Shadowban: o que é e como não cair nesse erro?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Você andou notando alguma diferença nos seus posts? A média de visualizações dos seus stories caiu sem motivo algum? Você pode estar em shadowban e nem se deu conta! Mas fique tranquilo, esse tipo de situação é mais comum e atinge mais pessoas do que parece. 

Mas o que é shadowban? 

O shadowban nada mais é do que o ato de bloquear parcialmente a entrega do conteúdo de um determinado usuário, de forma não “evidente”, ou seja, você não será notificado e nem qualquer pessoa que te siga será notificado de que seu perfil está em shadowban. A única coisa que ocorrerá é a diminuição do alcance das suas postagens tanto no feed, quanto nos stories, o que por consequência acarretará uma diminuição do seu engajamento. 

“Ah, mas então ninguém vai ver nada que eu vou postar?” 

Não! É como falamos, trata-se de um “bloqueio” parcial. Seus conteúdos serão sim entregues, mas não serão prioridades no feed, porém, qualquer pessoa que visitar seu perfil terá acesso ao que foi postado. 

A plataforma não se posiciona oficialmente acerca deste assunto, como citamos acima, não há um “bloqueio oficial”, mas apesar de nunca terem oficializado esse banimento, eles dão algumas orientações do que podem ocasionar esse banimento. 

Mulher deitada olhando para celular para contextualizar subtítulo sobre o que é o shadowban

Quais as causas levam ao shadowban?

Um dos exemplos mais óbvios que podem colocar seu perfil em shadowban é o da compra de seguidores e curtidas, por exemplo. Inclusive já falamos em um post sobre o quanto isso pode ser prejudicial. Além disso, o uso de bots ou de hashtags completamente irrelevantes que não tem absolutamente nada a ver com o seu conteúdo também pode te colocar em shadowban. Inclusive existem algumas hashtags que são banidas, então é muito importante ficar atento ao que você vai usar para aumentar seu alcance, viu? 

Como saber se estou no shadowban?

Existem ferramentas como esta que analisam seu perfil e promovem uma estimativa para te ajudar a entender se você está ou não em shadowban, mas como já citei, essas ferramentas promovem uma estimativa, visto que elas não tem acesso ao algorítmo do Instagram. O você pode testar por si só, 

  1. Publique algo em seu perfil e insira as hashtags que você costuma utilizar, dando preferência para as menores, tendo em vista que hashtags muito populares podem fazer sua publicação “sumir” e não necessariamente significa que você está em shadowban pois o volume de publicações costuma ser alto. 
  2. Acesse a hashtag por perfis que não te seguem (peça amigos, familiares) e verifique se sua publicação está aparecendo para essas pessoas. Se não estiver, existe grande possibilidade da sua conta ter sido afetada.

No mais, como o Instagram não disponibiliza informações concretas sobre o assunto é interessante que você alie o uso das ferramentas às suas pesquisas, afinal de contas, ambos se tratam de uma estimativa, não podemos afirmar nada.

Mulher desesperada à frente de computador para contextualizar o subtítulo sobre a pessoa estando em shadowban

Como sair do shadowban? 

Como já citamos, esse banimento não é total e além disso ele também é temporário, então você precisará ser paciente e ter muito jogo de cintura. Evite práticas que possam te prejudicar, e para complementar dê um tempo da rede social, evite postar por um período; mude um pouco seus hábitos, evite postar mais de uma vez ao dia; revogue os acessos de outros Apps; cuidado com o excesso de hashtags e com o uso de hashtags já banidas, e é claro, como já falamos: paciência! 

Se você achar que as coisas estão demorando demais e que sua empresa está sendo prejudicada por isso, certifique-se de que você cumpre as diretrizes da comunidade e entre em contato com o suporte para resolver. 

Mulher ruiva atenta com dedo indicador para cima para contextualizar o subtítulo sobre como evitar a punição

Como evitar o shadowban? 

  1. Faça uma pesquisa de hashtags e não exagere no uso como já chegamos falar acima. Inclusive temos um post super bacana sobre o assunto caso você queira conferir!
  2. Comprar seguidores e curtidas NEM PENSAR, isso é SUUUPER prejudicial! 
  3. Pesquise sobre as plataformas de gestão! Nada de sair por aí usando qualquer uma, é preciso se atentar se a plataforma respeita as restrições da comunidade.
  4. Esteja atento aos conteúdos da sua publicação! Existem conteúdos que ferem as diretrizes e se caso você publique algo do tipo e haja denúncias, já é um belo motivo para o banimento. 
  5. Quer deixar de seguir algumas pessoas? Cuidado com os unfollows em excesso! Faça aos poucos, pois até isso pode ser motivo para shadowban.

No mais, mantenha sua conta ativa e fique ligado nas políticas de privacidade da rede social, afinal de contas, é importante estar atendo às mudanças e ir sempre se adaptando pelo bem do seu próprio negócio! 

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!