Marketing Odontológico: saiba o que não fazer nas redes sociais!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Imagem principal do blog com dentista demonstrando escovação

Hoje em dia é muito difícil pensar no Marketing de qualquer negócio sem a utilização do Marketing Digital. Como sempre enfatizamos, as pessoas estão cada vez mais conectadas e estar na internet é um excelente caminho para captação de clientes.

Mas a questão é, não basta somente fazer o Marketing Digital, você precisa fazer certo e ser ético, para que a sua estratégia não venha ter o efeito reverso, ou seja, afastando os seus potenciais clientes. Então aproveita e confere abaixo 5 coisas que você NÃO deve fazer no seu Marketing Odontológico!

1. A mercantilização da profissão é proibida!

Mulher segurando dinheiro como leque na frente do rosto

É muito comum consultórios odontológicos fazerem a utilização de termos como “descontão”, promoção, consultas gratuitas, alguns também costumam oferecerem sorteios de tratamentos, mas é bastante importante que você saiba que essa conduta é proibida e constitui infração ética de acordo com o código de ética odontológica.

(Capítulo VII, Art. 12, item I, II, IV / Capítulo X, Art. 24, item III / Capítulo XIV, Seção I, Art. 34, item XI), então se você já fez isso ou pensou em fazer, agora é a hora de parar, pensar e rever tudo o que você vem fazendo!

2. Antes, durante e depois é proibido pelo código de ética!

Molde com dentes em cima de mesa

O que é bastante comum no marketing odontológico são os famosos “antes, durante e depois”, mas fazer a postagem de “antes, durante e depois”, ou fazer a postagem de qualquer foto de tratamentos é proibido pelo código de ética odontológica (a não ser que haja a autorização do paciente).

E além de ser algo proibido (salvo a autorização do paciente), em sua grande maioria são fotos sensíveis que causam um certo asco nas pessoas que lhe acompanham. Convenhamos que não é nem um pouco agradável você ver a foto de um tratamento de canal, por exemplo.

Segundo o código de ética odontológica , não se pode fazer referências à casos clínicos identificáveis, exibir pacientes ou fotos em anúncios profissionais ou em qualquer meio de divulgação (tv, jornal, rádio, internet, até mesmo em artigos científicos, etc). (Capítulo VI, Art. 10, item III / Capítulo XIV, Seção I, Art. 34, item VI / Capítulo XIV, Seção III, Art. 38 item III)

3. A forma como os procedimentos são divulgados:

fachada de loja escrito "sale"

É óbvio que a todo custo os consultórios odontológicos querem vender e divulgar os seus procedimentos. Mas novamente nos adentramos no código de ética e adivinhe? Isso também é proibido por ele (Capítulo XIV, Seção I, Art. 34 item III, item V)!

Você precisa ter em mente que além disso não ser o que converte, é algo terminantemente anti-ético. Quer fazer da forma certa? As pessoas precisam saber dos benefícios ao se fazer negócio com você. Então foque sempre nisso, em mostrar valor no que será feito e não somente em mostrar o que será feito.

4. Ausência de bom conteúdo:

Pessoa escrevendo no computador

Nós sempre batemos nessa tecla, e independente do seu negócio, se você não tem um bom Marketing de Conteúdo, você sem dúvidas ficará para traz. É preciso acompanhar as mudanças no Marketing e as necessidades de seus potenciais clientes, e é justamente por isso que você precisa focar no bom conteúdo do seu Marketing odontológico.

As pessoas sempre engajam mais com perfis que tenha um conteúdo interessante e que desperte alguma curiosidade. Assim como é regido no código de ética ( Capítulo XIV, Seção I, Art. 34, item V), esclareça dúvidas da sua comunidade, eduque as pessoas que lhe acompanham, faça-as quererem se inteirar dos assuntos que você vem falando.

O código de ética permite que você fale sobre assuntos odontológicos com finalidade educativa e de interesse social (Capítulo XIV, Seção II, Art.37). Pense em fazer o correto!

5.  Frequência de postagens

Celular com área de login do Instagram em cima da mesa


A frequência das suas postagens é algo que também impacta muito no seu resultado. Não existe uma fórmula mágica e nem o que é certo ou errado, mas uma coisa é certa: você precisa estabelecer uma rotina nas redes sociais, afinal de contas, as redes sociais também são conscientização de marca, isso irá aumentar a sua autoridade como dentista, sem contar que ter uma certa frequência também melhorará seu engajamento.

Agora que você já sabe de tudo isso, pense que o Marketing Digital é algo que consome tempo, você precisa investir e precisa ter conhecimento o suficiente para fazer da forma correta.

Um deslize pode levar a grandes problemas. Confie o seu Marketing a profissionais capacitados e descanse tranquilo sabendo que a sua prospecção de clientes está acontecendo adequadamente!

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!