Pixel do Facebook: Você sabe para que serve?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Quando lemos a palavra Pixel, logo nos vem na cabeça telas de tv ou câmeras de celular, não é mesmo?

Isso porque em definição de pixel é a menor parte de uma imagem. Já reparou que quando aproximamos muito uma imagem logo formam-se vários quadradinhos? Então, cada um desses quadradinho é um pixel.

Mas e o Pixel do Facebook? Tem o mesmo significado? Isso que vamos explicar nesse post.

O que é um Pixel?

Como explicado na introdução do post, Pixel é a menor parte de uma imagem. É cada quadradinho minúsculo que juntos formam a imagem que vemos.

Quando falamos da resolução que uma imagem tem, por exemplo 1080 por 1920 pixels. Significa que ela tem 1080 (quadradinhos) de altura e 1920 de largura e um total de 2.073.600 Pixels.

O que o Pixel do Facebook?

uma pessoa em frente a uma tela de computador, entrando na sua página do Facebook

O Pixel do Facebook tem um conceito um pouco diferente, ele é uma ferramenta utilizada para analisar dados que serão usados para aprimorar anúncios. O principal intuito dele é entender o comportamento de seus clientes, monitorando as conversões e atingindo um público bem específico.

Anunciar é uma função complicada, mas com o Pixel do facebook você tem acesso a informações importantes que te ajudam a aprimorar cada vez mais os seus anúncios.

Por meio de um gerenciador de eventos é possível visualizar todo o caminho percorrido por um lead dentro do seu site, a partir daí fica mais fácil de saber qual anúncio enviar de acordo com as escolhas feitas dentro do site. Para mexer da ferramenta você deve estar conectado à plataforma de Facebook Ads.

Para que serve o Pixel do Facebook?

O Pixel do Facebook serve para te fazer economizar tempo e dinheiro. Isso mesmo, quando você utiliza essa ferramenta você direcionará seus anúncios para as pessoas certas no momento certo.

Deste modo, quando você mostra para a pessoa certa um produto que ela ja tem interesse as vendas aumentam. Além disso você ainda tem acesso aos números, sendo possível mensurar os resultados dos anúncios.

Em resumo ele serve para aprimorar sua estratégia de Marketing Digital.

Como usar o Pixel do Facebook?

Para usar o Pixel do Facebook você deve estar cadastrado na plataforma de Facebook Ads, e para isso você teve ter um site, blog ou página de captura. Inclusive para poder identificar os usuários é criado um Facebook Pixel ID para cada conta de anúncio.

Inicialmente você deve inserir o código na página que quer monitorar, logo depois você já consegue acompanhar os passos dos visitantes que vem através do Facebook, ou seja, você consegue mapear tudo o que ele fizer em seu site.

Como Otimizar seus anúncios?

a imagem de um megafone, sinalizando um anúncio

Para otimizar seus anúncios você deve se basear nos resultados que obtiver com o monitoramento. Da mesma forma é possível ver as conversões feitas e identificar perfis semelhantes para anunciar. Com esses resultados você pode aprimorar seus anúncios para gerar resultados melhores.

Existem 2 tipos de otimização, uma voltada para conversão e outra focada em valor. A primeira opção que foca em conversão, visa as pessoas que tem chance de fechar negócio depois tiver acesso ao anúncio. A segunda opção é focada no valor de compra, e permite que o próprio sistema defina o preço e faça sugestões para incentivar conversões que aumentem esse valor.

Como mensurar seus anúncios?

A partir do momento que você tem acesso aos resultados de seus anúncios, chega a hora a analisar dados. Existem 2 tipos de conversões, as baseadas em eventos e as personalizadas.

Conversões baseadas em eventos são aquelas que possibilitam as escolhas dos eventos e parâmetros considerados como conversões. Já as conversões personalizadas são as que usam URLs para definir eventos com bases nas palavras-chave que você escolher.

Por meio do rastreio de conversões você pode comparar o valor gasto com quanto você recebeu por meio daquele anúncio. Ou seja, você conseguirá mensurar o retorno do investimento feito.

Como Instalar o Pixel do Facebook?

Segue abaixo o passo a passo para instalação do Pixel do Facebook:

1 – Você deve começar acessando o gerenciador de anúncios do Facebook Ads.

2 – Depois clique na guia Pixels.

3 – Agora chegou a vez de criar seu Pixel.

4 – Comece adicionando um nome ao seu Pixel.

5 – O próximo passo é instalar o Pixel no seu site.

6 – Por último verifique se ele está funcionando corretamente.

Pronto, agora já está tudo preparado para você acessar os dados e começar suas análises.

Lembre-se da importância dessa ferramenta, ela te ajudará a economizar tempo e dinheiro. Pois através dela é possível conhecer melhor o seu público e saber exatamente qual estratégia usar para converter mais.

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!