Mais um ano se iniciou e como em todo ano novo, novas coisas surgem. Apesar de não ser tão novidade assim, a pesquisa por voz tem se tornado cada vez mais tendência, as empresas do ramo estão se aperfeiçoando mais e tornando as assistentes cada vez mais “humanas”. Tem hora que é meio assustador, tipo Black Mirror.
Atualmente, já existem telefones com reconhecimento de voz e alguns softwares que fazem essa pesquisa estão cada vez mais famosos, como por exemplo: a Alexa que é assistente de voz da Amazon, a Siri da Apple, Google Assistant do Google, a Cortana da Microsoft, entre outras.
Devido a crescente necessidade de facilitar a vida dos usuários, é necessário que você esteja preparado e se adapte a estas mudanças.
Segundo estudos realizados pela Campaing no ano de 2016, a previsão era justamente para que neste ano de 2020 pelo menos 50% dos usuários fizessem o uso de softwares de pesquisa por voz.
Há alguns anos atrás essas tecnologias eram taxadas como muito distantes da realidade, mas hoje elas estão acontecendo. Elas são uma tendência real e seu negócio online (site e/ou blog) precisa estar preparado. As pessoas já estão se acostumando às novas tecnologias!
Na foto abaixo (print tirado do Google Trends) percebemos que no período de Janeiro de 2018 a janeiro de 2020 houve um grande crescimento de pesquisas relacionadas ao termo “assistente de voz”, que inclusive, alcançou o ápice no final de 2019 e início deste ano.
Preze pela riqueza de informações!
O Google quer entregar para os usuários resultado o mais próximo possível daquilo que a pessoa busca (o interesse), então é preciso que o seu SEO seja desenvolvido pensando nisso. Por isso tenha uma comunicação fluida, pois as pesquisas por voz são feitas com uma linguagem de dia a dia.
Por isso você precisa ofertar tudo bem destrinchado, quanto mais conteúdo de valor e de qualidade melhor. Não economize nas palavras necessárias, invista em um conteúdo bem “completão”.
Invista sempre em melhorias!
Hoje em dia as possibilidades são inúmeras, existem ferramentas que lhe permite identificar, por exemplo, de onde veio o seu lead (potencial cliente), e existem até mesmo mapas de calor, que lhe permite entender o comportamento do usuário no seu site.
E com tanta ferramenta e tanta funcionalidade, você terá ao seu alcance dados que irão te possibilitar entender as preferências do usuário e se adaptar a elas.
E dentro de tantas possibilidades, é necessário que você invista na precisão das informações passadas em seu site/blog. A atenção aos detalhes e às preferências do usuário através dos dados obtidos farão toda a diferença!
Atualmente, o uso de assistentes de voz é uma tendência crescente e os usuários tendem à se adaptar cada vez mais a elas. Não deixe de adaptar seu conteúdo para quando o BOOOM delas chegar você já estar preparado. Crie seu conteúdo com a linguagem do povo, investindo em SEO e ferramentas para identificar o comportamento do usuário.
Prontinho, seguindo essas dicas o canal do seu negócio estará preparado para essas novidades.