Telegram: Saiba mais sobre o concorrente do Whatsapp!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Hoje vamos falar do Telegram, que é um aplicativo Russo de mensagens instantâneas bem parecido com Whatsapp. Em resumo com esse app você poderá criar grupos, canais, fazer chamadas de voz, enviar arquivos e muito mais.

Aqui nesse post iremos falar mais sobre ele e fazer algumas comparação com o app Americano, Whatsapp.

O que é canal no Telegram?

O Whatsapp te dá a possibilidade de criar somente grupos, já o Telegram permite a criação de grupos e canais. A principal diferença entre grupo e canal está no fato de o grupo ser mais pessoal, já no canal tem uma comunicação mais fria. Um exemplo disso é que quando uma mensagem é enviada por um administrador aparece o nome do canal e não o nome da pessoa.

Especificando melhor os grupos podem se tornar públicos, permitem até 200.000 usuários, dá para fixar mensagens importantes no topo, os administradores tem privilégios e podem até controlar se novos integrantes terão ou não acesso ao histórico das conversas. Inclusive é possível editar mensagens após serem enviadas e caso necessário é possível limitar o envio de mensagens somente aos administradores.

Agora falando dos canais, eles possuem quantidade ilimitada de usuários, pode ser usado para enviar mensagens para grande públicos e também possui contador de visualizações .

Chamadas

Homem sorrindo, com uma mão apontando para a frente e com a outra fazendo um símbolo de celular simulando uma chamada.

Sabemos que o “Whats” (para os íntimos haha) permite vários formatos de ligação, há a opção de voz ou vídeo. Até pouco tempo o Telegram não tinha a opção de videochamada, recentemente esse recurso também foi liberado para seus usuários.

Para utilizar a opção, basta clicar nos 3 pontinhos no canto superior direito da tela e selecionar a opção “Videochamada”.

Envio de Arquivos

Com o sistema de armazenamento de informações em nuvem, o Telegram comporta o envio e recebimento de textos, vídeos, áudios, imagens e até localização. O aplicativo permite o envio de arquivos de até 1,5 GB, já o Whatsapp limita-se ao envio de arquivos de até 100MB.

Caso você sinta a necessidade de salvar arquivos para consulta individual, é possível salvar mensagens indo no menu e clicando em “mensagens salvas” e salvar tudo o que quiser lá.

Uma curiosidade é que os famosos stickers, que são aquelas figurinhas engraçadas, começaram no Telegram.

Qual o mais seguro whatsapp ou telegram?

Duas mãos digitando em um dispositivo com um símbolo de segurança no visor.

Segurança é uma das maiores referências do aplicativo, eles utilizam um protocolo chamado MTProto. Diante disso acho importante falar que eles oferecem 2 tipo de criptografia, uma que salva as mensagens de grupos e conversas normais e outra que é dos chats secretos. Iremos explicar melhor sobre chats secretos no próximo tópico.

Ainda em segurança temos a verificação em duas etapas, que consiste em criar uma senha de proteção. Essa segunda barreira vai ajudar a evitar golpes como aconteceram com o Whatsapp.

Dentro dos grupos o administrador tem o poder de restringir alguns conteúdos e até pode banir usuários que enviarem mensagens impróprias. E caso o usuário deseje, ele pode colocar senha para abrir o app indo nas configurações.

O que é chat secreto no telegram?

uma lixeira desenhada com um símbolo de arquivo sendo jogado nela.

Conforme explicado acima existe uma possibilidade de criar um chat secreto, e nesse chat o usuário pode configurar a conversa para ser apagada. Isso quer dizer que o usuário pode entrar enviar as mensagens que desejar, fotos, vídeos, etc e assim que ele sair do chat tudo o que foi dito e enviado será apagado de ambos os aparelhos.

Também existe a autodestruição do app, basta ir em configurações e programar o tempo, caso aconteça de você ficar aquele período estipulado sem mexer no aplicativo sua conta será apagada e todos os dados gravados na nuvem serão destruídos.

O que é bot no telegram?

Uma imagem de um Robot para ilustrar os bots utilizados no Telegram.

Você sabe o que é um bot? Bot é o diminutivo de robot, e está relacionado à software e programação. Dentro do Telegram é possível utilizar bots para por exemplo fazer quiz dentro do app, colocar a previsão do tempo, rastreamento de encomendas, buscar por imagens, fazer enquetes etc.

Histórico de conversas

Outra funcionalidade interessante que existe dentro do Telegram é a opção de restaurar conversas e chats já terminados, porém essa função só é possível pelo período de cinco segundos. Isso quer dizer que caso você tenha apagado a conversa ou saído de um chat sem intenção você terá 5 segundos para se arrepender e restaurar o histórico ou voltar para a conversa.

Vale ressaltar que diferente do Telegram o Whatsapp não tem armazenamento em nuvem, nesse caso os arquivos precisam ser exportados para fazer o upload.

Filtragem de usuários

Um filtro simulando a filtragem dos usuários no Telegram.

A filtragem dos arquivos pode ser feita de duas maneiras diferentes, a primeira opção é pela ordem alfabética dos nomes de usuários e a segunda opção é pelo status de atividade (última vez que a pessoa navegou pela aplicativo).

Diante de todos os fatos que foram expostos aqui você deve analisar e decidir qual o melhor aplicativo para você utilizar. O Whatsapp que é mais popular porém tem menos funções ou o Telegram que é menos utilizado porém tem mais funções para serem exploradas.

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!