Motion Graphics: Saiba o que é e quais empresas usam esse recurso!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Motion Graphic de menininha fazendo símbolo de paz e amor e em seguida logotipo da aquimídia

O design gráfico

Se você cria conteúdo ou consome conteúdo nas redes sociais, já deve ter ouvido falar em design gráfico, também conhecidos como projetistas industriais, os designers gráficos são responsáveis por praticamente tudo que você vê, desde a interface do seu smartphone (área de UX Design, que já falamos em um post anterior) até o design dos posts que você vê ou recursos que você baixa de algum site para criar seus próprios posts. O motion graphics também é chamado de design de animação ou design gráfico animado.

Mulher utilizando mesa de designer gráfico

Motion graphics?

O que isso tem a ver com motion graphics? Bom, essa área é responsável por dar vida aos projetos estáticos de design, então se você viu algum gráfico 2D sendo animado, provavelmente foi feito através do processo de design de animação.

Sala antiga com televisão

De onde veio?

Não se sabe ao certo quando e onde o design de animação surgiu, até hoje não foi definida uma data exata. Alguns artigos consideram algumas apresentações bem antigas já como design de animação ou motion graphics. A história do motion graphics é muito próxima da história da computação gráfica e o seu principal uso era na edição de vídeo para televisão.

Mulher com binóculo

Onde eu vejo isso?

Esse recurso é muito usado tanto em campanhas curtas, com objetivo de captar a atenção do usuário de forma mais efetiva (visto que vídeos tendem a gerar mais interesse ao conteúdo em relação a fotos estáticas) quanto em projetos mais extensos como comerciais de TV, vídeos institucionais internos para grandes empresas, nesse caso o vídeo animado é usado para ilustrar uma narrativa ou até mesmo guiar o espectador sobre como executar alguns processos internos de forma visual e facilitada.

Quer um exemplo moderno e super popular do uso do motion graphics?

O clipe de Bang, da cantora Anitta.

Quer exemplos mais exemplos do uso motion graphics? Pega essa coletânea de 15 empresas que já fizeram uso do design de animação!

MRV:

Banco Inter:

Starbucks:

McDonalds:

NuBank:

Asana:

99:

Fiat:

Airbnb:

Spotify:

Apple:

Microsoft:

Samsung:

Google:

Android:

Viu só como o design de animação (ou motion graphics) é dinâmico e tem várias aplicações? As possibilidades são enormes!

Essas são só algumas das empresas que já usaram e/ou usam o design de animação, muitas outras também já usaram e ainda usam esse importante recurso!

Então eu devo sempre usar motion graphics?

Não, nem sempre! É importante usar recursos de maneira inteligente, por se tratar de um processo mais complexo e demorado que um design estático, o motion precisa ser usado quando houver razão para isso e faz parte de montar uma boa estratégia de marketing, saber quando e como usá-lo!

Curtiu esse post e quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e LinkedIn. Abaixo você também poderá se inscrever em nossa NewsLetter para atualizações semanais!

Criamos um site rápido, bonito e fácil de mexer, para seu negócio ter presença digital!

Você precisa aparecer quando te pesquisarem, e ser superior quando te encontrarem. Fique um passo à frente dos seus concorrentes gastando pouco.

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!