Insights do Instagram: entenda como funciona!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Analisar sempre vai ser o princípio, meio e fim de uma estratégia. Antes de dar início você precisa fazer uma análise de qual será o caminho tomado, e é claro que ao dar início é necessário que você continue analisando. É como sempre enfatizamos, os comportamentos mudam, as pessoas passam a ter outras preferências e é à partir de análises que você compreende o que é que funciona e o que é que precisa ser mudado. 

E sem mais delongas, é claro que no Instagram não é diferente. E é sabendo disso que a rede disponibiliza para creators accounts e business accounts um recurso ESPETACULAR chamado Instagram Insights. 

Mas o que é o Instagram Insights? 

Não é de hoje que podemos observar a necessidade de ter ao nosso alcance informações mais completas sobre o desempenho que determinado perfil vem tendo nas ou na rede social em questão. 

E foi justamente devido a essa necessidade e ao crescimento do número de empresas fazendo o uso do Instagram que eles lançaram, no ano de 2016, o Instagram Insights.

Por definição, o Instagram Insights é uma ferramenta de análise, onde você poderá acompanhar o desempenho de posts, o que mais agrada seu público, através de métricas como alcance, impressões, interações, dentre outras. 

Mas o que é isso tudo? 

Eu sei, falando assim parece ser tudo a mesma coisa e as vezes a gente fica meio perdido sem entender absolutamente nada. Mas fica tranquilo, abaixo vamos explicar timtim por timtim o que é cada coisa! 

  • Alcance: O alcance nada mais é do que a quantidade de pessoas que receberam aquele post seu (que foram alcançadas, rs). Independente se a publicação for vista por uma mesma pessoa 15 vezes, o alcance não será alterado por isso, afinal, é a mesma pessoa. 
  • Impressões: Agora sim podemos entrar no quesito visualizações. Diferente do alcance que contabiliza a pessoa apenas uma vez, a impressão é justamente a quantidade de vezes em que sua publicação foi vista, OU SEJA, uma mesma pessoa pode ter visto sua publicação 15 vezes, todas as 15 vezes em que ela foi vista será contabilizado.
  • Interações: As interações são todas e quaisquer ações que um usuário realizar em suas publicações (comentários, curtidas, compartilhamentos).

Como acessar o Instagram Insights? 

  1. Antes de qualquer coisa é necessário que você tenha uma creator account ou business account e você pode aprender como nesse post
  2. Feito isso vá até o seu perfil, acesse no canto superior direito da sua página os três traços horizontais e selecione a opção “informações”.  
  3. Voialá! Você terá dentro da opção “informações” tudo beeem destrinchado nas seguintes três abas: conteúdo, atividade e público.

“Ah, mas quais são as informações que eu terei acesso nessas abas?”

Conteúdo:

Na aba conteúdo você terá ao seu alcance todas as informações sobre suas publicações stories e promoções. Ali você poderá destrinchar de “n” formas e descobrir quais são os conteúdos que estão tendo um melhor desempenho e consequentemente te proporcionando resultados melhores.

Publicações:

A ordem em que as publicações aparecem pra você na aba conteúdo é a por desempenho, ou seja, as publicações que se saíram melhor vão sempre aparecer primeiro. Se você não quiser analisar individualmente (clicando em cada uma das publicações), você pode clicar em “ver tudo” para ter informações mais completas, selecionando o tipo de conteúdo, o período e até mesmo a métrica que deseja analisar (alcance, cliques no site, compartilhamentos, curtidas, envolvimento, etc).

Stories: 

Assim como nas publicações, você pode analisar individualmente ou não, isso fica à seu critério. A organização dos stories é por relevância também, o Instagram sempre vai organizar por aquele que obteve o melhor desempenho, mas caso você queira realizar uma análise mais profunda é só clicar em “ver tudo”. 

Na opção ver tudo você pode escolher o período em que deseja analisar (o período máximo é de 14 dias para stories) e a métrica da sua preferência (cliques no link, cliques no site, compartilhamentos, impressões, próximo story, etc).

Promoções: 

Com a aba promoções não é diferente. É só clicar em “ver tudo” e clicar em “promoções anteriores” que você terá acesso a todas as métricas (visitas ao perfil, gasto, público, descoberta, impressões, etc) relacionadas aos posts patrocinados.

Lembrando que os posts que você encontra na aba promoções são apenas os que foram patrocinados através do próprio Instagram. Promoções realizadas no gerenciador de negócios do Facebook não aparecem ali!

Atividade: 

Essa funcionalidade mostra quais foram as interações do público com sua conta nos últimos sete dias, além também de exibir o comportamento dos seguidores, como por exemplo o horário em que mais se fazem presentes na rede.

Na aba atividade as informações são dispostas da seguinte forma: descoberta, que engloba o alcance e o número de impressões. E interações que engloba as visitas ao perfil e mensura as ações das pessoas com a sua conta. 

Descoberta:

Na aba descoberta você terá à sua disposição as métricas como alcance e impressões que já explicamos acima, além de um gráfico que mostra em quais dias da semana o alcance foi maior.

Interações:

Na aba interações você terá informações como as visitas do seu perfil e cliques no site, por exemplo. 

Visitas ao perfil: 

Na opção visitas ao perfil aparecerá junto ao total um gráfico informando quais foram os dias da semanas em que seu perfil teve o maior número de interações (contando as visitas, curtidas, cliques no link, etc)

Cliques no site:

Os cliques no site fazem referência à aquele link que você disponibiliza na sua bio (podendo ser ou não do seu Website). À partir disso você consegue medir se as rede está te auxiliando ou não a gerar tráfego. E ah, se você ainda não tem um website, é válido lembrar que este sempre deve ser o canal principal do seu negócio, as redes sociais são apenas os meios!

Público: 

Essa é uma aba coringa, que mostra TODAS as informações sobre o seu público (seus seguidores). Nessa aba você encontra 5 sub informações, sendo estas: a quantidade de seguidores que você perdeu, principais localizações, faixa etária, gênero e seguidores.

Aumento:

Ao abrir a aba público você terá o número total de seguidores e o número de seguidores perdidos ou ganhos no período de sete dias. Você também encontrará um gráfico beeem mais específico, contendo o aumento geral de seguidores (uma média entre seguidores perdidos e seguidores ganhos), a quantidade de pessoas que começaram a seguir e deixaram de seguir você e você pode até selecionar as datas. 

Principais localizações:

Essa aba mostra os principais locais em que seu seguidores estão concentrados em forma de gráfico e porcentagem. Inclusive você pode optar filtrar por cidades e até mesmo países. 

Faixa etária: 

Essa opção mostra em forma de gráfico a distribuição de idade dos seus seguidores e você até alinhar essa distribuição de idade por gênero. 

Gênero: 

Como o próprio nome da opção já diz, ela mostra em forma de gráfico a distribuição de gênero dos seus seguidores.

Seguidores: 

Lá no final da sua tela você vai ter uma aba escrita “seguidores”, essa é uma opção chave, totalmente mão na roda. Com ela você terá acesso ao tempo médio que seus seguidores passam no Instagram. As horas e os dias. Excelente para começar alinhar o seu cronograma de postagens, né? 

Use os insights para melhorar sua estratégia! 

É claro que não existe uma receita de bolo para o sucesso de uma estratégia, mas uma boa análise através dos Insights será de grande ajuda na hora de definir quais os próximos passos a serem dados. Lembre-se que não existem resultados corretos no Instagram, os números variam mas o importante é que você estude e adapte as análises realizadas ao seu contexto!

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!