Site responsivo: a importância e o impacto nos seus resultados!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Imagem principal com pessoas sentadas em cadeiras lado a lado usando dispositivos diferentes (tablet, smartphone, notebook), contendo em sua composição o título do post.

Nos dias de hoje é muito comum que as pessoas acessem tudo pelo celular, mas apesar de comum isso não significa que as pessoas acessem SOMENTE pelo celular, e é justamente por conta do acesso à internet acontecer em diversos tipos diferentes de aparelhos que na hora de construir seu site, você precisa estar preocupado com a responsividade!

Tenha em mente que se você tem um site ele poderá alcançar milhares de pessoas e que dessas milhares de pessoas é praticamente nulo que o acesso dessas pessoas ao seu site ocorra por um único tipo de aparelho, seja ele desktop, tablet, ou celular, e a responsividade é sobre a adaptação do seu site à tela que o usuário está utilizando, afinal de contas, você precisa pensar nos usuários, eles são seus potenciais clientes! 

Mulher com mão no rosto e olhar pensativo

Mas eu não entendi direito, o que é um site responsivo? 

Como falamos de forma superficial no parágrafo anterior um site responsivo ele é adaptável, e também é conhecido como flexível. Em resumo, um site é considerado responsivo quando o seu layout é projetado para se adaptar perfeitamente em qualquer tela! 

Homem asiático com blusa branca e mão no rosto "pensando"

E qual a importância de ter um site responsivo? 

Tudo o que você faz é para o cliente e ter um site responsivo é importante pois os seus clientes tem necessidades que PRECISAM ser correspondidas. Imagine só: o seu potencial cliente acessa seu site e por não ser responsivo ele não consegue sequer ler algo que estava sendo disposto na tela, a possibilidade desse potencial cliente retornar ao seu site é baixíssima e a de fechar negócio também.

Agora novamente imagina se isso acontece com a grande maioria das pessoas que acessam o seu site pois o layout dele foi desenvolvido somente para um tipo tela. Pensou? Pois é, a taxa de evasão será enorme e a de conversão será cada vez menor! 

Mulher sorrindo para câmera com tablet nas mãos

Experiência do usuário: 

Como exemplificamos acima, a responsividade do seu site impactará diretamente na experiência do usuário dentro dele. Experiências negativas trazem resultados negativos, e experiências positivas trazem resultados positivos. 

Ao pensar em criar um site para o seu negócio é importante que toda a estratégia esteja alinhada, que haja um estudo de caso e é claro que a experiência do usuário seja vista como prioridade, pois como já falamos: o seu site é para os seus potenciais clientes, e são as experiências vividas dentro do seu site que irão impactar diretamente nos seus resultados!

Mão feminina digitando em notebook

Influência nas buscas do Google: 

Há quem pense e diga que ter um site responsivo não passa de uma questão estética, mas não é. Como você já sabe, a responsividade impacta na experiência do usuário que impacta diretamente nas suas conversões e consolidação do seu negócio, mas o que muita gente não sabe é que um site que não é responsivo também prejudica o seu SEO! 

E você andava pensando que se tratava somente de estética, né? Pois não é! A compatibilidade de sites com dispositivos móveis é um dos fatores que o Google leva em consideração para o ranqueamento e quanto melhor sua posição no Google, maiores as chances de bons resultados! 

Agora que você já sabe a importância de ter um site responsivo não fique deixando para depois. Quem não é visto, não é lembrado, e sua concorrência está sendo vista, você não pode ficar para trás! 

Curtiu esse conteúdo e quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Nos siga no InstagramFacebookPinterestTwitter e LinkedIn. Abaixo você também pode se inscrever em nossa NewsLetter para atualizações semanais!

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!