Qual o melhor horário para postar no Instagram? Descubra agora!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Imagem principal contendo ilustração com computador, ampulheta e relógios e o texto

Hoje em dia, em uma era totalmente digital e visual, onde cada vez mais a internet é meio de fazer negócios, todo mundo quer bombar no Instagram. É super comum ouvirmos pessoas falando sobre engajamento por exemplo, que nada mais é do que a interação das pessoas com o seu perfil e vice-versa e consequentemente, também é comum que as pessoas se perguntem qual o melhor horário para postar no Instagram, então se você quer tirar essa pulga atrás da orelha é só rolar pra baixo.

O engajamento é uma das taxas cruciais para avaliar a performance do seu perfil, mas é preciso ter em mente que para alcançar um bom engajamento existem alguns fatores que influenciam e o horário em que você irá postar é um deles. 

Mas então como vou saber qual o melhor horário para postar no Instagram? 

Infelizmente não existe nada que de fato indique que aquele determinado horário é o melhor para sua publicação. Não tem uma fórmula mágica pra isso, mas existem técnicas que te auxiliarão a entender um pouco melhor sobre seus resultados, e aí você conseguirá filtrar quais os melhores horários! 

“Ah, mas eu vi várias listas sobre os melhores horários para se postar. Posso me basear nelas?”

O próprio Instagram não toma partido a respeito deste tema e como não existe nada conclusivo, algumas pessoas, partindo de seus próprios critérios, desenvolveram algumas listas disponibilizando “bons horários”. O perigo, no entanto, se encontra justamente nos critérios que foram utilizados pela pessoa na hora de elaborar a tal lista, afinal de contas, cada negócio é único e o que se aplica ao negócio do outro, não necessariamente se aplicará ao seu. 

Ilustração contendo pessoas em forma de interrogação para ilustrar subtítulo sobre público

Entenda seu público! 

Agora que você já tem ciência que seu negócio tem as suas particularidades, você conseguirá visualizar melhor a importância de entender o seu público na hora de definir um horário para as suas postagens. 

Suponhamos que o seu público alvo seja adolescentes, você terá a plena consciência que o que funciona para um adolescente, não necessariamente funcionará para um público de meia idade, por exemplo.

Os adolescentes costumam ter mais proximidade com o mundo digital, mas apesar disso, é importante levar em consideração horários como em que eles se encontram na escola, cujo o acesso a internet, apesar de existir, será limitado. 

No caso de uma pessoa de meia idade, todo o horário comercial, por exemplo, deve ser levado em consideração, afinal de contas, o contato daquela pessoa com a internet muito raramente ocorre durante o horário de expediente. 

Entender quem é a sua persona fará toda a diferença na hora de estabelecer os horários em que você realizará suas postagens! 

Ilustração contendo mãos femininas analisando papel com gráfico para ilustrar o subtítulo sobre realizar testes

Realize testes: 

Na prática a teoria é outra. Você precisa testar para entender melhor! Para entender qual o melhor horário para postar no Instagram é preciso que você tenha em mente que SIM, estabelecer seu público é suuuuper importante, mas realizar testes também. Junte todos os dados possíveis sobre a sua persona e teste diversos horários durante um período, anote  e faça uma análise dos horários que lhe promoveram melhores resultados. 

Apesar de não ser um trabalho simples, este é um trabalho muito valioso, que inclusive você poderá manter para avaliar as mudanças de comportamento do seu público e ir se adaptando de acordo com as preferências. 

Ilustração contendo

Informações do próprio Instagram. 

Você muito provavelmente já sabe que você PRECISA de um instagram comercial, e adivinha só: o Instagram comercial te proporciona DIVERSAS informações através dos Insights que irão te ajudar nessa empreitada, inclusive os horários de atividade dos seus seguidores. Bacana, né?

Mas como acessar essas informações? 

  • Primeiro a sua conta precisa ser comercial (se você não souber como mudar para um perfil comercial é só clicar aqui).
  • Depois vá até o canto direito superior da sua tela e clique no ícone com três tracinhos horizontais e em seguida em “informações” 
  • Após isso selecione a opção “público” e depois selecione “horas” para descobrir os horários de maior interação do seu público com você. 

Além dessas informações, você terá acesso às principais métricas que irão te ajudar a entender melhor o seu público, facilitando na hora de estabelecer e consolidar melhor a sua estratégia.

Mas se você preferir, ou se quiser uma outra opção, existem diversas ferramentas que podem te ajudar, como por exemplo o UNUM, que indica o melhor horário e dia para as suas publicações.

O interessante é que você colete todas as informações possíveis e só então estabeleça o que será feito. Não existe receita para bons resultados, por isso é preciso se esforçar e planejar, e é claro que planejamento leva tempo! 

Site rápido, bonito e fácil de mexer?

Garanta sua presença online e fique um passo à frente dos seus concorrentes gastando pouco.

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!