma conta de marca. Porém, atualmente, ao criar sua conta você cria uma conta normal e, para fazer o uso de uma conta de marca ou de artista, por exemplo, é necessário fazer uma solicitação (aí é que entra a questão de aprovação).

Mas vamos lá: ao criar sua conta será necessário que você faça algumas configurações que possivelmente irão te ajudar na hora de ter sua conta de marca ou artista aprovada.

  1. Mantenha seu canal em modo público (Isso é uma das coisas principais)
  2. Em About, escreva um pouco sobre quem você é, o que você faz, para o que sua conta é voltada.
  3. Se você tiver um site, não exite em disponibilizado na aba Website, é SUPER IMPORTANTE.
  4. Insira todos os links de todas as suas redes sociais em Social Links.
  5. Insira um avatar.

Prontinho! Agora é só começar usar, e nós inclusive recomendamos que comece usar o quanto antes e se possível, faça upload de pelo menos 10 GIFs, isso também pode contribuir para o processo de avaliação da sua conta.

E ah, lembre-se de que os GIFs precisam estar dentro dos termos da plataforma, hein?

Mas como solicitar a mudança no tipo de conta?

  1. Esteja logado na sua conta e acesse este formulário: https://giphy.com/apply.
  2. Selecione o tipo de conta que você deseja.
  3. Insira seu endereço de email (se você for uma marca, é importante que seu email tenha seu domínio).
  4. Escolha seu nome de usuário (username).
  5. Coloque some completo “Contact name”.
  6. Disponibilize o link do seu site em “Website” (links de redes sociais não servem).
  7. Em social Profile você pode disponibilizar links como do seu Instagram, Facebook, Twitter, etc.
  8. O preenchimento do campo Parent Company não é obrigatório, mas se sua marca for subsidiária de outra, talvez seja interessante preencher.
  9. Informe o local do seu negócio/ onde você está no campo “Location”
  10. Selecione um avatar nos formatos jpeg, png ou GIF.
  11. Clique em “Subimit Application”.

Prontinho! Agora é só esperar com calma pois o processo pode demorar um pouco. A resposta será enviada ao seu email.

Mas é só isso?

Não exatamente. Não sabemos ao certo quais os critérios fazem os GIFs serem disponibilizados no Instagram, alguns demoram dias, outros sequer aparecem. As dicas que estamos dando são para te ajudar, mas é importante ressaltar que não podemos garantir que após sua conta ser aprovada como de marca ou artista, seus GIFs já estarão no Instagram, até porque esse processo não é instantâneo.

  • Recomendamos que se mesmo após sua conta ter sido aprovada nenhum dos seus GIFs forem dispostos no Instagram, você tente uma verificação. A solicitação também é feita por meio do form disponível na aba de suporte, basta selecionar a opção “becoming verified”.
Print da área de criação de GIF dentro do GIPHY

Comece a criar!

E agora que você já sabe tudo isso sobre como inserir seus GIFs, é só começar a criar e postar. Maaaaaas, se você é um artista, criador de conteúdo independente e não tem um profissional dedicado à isso trabalhando com você, ou não tem domínio sobre ferramentas como o PhotoshopAdobe Animate ou o After Effects, existem algumas ferramentas online que fazem tudo automático!

É importante ressaltar que para seu gif ficar legal, é interessante que as imagens tenham a mesma proporção. Uma boa opção são os frames de vídeos (prints), assim os momentos ficam sequenciados e a imagem tem exatamente a mesma proporção, o recorte faz mais sentido.

Isso não significa que não seja possível criar um gif com imagens diferentes, mas para o Instagram é importante que elas sejam sem fundo e para que o GIF não fique mostrando uma sobreposição, por exemplo, é importante se atentar a estes detalhes.

Você pode utilizar ferramentas como esta para remover o background (fundo) e usar o próprio site GIPHY para criar um GIF, ele possibilita várias coisas, como adicionar texto e até adicionar stickers. Existe também uma ferramenta que remove o fundo até de vídeos, o único porém é que ela deixa tudo com uma marquinha d’água e ainda não existe uma versão premium, então cabe a você analisar e ponderar. E é claro, você também pode buscar outras opções!

Pensando no crescimento abrupto do uso, principalmente no Instagram, não dá pra ficar achando que a gente ainda tá lá em 87, né? É necessário se atualizar e ficar por dentro do que as pessoas gostam!

Criamos um site rápido, bonito e fácil de mexer, para seu negócio ter presença digital!

Você precisa aparecer quando te pesquisarem, e ser superior quando te encontrarem. Fique um passo à frente dos seus concorrentes gastando pouco.

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!