Assédio moral? Cuidado! A internet não é uma terra sem lei.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Como nós já falamos algumas vezes e de acordo com o G1, 70% da população está conectada à internet. É um meio facilitador para empresas e também para clientes, tanto é que o comércio online só cresce a cada dia e a busca incessante por consolidação na internet também. 

Entretanto, essa facilidade de comunicação e a falsa sensação de anonimato podem gerar alguns problemas!

A internet NÃO é terra de ninguém, NÃO é terra sem lei, por aqui as leis também se aplicam! Até mesmo em relações profissionais ou de negócios, tanto do cliente para empresa quanto da empresa para cliente, é preciso cautela e bom senso para se comunicar online (isso também se aplica a mensageiros instantâneos). 

O que é o assédio moral? 

Homem com telefone fixo na mão, aparentemente gritando

O assédio moral, segundo o site significados é um tipo de violência psicológica em que o alvo se sente humilhado, constrangido, ofendido e/ou atacado. Isso quer dizer que uma empresa não pode se dirigir a pessoas na internet como bem entender e muito menos se exaltar, seja por o motivo que for, mas o que a maioria das pessoas não sabem é que isso também se aplica ao inverso. O cliente também pode praticar assédio moral com empresas e/ou funcionários e as regras são as mesmas!  

O cliente tem sempre razão?

balões rosas e laranjas com

A prática de assédio moral se dá pela repetição e o mesmo pode acontecer em várias ocasiões, e apesar de ser mais comum acontecer em ambientes de trabalho com relações hierárquicas, o assédio moral dos clientes para com a empresa e funcionários da mesma também acontece. 

Então é óbvio que não é bem assim, o cliente não é sempre o dono da razão. Se ocorrer do mesmo abusar dos seus direitos e ferir a dignidade da empresa ou ser grosso, indelicado, ofender funcionários, isso se enquadra em tudo que dissemos acima, ambas as partes podem ser penalizadas caso pratiquem assédio moral.

Convenhamos que por trás das telinhas de celulares e computadores essa prática é ainda mais comum. As pessoas se sentem à vontade para fazer o que bem entendem como se aquelas atitudes não fossem acarretar nenhuma punição. Apesar de a maioria não ter consciência disso, o que você fala no Instagram, WhatsApp, Facebook e etc, pode te colocar numa fria. 

Cuidado com as palavras e com o tom utilizado! 

Mulher com palma da mão aberta a frente do rosto

Medir as palavras e o tom utilizado ao realizar uma reclamação ou em qualquer que seja a situação é essencial, tanto para um bom relacionamento entre cliente, empresas e funcionários, tanto para que nenhuma das partes venha se exceder de forma que implique assédio e punições. 

Fazer uma reclamação ou um pedido não requer que você perca a “classe”. É possível reclamar ou fazer uma solicitação, numa relação profissional, sem ser ofensivo ou grosseiro. Como falamos acima, autoridade é diferente de autoritarismo! 

A internet NÃO é terra sem lei e você pode ser devidamente punido por suas práticas assediadoras, não foram poucas as vezes em que processos por assédio moral resultaram em multas para quem os cometeu, assim como também já houveram empresas e clientes devidamente punidos.

Agora que você já sabe de tudo isso, chegou a hora de pensar bem antes de ofender ou usar um tom ríspido com alguém pessoalmente (apesar de ser algo em menor escala) ou online. Use o bom senso e pense no outro de forma humana, isso pode te ajudar a evitar problemas reais por deslizes na internet!

Curtiu esse conteúdo e quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Nos siga no InstagramFacebookPinterestTwitter e LinkedIn. Abaixo você também pode se inscrever em nossa NewsLetter para atualizações semanais!

Criamos um site rápido, bonito e fácil de mexer, para seu negócio ter presença digital!

Você precisa aparecer quando te pesquisarem, e ser superior quando te encontrarem. Fique um passo à frente dos seus concorrentes gastando pouco.

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!