Armazenamento em Nuvem: conheça as vantagens em utilizar!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Com a medida em que a comunicação evoluiu, tudo vem evoluindo. As relações interpessoais, a forma de trabalhar, etc. É claro que isso é super positivo, não podemos nos prender aos costumes do passado. É preciso se manter atento e atualizado se não quiser ficar trás, a concorrência é árdua e está a todo vapor! 

Com todas essas mudanças e a inserção da tecnologia cada vez maior nos ambientes de trabalho, é comum que surjam novas ferramentas que talvez torne confusa a vida de muita gente, mas que sem dúvida veio para facilitar. Algumas dessas ferramentas que ainda, e que ainda provoca muitos debates por conta de opiniões divergentes são as de armazenamento em nuvem. 

Toda gestão empresarial tem em mente que é necessário manter a integridade dos dados, é necessário que tudo relacionado a empresa se mantenha guardado devidamente e armazenado de forma segura. Mas, apesar desse pensamento ser algo natural, o uso de ferramentas virtuais como Google Drive, Dropbox, e OneDrive por exemplo, ainda é muito “demonizado” por algumas pessoas.

Foi pensando nisso e tendo em vista que o uso do armazenamento em Nuvem é uma mão na roda e é super democrático que hoje o post vai ser sobre as vantagens de fazer o uso de uma dessas ferramentas. Rola pra baixo e confere! 

Mas o que é salvar arquivo em nuvem? 

Utilizar uma nuvem para armazenar seus arquivos é uma forma segura de ter acesso aos seus documentos, fotos, vídeos, TUDO O QUE VOCÊ QUISER, em qualquer lugar. Para manter o armazenamento em nuvem basta que o dispositivo esteja conectado à internet, o que hoje em dia não é nenhum bicho de sete cabeças, né? Dificilmente encontramos alguém que não tem acesso a internet! 

Quais são as opções de ferramentas para armazenar arquivos em nuvem?

Google:

Clique nas imagens para ver mais

O Google Drive é super conhecido, assim também como o Google Fotos. Mas, falando em Google não podemos deixar de falar do Gsuite. O Gsuite é super completo, engloba todas as ferramentas que uma empresa precisa, dentro da inteligencia artificial da Google. Você terá em único lugar acesso ao seu gmail, drive, documentos e agenda. Bacana, né?

Você também pode editar seus arquivos de maneira offline, basta instalar a extensão necessária e editar tudo o que você quiser, de onde você quiser. À princípio, todo usuário Google tem 15GB disponíveis de forma gratuita compartilhado entre seu email, drive, fotos, etc. No caso do Gsuite você tem ao seu alcance 30GB disponíveis, também compartilhado entre todas as ferramentas.

Dropbox:

Imagem mostrando a página inicial do Dropbox, ferramenta de armazenamento em nuvem

O Dropbox reúne diversos conteúdos da nuvem, todos arquivos e as ferramentas que você mais usa. Tudo isso pensando em facilitar a organização de empresas e pessoas em geral. Você terá ao seu alcance uma visão geral das suas pastas, tarefas, arquivos fixados. Além disso, você também pode trabalhar diretamente pelo Dropbox os seus arquivos Word, Excel e Power Point.

Você tem a opção de acessar tudo offline, assim como o Google Drive e também tem acesso a um digitalizador de documentos. À principio, de forma gratuita você tem acesso a 2GB. Excedendo essa capacidade será necessário fazer upgrade.

OneDrive:

Print da página inicial do OneDrive

O OneDrive, diferente do Google Drive e assim como o Dropbox une todos os seus arquivos num só lugar. Você consegue acessar arquivos Offline, consegue restaurar arquivos, tem a opção de também digitalizar documentos. Além disso, você tem acesso ao pacote office, backup de todas as pastas do seu computador de forma automática.

A princípio você tem ao seu alcance 5GB disponíveis para armazenar todos os seus arquivos, após isso será necessário fazer o upgrade de um plano da sua escolha.

Quais as vantagens?

Homem sentado com notebook no colo e expressão pensativa

Controle de acesso:

Através da nuvem você consegue gerenciar todos os arquivos e consegue personalizar as permissões de acesso de acordo com os usuários, consegue controlar a revisão de todos os documentos e arquivos.

Informações seguras:

O armazenamento em nuvem utiliza a criptografia para manter os dados seguros. A criptografia utiliza algoritmos completos o que garante que a pessoa que tentar invadir seus arquivos por exemplo, não conseguirá visualizá-los, a menos que tenha uma chave de acesso. Lembre-se de que na internet é sempre importante manter tudo mais seguro possível, hem?

Backup:

É desesperador quando você está editando algum arquivo e de repente a falta luz, por exemplo. A não ser que você esteja usando o Office em um notebook carregado que te possibilitará concluir o trabalho, essa é uma situação que deixa qualquer um descabelado. A utilização da nuvem evita esse tipo de dor de cabeça!

Se acontecer alguma situação do tipo e você estiver utilizando a nuvem não tem porquê existir preocupação. A própria ferramenta escolhida por você faz um backup automático a medida que o arquivo vai sendo modificado.

Sincronização:

A sincronização permite que tudo seja acompanhado em tempo real., trata-se de uma comunicação perfeita. Se um funcionário seu editar uma planilha, por exemplo, você conseguirá ver a alteração imediatamente.

Em resumo, você não precisa mais se prender a ter que enviar arquivos atualizados porque precisou mudar uma vírgula. Isso facilita muita coisa!

Baixo Custo:

E por último, mas não menos importante: o custo de uma empresa contratar um serviço de armazenamento em nuvem é bem mais em conta! Contratar uma equipe de TI para manter tudo bem armazenado é bastante inviável para pequenas empresas, por exemplo. O custo é muito alto, você terá gasto com manutenção, provavelmente precisará contratar alguém para auxiliar nessa questão, etc. Então sim, o armazenamento em nuvem é uma excelente opção!

Ah, e se você é somente um usuário preocupado com sua segurança, suas informações e seus documentos na internet, essa é a opção perfeita para você. Escolha a ferramenta que mais lhe agrada e comece a fazer o uso (vale lembrar que existem diversas ferramentas e não somente as que citamos aqui)!

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!