Captação de clientes: como fazer isso no Instagram?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Imagem principal do blog com mulher segurando celular e título escrito em caixa de texto

O Instagram se consolida a cada dia mais e mais, e isso de dá devido ao seu crescente número de usuários e o aumento gradativo de empresas interessadas em estar na rede social. Bom, o que muitas dessas empresas não sabem é que para captar clientes/leads não basta somente ter um Instagram do seu negócio, é preciso ter um Instagram do seu negócio com uma estratégia bem definida, como falamos no post anterior. 

Homem sentado a mesa olhando para notebook com mãos fechadas apoiadas no queijo e usando fone de ouvido

Pense no seu potencial cliente e entenda quais são seus objetivos! 

Se você não sabe o que quer alcançar com o Instagram, seu potencial cliente também não irá saber o que ele quer de você. Desde os primórdios, do primeiro contato com seu potencial cliente você precisa ser convincente, profissional e principalmente, precisa mostrar ao que veio! 

Então já sabe, né! Se você pretende que seu negócio aconteça de verdade e quer aumentar a sua captação de clientes, você precisará ser muuuuuito criativo, tendo seu cliente sempre como número um na sua estratégia. 

Não saia por aí fazendo as coisas sem pensar e também não ofereça somente seus serviços/produtos. Estar no meio online vai além de “vender, vender e vender”, se você quer captar clientes de fato, você precisa criar um plano de conteúdo que não seja somente venda. Tenha uma proposta de valor, pense nos seus potenciais clientes e nas dores deles. Ofereça algo “de graça”, conquiste aos poucos, como falamos no post anterior, fidelize. 

Computador com tablet ao lado tendo um calendário aberto

Estabeleça um calendário e uma rotina: 

De nada adianta você estar com a cabeça boa para “receber” seus potenciais clientes, se sua empresa não tem uma rotina. Sem uma rotina e um calendário de postagens, um cronograma onde você poderá organizar os seus conteúdos, de nada adiantará o que falamos acima. NÃO adianta você postar algo bacana uma vez e parar, ou não evoluir. É preciso estar sempre atento às preferências dos seus potenciais clientes e adequar sua rotina de posts e principalmente o conteúdo deles! 

Mulher piscando e fazendo

Tenha uma BIO estratégica!

Nada de informações confusas, com legibilidade dificultada na sua BIO, pois acredite ou não, ter uma BIO bacana também faz parte da sua estratégia de captação. Inclusive, na sua BIO você pode disponibilizar um link que poderá direcionar os seus potenciais clientes ao seu site, ou a uma Landing Page específica que te ajude nessa estratégia de captação. Um exemplo seria uma Landing Page onde o usuário (seu potencial cliente) poderá fazer download de um ebook disponibilizando o email. O que facilita muita coisa para você!

Pessoas reunidas em café usando roupa social e tirando selfie

Invista em stories! 

Os stories são uma febre e todo mundo sabe disso, e se esses stories são uma febre, porque não investir neles? Além de deixar sua empresa mais humanizada, fazendo com que o potencial cliente se sinta muito mais próximo de sua marca, os stories também são uma excelente estratégia para captação de clientes, se você tiver mais de 10 mil seguidores, por exemplo, você poderá disponibilizar em seus stories links do que quiser. 

Mulher mexendo em smartphone a frente de parede rosa

Engaje! 

O engajamento é uma das suas ferramentas mais poderosas e nós sempre bateremos nessa tecla! Independente do que é o seu negócio, você precisa estar atento as pessoas que estão interagindo com você e interagir com elas. Quanto mais engajado os seus seguidores estiverem com o seu conteúdo, maiores serão as chances de você conseguir o contato e convertê-los em clientes! 

Mulher aparentemente digitando em notebook

Tenha um site e invista em um blog!

E por último mas extremamente importante, se você não tem um site e um blog, pense em ter. Você precisa disso e essa estratégia sem dúvidas irá ajudar na sua captação de clientes!

Investir em conteúdos para blog, como esse daqui que você está lendo é uma das melhores estratégias de conversão. Você poderá usar o seu Instagram como uma “rede de pesca”. Bastará disponibilizar lá no seu feed e nos seus stories um post falando um pouquinho sobre o conteúdo que acabou de ir ao blog, um “spoiler”, que tenha um bom CTA e leve o seu potencial cliente a se interessar pelo conteúdo. 

Mulher sentada a frente de fundo rosa com notebook sob os joelhos fazendo cara de surpresa

O melhor canal para o seu negócio!

Depois disso é só correr pro abraço! O seu potencial cliente estará no destino final dele, no melhor canal de comunicação para o seu negócio, isso mesmo, no seu site/blog. Ali ele terá ao alcance dele “Ns” informações sobre a sua empresa e também “Ns” conteúdos gratuitos com um CTA no final induzindo o seu potencial cliente a se inscrever em sua NewsLetter, tornando sua vida fácil fácil! 

Parece difícil o percurso? Parece, e fácil eu garanto que não é! Mas com dedicação, uma estratégia bem alinhada, pensada com antecedência e colocada em prática como excelência as coisas irão se tornar muito mais fáceis. 

Então não esqueça:

1. O seu potencial cliente é sua prioridade, pense sempre no que ele quer.
2. Estabeleça uma rotina de postagens sempre levando em consideração as preferências do seu potencial cliente e NADA de ficar na mesmice, ofereça valor.
3. Tenha uma Bio estratégica, não coloque mil informações que não irão acrescentar em nada.
4. Invista em stories, eles deixarão sua empresa mais humanizada.
5. Engaje, não deixe seus potenciais clientes falando sozinhos, né!
6. Tenha um site e um blog, esse será o destino final dos seus potenciais clientes. 

E agora que você já sabe tudo isso, é só colocar em prática, então nada de perder tempo, hem?!

Criamos um site rápido, bonito e fácil de mexer, para seu negócio ter presença digital!

Você precisa aparecer quando te pesquisarem, e ser superior quando te encontrarem. Fique um passo à frente dos seus concorrentes gastando pouco.

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!