Restaurante: saiba o que não fazer nas redes sociais do seu!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp


Se você tem um negócio do ramo alimentício seja ele ou restaurante, lanchonete, possivelmente você também já sabe que a internet, assim como em qualquer negócio, te possibilita alcançar muitas pessoas, a questão é: o que fazer e o que não fazer para alcançar os seus potenciais clientes? 

A gente vai te ajudar a se portar da forma correta nas redes sociais do seu negócio e consequentemente melhorar a forma como seu estabelecimento é visto! 

Os erros: 

Erro 1: relacionar o vegano e o vegetariano à carne! 

4 lanches em um prato

Quando você desenvolver algo para esse nicho, você deve pensar como eles. Veganos e vegetarianos não comem carne, e não, eles não deixaram de comer carne por “hobbie”, é lógico que existem exceções, mas na maioria das vezes, veganos e vegetarianos não comem carne pensando no sofrimento dos animais e também no impacto que a agropecuária causa no meio ambiente. 

Então pensa comigo, porque cargas d’água você acredita que vai atrair o público veg fazendo a oferta de um prato associando a semelhança do gosto com o gosto da carne?! Só o pensamento do sofrimento animal que isso pode gerar, pode afastar potenciais clientes. Você vai conseguir atrair aqueles que estão pensando em se tornar veg, que comem carne mas estão curiosos, provavelmente esse não será o público fiel do seu prato veg.
Então antes de qualquer coisa, lembre-se de pensar o que oferece e pra quem você oferece.

Erro 2: objetos e comida!

salada de frutas em cima de um livro

Supondo que você tenha um prato cujo o nome é “pedregulho” e você teve a brilhante ideia de tirar uma foto do seu prato junto com algumas pedras em cima do lanche, para veicular nas suas redes sociais: VOLTE 3 CASAS! 

Não é bacana misturar objetos (que não estão no universo da cozinha e não passam noção de higiene) com comida, você pode transformar a apresentação do seu prato em algo totalmente desinteressante e anti-higiênico, não é isso que as pessoas querem ver. Postar uma foto do prato é super importante, mas é preciso sabedoria e bom senso!

Erro 3: qualidade e cor das fotos!

legumes e verduras em potes em cima de um superfície branca

É sim muito importante registrar seus pratos com uma câmera de qualidade! Você pode destruir a divulgação da sua comida e do seu restaurante quando exibe fotos em baixa qualidade, por mais apetitoso e atraente que seu prato seja ao vivo, se você não conseguir mostrar isso nas fotos, as pessoas não vão se interessar por ele através das redes sociais

Outro ponto importante é a temperatura e saturação das fotos! Cada tipo de alimento tem uma forma ideal para ser exibida dentro nessas características, postar a foto de uma macarronada cheia de queijo com uma temperatura fria, cores opacas (sem saturação) e tonalidade esverdeada vai definitivamente matar a sua apresentação nas redes! Um sorvete de morango também vai sofrer do mesmo problema.

Já uma salada de agrião e brócolis, pede cores vivas que evidenciem a saúde das folhas, mas não precisam de tons quentes, para que não fiquem alaranjadas e com aparência de queimadas. O ideal é que você conte com profissionais capacitados para entender como apresentar seus pratos e distinguir as diferentes situações e características dos mesmos.

Erro 4: não saber apresentar seus pratos e espaço físico nos stories

Pessoa tirando foto de comida

O que faz as pessoas não pularem os seus stories? Assim como aquilo que as faz segui-lo, o que as faz permanecerem em seus stories é o bom conteúdo. Então lembre-se, qualidade é importante demais, não importa se no feed ou no storie.

Se você não tem profissionais cuidando disso para você, seja com consultoria ou desenvolvendo sua identidade visual, não deixe de pesquisar e analisar como pode ser feito! Evite montagens amadoras, proporções inadequadas para o formato, etc. Uma foto tirada sem sabedoria em proporção 9:16 (que é a dos stories), pode transformar o seu ambiente lindo e amplo em um cubículo claustrofóbico no olhar dos seus visualizadores, por exemplo.

Erro 5: atendimento! 

mãos femininas respondendo mensagens no celular

Um dos erros muitos comuns cometidos por um restaurante ou uma lanchonete que podemos dizer que compete com o de relacionar pratos vegs à pratos com carne é esse, não por se tratar de algo parecido, mas pela gravidade. Infelizmente os estabelecimentos se lembram de estar nas redes sociais mas acabam esquecendo o porquê estão lá, ou seja: esquecem que estão lá para atrair potenciais clientes e acabam os deixando de lado. 

Esse é um erro que pode fazer com que a pessoa desista de comprar com você, então quando as pessoas interagirem, respondam, engajem, mesmo que seja uma só pessoa. Ninguém já nasceu tendo sucesso, né? Com suas redes sociais não vai ser diferente!

Erro 6: a continuidade do atendimento

Garçom entregando lanche

Uma das coisas que também ocorrem mais do que imaginamos é que o atendimento pelas redes sociais acontece de uma forma e pessoalmente de outra. É importante que você prepare seus colaboradores para dar continuidade ao bom atendimento que o cliente recebeu nas redes sociais, esse é um dos maiores erros que um restaurante ou lanchonete pode cometer.

De nada adianta um belíssimo trabalho nas redes sociais se a experiência real não é compatível, o seu potencial cliente vai se decepcionar tanto que nunca mais vai retornar. Imagine que seu cliente esperava aquela linda experiência que viu nas redes sociais e ao chegar no espaço físico se deparou com demora, atendimento desatencioso, se sentiu desvalorizado, ignorado, se frustrou por não ter atendidas suas pequenas observações sobre o prato (sem maionese, sem ovo, etc), recebeu o suco errado… A frustração vai ser enorme.

Lembre-se: quem faz o seu estabelecimento, o nome e afins, são as pessoas que ele frequentam, então é bastante necessário que o seu estabelecimento consiga suprir as expectativas dos clientes e que eles se sintam confortáveis com o atendimento em seu restaurante ou lanchonete e também com a qualidade de seus pratos. 

Pense nos clientes de verdade!

Salão de restaurante com clientes

Além de atrair o cliente, você precisa fidelizar e mantê-lo! Você só vai conseguir isso tratando cada um de forma única, prestando a devida atenção a cada um dos seus novos clientes, fazendo o possível para tornar a experiência de ir até o seu restaurante ou lanchonete, uma experiência extremamente agradável e cheia de pontos positivos.

Curtiu esse post e quer ficar por dentro de mais conteúdos que possam ajudar no seu negócio? Nos siga no Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter e LinkedIn, abaixo você também pode se inscrever em nossa NewsLetter para atualizações semainais

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!