Twitter para empresa: como usar da forma certa?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

O Twitter é um ambiente super bacana, muito amplo e cada vez mais as marcas têm se feito presente na rede social. Por lá o linguajar costuma ser mais descontraído, mas tudo irá depender da forma como seu negócio se posiciona, o tom de voz que você utiliza ao se comunicar, etc.

Por que você deve ter o Twitter da sua empresa?

Empresas como Nubank e Netflix utilizam fielmente a rede social e mantém um vínculo super bacana com o público, tendo uma linguagem mais próxima e é claro, um atendimento personalizado. A interação faz toda a diferença, acaba gerando um excelente engajamento e como consequência, fortalecendo a relação com o público, o que é um fator importantíssimo na hora da decisão de compra. 

No Twitter a velocidade com que as informações chegam e se perdem é muito absurda, por isso é preciso ter em mente estratégias que captem a atenção da melhor forma possível e estar com tudo bastante otimizado. Afinal de contas você quer facilitar a vida do seu espectador e potencial cliente!

Homens sentados em sofá segurando símbolo do Twitter

Características do Twitter como rede social?

A rede social é famosa por suas publicações com textos curtos de até 280 caracteres, os famosos “Tweets”. Apesar de ter seu formato preferencialmente em texto, também permite o uso de imagens, gifs e vídeos.

Ainda tem a funcionalidade de “repostar” o conteúdo de outros perfis no seu feed, o que são chamados de retweets. Assim como em outras redes as hashtags são extremamente importantes para sinalizar as discussões em alta por exemplo.

Como aproveitar o Twitter corporativo para a sua empresa?

Por ser a rede social que permite mensagens curtas e diretas, sempre tem discussões de assuntos relevantes que merecem atenção. Sua empresa estar dentro dessa rede te permite as vantagens abaixo:

  • Estar por dentro dos assuntos do momento.  O importante é estar atualizado e saber o que as pessoas estão conversando.
  • Aumentar o reconhecimento de marca – empresas como a Netflix que fazem um bom trabalho dentro do Twitter, com respostas criativas ganham um grande espaço e fortalecem o nome da sua marca.
  • Uma maneira de agilizar o atendimento ao cliente – o Twitter é uma oportunidade de fortalecer seu relacionamento com o cliente, visto que é uma plataforma famosa pelas pessoas expressarem suas opiniões. Caso aconteça de alguém comentar sobre seu produto/serviço você pode responder e solucionar o problema por ali mesmo. Essa é uma ótima maneira de melhorar a reputação da sua empresa.
  • Oportunidade de se conectar com clientes em potencial – várias discussões são abertas e as interações não ficam restritas aos seguidores, dessa maneira é mais fácil de se relacionar com assuntos do seu nicho e de participar de discussões importantes para chamar atenção para sua marca.

Construa uma identidade corporativa! 

Assim como em qualquer rede social, o Twitter do seu negócio também precisa ter a sua cara, por isso é importante se atentar à aspectos como sua identidade visual, afinal de contas, a sua identidade visual, atrelada à n’s fatores é o que remete à você.

Um dos outros pontos que você precisa se atentar é o seu nome de usuário, tenha um nome de usuário fácil e lembrável, que seja o mais próximo possível da sua marca e é claro defina um tom de conversa para interação.

Mas vamos ao que interessa: como otimizar e utilizar o twitter na sua estratégia de Marketing? Confira abaixo!  

Otimize sua bio! 

É importante que a Bio do seu Twitter represente em poucos caracteres o que é o seu negócio. Esse é o momento de captar a atenção do usuário que está visitando o seu perfil, seja objetivo e é claro, convincente! 

Imagem contendo símbolos de hashtag em espiral

Não use excesso de hashtags! 

Como chegamos a comentar nesse post, as estratégias utilizadas em uma rede não são as mesmas que as utilizadas em outra. No Instagram, por exemplo, a prática de usar mais de uma hashtag não é tão prejudicial (é claro que sem exageros), já no twitter, o ideal é que você use apenas uma hashtag, e que é claro, ela esteja dentro do contexto do seu tweet.

Imagem contendo lupa sob teclado

Ferramenta de buscas avançadas! 

Além de ser um ambiente que lhe permite interagir e criar um vínculo direto com o potencial cliente, o Twitter também permite que você faça buscas avançadas, o que pode te possibilitar uma facilidade enorme na hora de se conectar com outras pessoas, visto que você terá acesso a pessoas que de fato tenham interesse no termo pesquisado. 

Homem segurando smartphone com expressão feliz e fazendo símbolo de ok

Aproveite os anúncios! 

Assim como em qualquer rede social, os anúncios no Twitter são uma tremenda “mão na roda”. Eles podem te ajudar a alavancar seus resultados pela rede social de forma mais rápida, mas olha, não esquece que estabelecer sua base orgânica, é super importante! 

No mais, é isso. Você pode utilizar o Twitter para divulgar notícias da sua empresa, compartilhar seus posts de blog, facilitar o atendimento ao potencial cliente, dentre muitas outras formas. O fato é: o Twitter tem um grande potencial e assim como tudo que tem potencial, é necessário explorar e tentar! 

Teste os tipos de Tweets que mais funcionam, lembre-se fielmente do que falamos acima: estabeleça uma identidade coorporativa, e tente definir uma “personalidade” para sua empresa, as pessoas se sentem mais próximas. Faça-se presente! 

Sendo o Brasil o sexto país com maior número de usuários ativos no Twitter, contabilizando um total de 8,28 milhões de pessoas, não dá pra ficar de fora, né?!

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!