SEO: 4 ferramentas gratuitas para você fazer da forma certa!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Imagem principal do blog com

O Google é um motor de busca, sendo ele o motor de busca mais utilizado no mundo todo e é claro que para “estar bem” nesse motor de busca existem estratégias que sem dúvidas poderão ajudar de forma bastante relevante. 

O SEO é uma dessas estratégias que te fazem “ficar bem” aos olhos do Google, através da prática de SEO é possível que seu artigo, seu site, sua landing page seja facilmente encontrada. Um artigo, site, que não tem uma estratégia de SEO bem definida dificilmente conseguirá bons resultados.

“Ah, mas como funciona essa otimização?” 

Mulher em sofá com laptop no colo

A prática de de ter um bom SEO, ou seja, a prática de ter sua página, texto, etc, otimizada para motores de busca consiste em diversos pontos, mas principalmente na inserção de boas palavras chaves que condizem com o assunto que você vem abordando e que lhe fazem ser achado mais facilmente. 

Mas outras estratégias como escaneabilidade, o conteúdo (muitíssimo importante), clareza, etc, a velocidade da sua página, quantidade de backlinks, tudo isso também influencia no resultado que você obterá na página do Google. 

Estar bem posicionado nos motores de busca não é uma questão de vaidade, não é uma questão de somente “estar lá em cima”, um bom posicionamento no Google e em outros motores de busca aumenta consideravelmente suas chances de alcançar seus potenciais clientes de forma orgânica, afinal de contas, a tendência é que as pessoas cliquem logo nas primeiras páginas que aparecem com relação ao assunto que procuram, consequentemente as pessoas confiam mais no que está melhor ranqueado e é justamente esse o objetivo do SEO, te fazer ranquear.

E se você está começando na área, escreve como freelancer, tem um blog, um site, vai elaborar uma landing page, independente de pra quê você precisa SEO, agora você já tem certeza de que precisa e é justamente por isso que abaixo listaremos algumas ferramentas que irão te ajudar!

1. GTMETRIX: 

Print da página do GTmetrix

O GTMETRIX é uma ferramenta de SEO gratuita, que avalia a velocidade do seu site em diversos dispositivos indicando possíveis melhoras. Essa é uma ferramenta extremamente essencial, quanto melhor a velocidade do seu site, quanto mais rápido ocorrer o carregamento de suas páginas menor será a taxa de evasão.

2. Copyscape:

Print da página do Copyscape

Plágio além de poder penalizar seu site perante o google também é crime e é claro que você não quer cometer um erro desses, né. Então para verificar se há plágio em alguma página específica basta copiar o link da mesma e aplicar no Copyscape. Fácil e super bacana, né! 

3. Google Trends:

Print da página do Google Trends

Nesse mundo do Marketing Digital em que tudo muda o tempo todo é importantíssimo se manter sempre atualizado e o Google Trends é justamente a ferramenta que vai te dar essa mãozinha.

Através dele você consegue acompanhar mudanças no volume de buscas de uma determinada palavra chave e também quais são as tendências para os próximos meses, uma mão na roda e tanto!

4. Keyword Planner: 

É óbvio que o Google sendo o maior buscador, também será aquele que tem o maior números de recursos né, e a ferramenta Keyword Planner é mais uma desses inúmeros recursos. 

Com o Google Keyword Planner você consegue pesquisar palavras chaves sem dor de cabeça e tudo o que você precisa fazer é ter uma conta no Google Ads. Lá você pode agrupar ideias, ver estimativas de tráfego, etc. Então é abraçar essa ferramenta, porque o Google te dá a faca e o queijo para melhorar seu posicionamento!

Essas ferramentas são somente algumas de uma infinidade de ferramentas para SEO, o mas é muito importante que você entenda que o SEO não é somente fazer o uso dessas ferramentas, requer estudo, dedicação e entendimento.

As ferramentas são somente um meio de facilitar a vida de quem faz as otimizações, se essa não é a sua função, confie em quem entende do assunto e você sem dúvidas obterá grandes resultados! 

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!