Conta do Instagram: como saber qual usar?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

O uso do Instagram como forma de fazer negócios é cada vez mais comum e é justamente por isso que a cada ano o Instagram vem implementando mudanças que possam contribuir positivamente para quem tem uma loja ou para quem é digital influencer, por exemplo. 

E é justamente por causa de tantas mudanças para atender a necessidade dos usuários que resolvemos fazer esse post falando sobre os tipos de conta do Instagram e quem pode e deve usá-las. Então rola pra baixo e confere!

Existem três tipos diferentes de conta do Instagram e cada um desses tipos de conta têm características específicas e atendem um determinado público, sendo as categorias: conta pessoal, conta empresarial e conta para criador de conteúdo (pessoal, business e creator). 

Entender qual é o objetivo da sua conta e entender cada uma das categorias fará toda a diferença na hora de alinhar sua estratégia e consequentemente melhorar seus resultados. Usar os recursos dispostos para o tipo de conta da forma correta te auxiliará na empreitada, aumentando o desempenho do seu perfil. Então vamos entender um pouquinho sobre cada um desses tipos de conta do Instagram? 

Pessoa com celular na mão tendo perfil do Instagram aberto para ilustrar subtítulo sobre conta pessoal

Conta pessoal: 

Durante um longo período, antes do Instagram ser visado pelos negócios e antes de se tornar a potência mundial que é hoje, somente era possível a criação de uma conta pessoal, por muitos anos foi assim até o surgimento desses novos modelos de conta com novas funções.

Ah, mas então eu preciso migrar minha conta? 

Se a sua intenção é somente compartilhar fotos dos seus momentos, seu cotidiano, seja nos stories ou Feed não há qualquer necessidade de migrar, a conta pessoal te atenderá muito bem. 

Homem fazendo selfie para ilustrar subtítulo sobre a creator Account

Creator Account:

O próprio nome já fala por si só. Esse tipo de conta é destinado, obviamente, para quem cria conteúdo: pessoas públicas, artistas, influenciadores e dentre outras pessoas que produzem conteúdo de valor. 

A creator account tem as suas particularidades e funcionalidades que sem dúvidas irão ser uma mãozinha na roda para analisar o seu desempenho. Como por exemplo métricas mais detalhadas, um menu otimizado para que as informações da BIO sejam dispostas da melhor forma, dentre muitas outras coisas que iremos falar jajá.

Como migrar minha conta? 

  1. Acesse as configurações e selecione a aba “conta”
  2. Role para baixo e selecione a opção “mudar para conta profissional”
  3. Selecione a opção “criador de conteúdo” e clique em “avançar”
  4. É a hora de vincular à conta do facebook do seu negócio (se você não tiver irá aparecer a opção para criar), ou você pode optar por não conectar ao facebook naquele momento.
  5. Agora selecione sua categoria.
  6. Voialá, só clicar em concluir.
Homem de roupa social segurando smartphone para ilustrar subtítulo a seguir

Business Account: 

Não é nenhum segredo que os negócios estão cada vez mais presentes no mundo virtual e é claro, no Instagram. Pensando nisso, o instagram criou a Business Account. Uma conta totalmente voltada para empresas, e que fará toda a diferença no seu negócio virtual. 

Em uma Business Account você pode veicular suas campanhas, impulsionar publicações, utilizar o recurso de loja, realizar parceria pagas, aproveitar o Instagram Insigths dentre muitas outras funcionalidades que irão te auxiliar na empreitada e consequentemente, te auxiliar a estabelecer uma comunicação mais próxima com seu público/potenciais clientes. 

Como migrar minha conta?

  1. Acesse as configurações e selecione a aba “conta”
  2. Role para baixo e selecione a opção “mudar para conta profissional”
  3. Selecione a opção “empresa” e clique em “avançar”. 
  4. Agora selecione sua categoria e selecione ou não o botão que exibirá sua categoria.
  5. Voialá, só clicar em concluir.
Homem sentado em um restaurante com notebook sob a mesa, mão na cabeça e expressão pensativa

As diferenças: 

No início do ano de 2019 surgiu a conta de criador de conteúdo, que, a príncipio, só estava disponível para usuários com mais de 10 mil seguidores. No entanto, como chegamos a falar, o Instagram vem buscando modificar e inserindo cada vez mais mudanças e agora essa opção está disponível para todos. 

Os dois tipos de conta voltada para negócios possuem recursos parecidos e inclusive alguns dos recursos da conta de criador já se encontram disponíveis na conta para empresas, mas como todos os negócios e tudo nesse mundo, cada modelo de conta possui suas particularidades e recursos, então rola pra baixo pra conferir algumas das principais características e diferenças! 

Categorias: 

Na creator account você poderá escolher uma categoria (aquela que é exibida no seu perfil) muito mais específica, referente ao que você é. Por exemplo: web designer, palestrante motivacional, político, modelo, jornalista, fotógrafo, dentre outras.

Já na business account as categorias são mais voltadas para o ramo em que você atua e não necessariamente a você como profissional . Você terá a sua disposição blog pessoal, produto/serviço, musico/banda, compras e varejo, saúde/beleza, arte, mercearia, dentre outros nessa mesma linha.

Detalhes dos dados: 

Em ambos os tipos de conta você tem acesso a quantidade de pessoas que seguiram ou deixar de seguir o seu perfil, com base nos últimos sete dias. Além disso, você também terá dados como esse à partir de suas publicações.

Ambos os modelos de conta exibem a faixa etária dos usuários que lhe acompanham, o gênero, localidade e até mesmo os horários em que a maioria das pessoas estão acessando a rede social.

Gerenciamento de mensagens:

Nos modelos de conta comercial e criador de conteúdo você tem a sua disposição três tipos de caixa de mensagens (direct): a caixa de mensagens principal, a geral e as solicitações. O perfil pessoal, quando privado também costuma disponibilizar mensagens de pessoas que não te seguem como solicitação.

Promoções, respostas rápidas e vendas:

O recurso de vendas diretas (aquela lojinha que agora a gente vive vendo em alguns perfis de negócios, sabe?) por enquanto só se encontra disponível para quem tem conta comercial. Já no caso da promoção de postagens e o envio de respostas rápidas, tanto a conta comercial como a de criador de conteúdo têm acesso a estes recursos. 

Estúdio de criação:

Estúdio de criação = voltado apenas para criadores de conteúdo, certo? Não! Por mais que o nome seja estúdio de criação não é necessário que sua conta seja creator, contas business também podem aproveitar a ferramenta. À partir dele você consegue se organizar de forma totalmente gratuita (inclusive temos um post super bacana sobre isso), agendar e publicar, inclusive posts de IGTV. 

Entenda seu negócio!

Independente do que você está buscando, é importante que você pare para refletir e entender sobre o seu negócio antes de escolher qual é o tipo de conta do Instagram que se adapta às suas necessidades. Sem dúvidas, como já falamos no início desse post, a escolha certa fará toda a diferença!

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!