Selo de autenticidade: quais os pré-requisitos para ter um?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Ter uma conta verificada é o sonho de todo mundo que tem uma empresa, que é artista, que tem um negócio, etc. O selo azul traz aquela sensação de credibilidade a quem vê, todo mundo tem certeza de que se trata de uma pessoa real, uma empresa real e é claro que ter selo de autenticidade em uma mídia social é super positivo para alcançar o selo em outras. 

Mas convenhamos, conseguir o selo não é nada simples e não dá para estabelecer um parâmetro do que você precisa, pois apesar do Instagram e outras redes estabelecerem pré-requisitos para solicitar a verificação, nem todo mundo consegue. Existem diversos grandes influenciadores e grandes empresas que por exemplo, não possuem o selo de de autenticidade em diversas redes sociais. 

A universidade rock content é uma delas. Não possui o selo de autenticidade no Instagram (83,9 mil seguidores), nem no Youtube (ainda não tem o pré requisito de quantidade de seguidores) e Twitter (19,1 mil seguidores), por exemplo. Em contrapartida, o colunista do globo esporte, Felipe Frossard, com apenas 4002 seguidores na data em que este post está sendo desenvolvido, tem o seu twitter verificado. Assim como o animador, cartunista, ilustrador e quadrinista Allan Sieber tem o seu Instagram verificado com apenas 39,8 mil seguidores.

Clique para ver mais

Aí está a questão: não existe um parâmetro perfeito para se basear no que são as condições desejáveis para solicitar um selo de autenticidade para a sua conta. As redes possibilitam algumas dicas, mas saber ao certo como é o processo, ninguém sabe. 

Mas como verificar/incluir o selo de autenticidade em minhas redes? 

Imagem contendo logotipo das redes sociais citadas no post

Vamos mostrar abaixo como fazer a solicitação, lembrando, é claro, que esses são os pré requisitos para a solicitação, não a garantia de que sua conta irá receber o tão sonhado selinho azul. Como falamos acima, não existe um parâmetro perfeito que possa garantir que você vai ser verificado. De qualquer forma, rola para baixo e confere o que cada rede estabelece! 

Twitter: 

Para frustração de muitas pessoas, o Twitter, na data em que este post está sendo escrito não está mais aceitando novas solicitações para inserção do selo/verificação de contas. Não sabemos se essa é uma medida provisória e se for, tampouco sabemos o tempo em que irá durar, no entanto, não está sendo possível solicitar a verificação de conta no Twitter. 

Print da central de ajuda do Twitter

Youtube: 

No youtube é necessário ter o número mínimo de 100 mil seguidores para realizar a solicitação do selo. Mas é preciso que mesmo que você tenha atingido esse número de seguidores esteja dentro do que eles estabelecem pois esses fatores implicam para sua aprovação ou não aprovação, sendo estes, de acordo com o próprio suporte do Youtube os seguintes: 

“Ser autêntico: representar o verdadeiro criador de conteúdo, marca ou entidade que afirma ser. Vários fatores diferentes serão analisados para confirmar a identidade, como a idade do canal. Também poderemos solicitar mais informações ou documentos.

Ser completo: ele precisa ser público e ativo no YouTube, além de ter descrição, banner, ícone e conteúdo.”

Facebook: 

O Facebook também não estabelece pré-requisitos com relação a número de likes que uma página deve ter (assim com o twitter não estabelece número de seguidores), mas traz alguns pontos que precisam ser respeitados se você quiser que sua conta receba o selo de autenticidade.

Um desses pontos, por exemplo, é que você deve seguir “a risca” os termos de uso da plataforma, no mais, a plataforma exige as seguintes características que sua conta/página deve ter segundo a central de ajuda do próprio Facebook

“Autêntica: sua conta deve representar uma pessoa real ou uma entidade/empresa registrada.

Única: sua conta deve ser a única presença da pessoa ou da empresa que representa. Apenas uma conta por pessoa ou por empresa pode ser verificada, com exceções para contas específicas de idiomas. Não verificamos contas de interesse geral (por exemplo, Puppy Memes).

Completa: sua conta deve ser pública e ter uma biografia, uma foto de perfil e pelo menos uma publicação.

Notável: sua conta deve representar pessoas, marcas ou entidades bastante conhecidas e pesquisadas. Analisamos contas que aparecem em várias fontes de notícias. Não consideramos conteúdo promocional ou pago como fontes para análise.”

Instagram: 

A rede social tem um potencial enorme e cada vez mais pessoas se mostram interessadas em fazer o uso da rede como um canal do seu negócio. E pensando nisso, nesse crescimento e inserção cada vez maior de empresas, artistas, influenciadores, etc que já faz algum tempinho a opção de solicitar o selo de autenticidade no Instagram foi liberada para todos os tipos de usuários, como já cheguei a falar no início desse post. 

Mas, como nem tudo são flores, o processo de verificação não é simples e não é todo mundo que consegue ser aprovado. Um exemplo claro de conta grande que não tem o selo de autenticidade na data em que esse post está sendo desenvolvido, como já cheguei citar acima é a Rock Content.  Segundo a central de ajuda do Instagram:

“Para solicitar um selo de autenticidade, é preciso ser uma figura pública, celebridade ou marca e atender a alguns requisitos da conta e qualificação.” 

Além de seguir as diretrizes do Instagram e aceitar os Termos de uso, para solicitar o selo de autenticidade o usuário deve:

  • Ser autêntico, ou seja, deve representar uma pessoa real, uma empresa ou entidade.
  • Ter um perfil único, somente de uma pessoa ou uma empresa. Perfis “divididos” não são aceitos e perfis muito abrangentes também não são aceitos.
  • Ter uma conta pública com as informações preenchidas, fotos publicadas, foto no perfil e biografia. Lembrando que não é aceitável os usuários que colocam links de outras redes sociais para as pessoas seguirem.
  • Sua conta deve ser muito pesquisa pelo público, deve ser assunto de muito interesse. São consideradas aquelas contas que viram notícia, que se destacam perante os outros usuários. Porém conteúdos promocionais ou pagos não entram nesse quesito.

Em resumo: a solicitação se encontra liberada para quaisquer usuários, mesmo aqueles que fazem o uso de conta pessoal. Inclusive, por exemplo, eu, mera mortal, posso solicitar o selo na minha conta pessoal, porém, como falei acima, de nada adiantará se não eu não estiver dentro dos pré requisitos.

O fato é: o selo de autenticidade é um recurso almejado e por isso o processo de solicitação requer uma longa avaliação pela equipe das redes. Ninguém aqui tem bolinha de cristal e o Instagram não liberou (pelo menos não ainda) informações sobre como funciona o processo. Então recapitulando: solicitar o selo não significa que você o irá conseguir, mas não custa nada tentar, né?!

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!