WhatsApp Business: entenda porque é tão importante para seu negócio!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

O lançamento do WhatsApp há anos atrás revolucionou todo o meio de comunicação entre as pessoas por ser muito prático, rápido e funcional. O WhatsApp Business chegou para revolucionar o meio comercial trazendo essa praticidade para as empresas!

As empresas cada vez mais estão em busca de facilitar o contato com o cliente, e o cliente está cada vez mais confortável. Então se sua empresa não anda pra frente, acompanhando a inserção da tecnologia no mercado, você e o seu negócio provavelmente vão ser prejudicados!

Foi justamente pensando em otimizar e facilitar a sua relação com seus clientes que o Facebook, responsável pelo WhatsApp, pensou ao desenvolver o WhatsApp Business!

As pessoas começaram de forma gradativa, integrar cada vez mais o WhatsApp à comunicação da sua empresa, foi aí que veio a sacada de mestre: uma ferramenta única, exclusiva para o uso corporativo!

Mão feminina segurando celular

Entendi, mas como o WhatsApp Business pode realmente me ajudar?

Por se tratar de uma ferramenta de uso corporativo, nela existem funcionalidades exclusivas para atender as demandas desse mercado. Desenvolvidas para facilitar o canal de contato entre seu negócio e seu possível cliente. Sabe o melhor de tudo isso? O WhatsApp Business é inteiramente gratuito!

Duas mulheres asiáticas e homem caucasiano observando um computador

Mas quais as funcionalidades estão disponíveis?

Print do perfil da empresa no WhatsApp Business

Montar o próprio perfil da empresa:

Com o WhatsApp Business é possível que a empresa crie o próprio perfil e adicione todos os dados que achar necessário. Você tem ao seu alcance uma descrição para apresentar o seu negócio e informar seu segmento, você pode disponibilizar seu horário de funcionamento, email, telefone e site.

São essas informações que tornam a sua empresa legítima para seu possível cliente, para completar, as empresas conseguem solicitar o selo de verificação!

Print das estatísticas de mensagem do WhatsApp Business

Métricas:

Para saber se o desempenho da sua empresa tem sido de acordo com o esperado é importante que você esteja atento às métricas e estatísticas.  Isso também é bastante relevante para a questão de comunicação e relacionamento com o cliente, e nesse quesito o WhatsApp Business é bastante eficiente.

O App disponibiliza uma área para que você possa mensurar seu desempenho, você pode acessar “configurações” e depois clicar em “configurações da empresa”, logo em seguida acesse “estatísticas”!

Nessa aba você terá acesso a várias informações, quantidade de mensagens enviadas pela conta, se realmente foram entregues, se recebidas, se lidas, e através dessa funcionalidade você consegue identificar o que precisa melhorar e o que de fato funciona.

Print das configurações da empresa no WhatsApp Business, mostrando o perfil comercia, estatísticas, link curto e as ferramentas de mensagem

Mensagens automáticas:

É óbvio que toda empresa tem um horário de funcionamento, mas a gente sabe, existem clientes que não têm tempo para resolver as coisas no seu horário de funcionamento e acabam efetuando o contato fora do expediente.

Mas o que eu devo fazer nessas situações? Por mais que o seu expediente tenha acabado, o seu cliente tá ali mandando mensagem, e convenhamos que não obter nenhum retorno quando se entra em contato com alguma empresa é bem chato, né?

Print da Mensagem de ausência do WhatsApp Business

Mensagem de ausência para clientes:

Mas fique tranquilo, pois essa funcionalidade do WhatsApp Business com certeza vai te salvar! Os seus possíveis clientes não podem e não devem ficar sem obter um retorno, e é por isso que WhatsApp Business é tão maravilhoso, você pode pode programar o envio de mensagens automáticas para clientes que entrarem em contato após o expediente, uma “mensagem de ausência”! Legal, né? Assim o cliente não se sente “ignorado” e você pode dar continuidade ao seu atendimento posteriormente.

Print da Mensagem de Saudação do WhatsApp Business

Mensagem de saudação:

E além dessa “mensagem de ausência”, o WhatsApp Business também disponibiliza uma mensagem de saudação que é enviada assim que o usuário entrar em contato com a empresa, desta forma caso o atendimento não tenha como ser imediato o cliente sabe que em breve será atendido.

Print das respostas rápidas do WhatsApp Business

Respostas rápidas:

E também as respostas rápidas, você pode personalizar, definir uma palavra chave e é só usar “/” e a palavra chave da sua escolha que aquela mensagem que você personalizou irá aparecer ali sem que você precise digitar tudo novamente.

Mas olha, é importantíssimo levar em consideração que esse é um recurso para te ajudar no atendimento da sua empresa, e que nada substitui um atendimento humanizado, próximo e que faça com que o cliente se sinta abraçado.

Então lembre-se: não ultrapasse os limites das mensagens automáticas, dê a atenção adequada aos seus clientes!

Etiquetar seus contatos:

Se a sua empresa deseja efetuar vendas pelo WhatsApp, há um recurso muito bacana: as etiquetas! Com elas você conseguirá marcar os contatos conforme a situação da venda. Assim você não perde nenhuma etapa da venda. As etiquetas disponíveis são: “Novo cliente”, “novo pedido”, “pagamento pendente”, “pago” e “pedido finalizado”. Caso seja necessário novas etiquetas você tem a possibilidade de criar de acordo com seu negócio!

Você também têm a possibilidade de controlar a quantidade de processos em andamento, é só olhar individualmente cada etiqueta, assim você consegue saber o status de cada cliente e organizar seus contatos!

Moedas em um recipiente

A criptomoeda do Facebook:

E se você vai utilizar o WhatsApp para vendas com certeza deve estar muito feliz com o anúncio feito pelo facebook de que irá lançar a sua própria criptomoeda, não é mesmo?

Pois é, a Libra, criptomoeda do Facebook, está vindo para facilitar a vida de quem compra online nos canais que pertencem ao facebook, e é bem possível que futuramente basta um clique para você adquirir o que você busca!

A Libra vai vir com uma subsidiária, a Calibra, uma carteira digital que estará disponível no WhatsApp e Messenger. É bem provável que a criptomoeda esteja disponível para usuários no ano de 2020!

Pessoas em uma pista de corrida

Não fique para trás!

Então já sabe, né? Nada de ficar para trás! O seu negócio precisa se atualizar, pois o mercado está em constante mudança, e se você não muda, com o tempo você cai no esquecimento. É aquela típica frase clichê: “Quem não é visto, não é lembrado”! E é exatamente é isso, quem não se atualiza não é visto e quem não é visto, bom, você já sabe…

E ah, se você curtiu esse post e quer mais dicas como essa, é só se inscrever aqui, e nos acompanhar no Facebook, Instagram e Pinterest!

Criamos um site rápido, bonito e fácil de mexer, para seu negócio ter presença digital!

Você precisa aparecer quando te pesquisarem, e ser superior quando te encontrarem. Fique um passo à frente dos seus concorrentes gastando pouco.

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!