Sucesso no Instagram: 6 dicas que irão te ajudar nessa trajetória!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Imagem principal do blog com título do post

O que é preciso para ter sucesso no Instagram? Ta aí uma pergunta que quem tem um negócio online já se fez pelo menos uma vez. E bom, para ter sucesso no Instagram, assim como sucesso em qualquer âmbito, você precisa de uma estratégia, e é a respeito dessas estratégias que iremos falar hoje, então presta atenção e rola pra baixo para conferir essas super dicas! 

Cinco pessoas sentadas à mesa, olhando para um monitor, todas com notebook, sendo 3 com o notebook aberto.

1. Planeje: 

Sem um bom planejamento nada irá a frente. Como já falamos em um post anterior, qualquer que seja sua estratégia, ela precisa de um bom planejamento. Se você simplesmente entrar de cabeça fazendo Marketing Digital sem um planejamento, as coisas não irão funcionar. Você precisa ter em mente seus objetivos e o que será feito para alcançá-los! 

Pessoa segurando Smartphone aberto em perfil do Instagram

2. Tenha seu público orgânico: 

Se você quer que mais pessoas venham confiar no seu negócio, antes você precisa ter estabelecido uma relação sólida e orgânica com outras pessoas, afinal de contas, isso conta como uma prova social para quem ainda não conhece seu negócio a fundo. 

Mas como conseguir isso? 

Na “raça”. Você irá precisar de muita força de vontade para conquistar sua base orgânica, então lembre-se de pedir ajuda aos amigos, familiares, etc. Através desse contato mais próximo com algumas pessoas, você terá oportunidade de alcançar outras pessoas e conforme sua base orgânica for crescendo você poderá segmentar melhor seu público e assim produzir um conteúdo de valor para seus potenciais clientes! 

Notebook em cima de mesa aberto em página com métricas

3. Monitore: 

É importante você estar atento a algumas métricas do seu perfil, mas não se apegue às métricas de vaidade, lembra que já falamos disso anteriormente (se você é novo por aqui e quiser entender um pouco mais sobre as métricas, é só clicar aqui)?

Então leve em consideração as métricas que de fato importam, faça uma análise dos resultados das suas publicações em determinados horários, veja qual o tipo de post que mais deu certo, e não se esqueça de estar sempre analisando o seu público alvo. No Instagram ao utilizar a conta comercial você tem dados como idade dos seus seguidores, localidade, gênero, etc, isso sem dúvidas irá te ajudar bastante na hora de direcionar os conteúdos! 

Homem de óculos e camisa verde, aparentando ter meia idade posando para foto à frente de fundo branco

4. Crie sua persona: 

Ter um público alvo te ajuda a segmentar, mas criar uma persona te ajudará ainda mais! O público alvo é mais genérico e abrangente, já a sua persona seria a representação daquele cliente ideal, ou seja, o sonho de cliente que você deseja ter em seu negócio. 

Mas como criar uma persona?

Para criar uma persona você precisará estabelecer um perfil fictício. Para te ajudar na criação desse perfil você pode usar as características que você enxerga no seu cliente ideal e também os dados que chegamos falar acima. 

Dê um nome, descreva os interesses, sua idade, hobby, local de moradia, profissão e voilá, aí está a sua persona. Caso você ache que os dados disponibilizados pela própria rede social não te ajudem na criação dessa persona você também pode optar por entrevistar alguns de seus clientes, unir as informações e aí estabelecer a sua persona, fica à seu critério!

Mão masculina segurando câmera profissional

5. Qualidade das imagens: 

Pecar em qualidade das imagens numa rede social cujo o apelo é totalmente visual é complicado, mas eu tenho certeza que esse erro você não irá cometer, né! 

Faça um trabalho bonito, pense nos seus potenciais clientes e no que eles estão vendo ali, pois tem coisas que convertem e tem coisas que só te atrapalham. Lembre-se de que o Instagram é como sua vitrine virtual, e que umas das coisas que mais convencem uma pessoa entrar em um determinado estabelecimento é a vitrine, afinal de contas, a primeira impressão é a que fica, e você PRECISA passar uma boa impressão!

Mão feminina segurando Smartphone, aparentemente digitando

6. Interaja: 

De nada adianta bom conteúdo, imagem bonita, persona criada se você deixa seus potenciais clientes falando sozinhos, então você precisa interagir! A interação é um dos pontos altos de um negócio online, pois ela aproxima sua empresa dos potenciais clientes, e lembre-se de que é justamente isso que você quer, proximidade com os potenciais clientes. Ao estabelecer uma relação próxima com os potenciais clientes a fidelização é quase certa, então invista sempre na interação, ela é uma arma poderosa para ter sucesso no Instagram! 

E antes que eu me esqueça, lembre-se que as redes sociais são um percurso, é muito importante que você faça sim sucesso no Instagram, mas não deixe de ter um canal só seu, tenha um site e invista nele, pois aquele será o destino final do seu potencial cliente. Inclusive, anteriormente fizemos um post sobre isso e você pode conferir aqui! 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!