Pesquisa por voz: uma tendência que só cresce!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Imagem principal contendo título do post

Mais um ano se iniciou e como em todo ano novo, novas coisas surgem. Apesar de não ser tão novidade assim, a pesquisa por voz tem se tornado cada vez mais tendência, as empresas do ramo estão se aperfeiçoando mais e tornando as assistentes cada vez mais “humanas”. Tem hora que é meio assustador, tipo Black Mirror.

Atualmente, já existem telefones com reconhecimento de voz e alguns softwares que fazem essa pesquisa estão cada vez mais famosos, como por exemplo: a Alexa que é assistente de voz da Amazon, a Siri da Apple, Google Assistant do Google, a Cortana da Microsoft, entre outras.

Devido a crescente necessidade de facilitar a vida dos usuários, é necessário que você esteja preparado e se adapte a estas mudanças.

Segundo estudos realizados pela Campaing no ano de 2016, a previsão era justamente para que neste ano de 2020 pelo menos 50% dos usuários fizessem o uso de softwares de pesquisa por voz

Há alguns anos atrás essas tecnologias eram taxadas como muito distantes da realidade, mas hoje elas estão acontecendo. Elas são uma tendência real e seu negócio online (site e/ou blog) precisa estar preparado. As pessoas já estão se acostumando às novas tecnologias!

Na foto abaixo (print tirado do Google Trends) percebemos que no período de Janeiro de 2018 a janeiro de 2020 houve um grande crescimento de pesquisas relacionadas ao termo “assistente de voz”, que inclusive, alcançou o ápice no final de 2019 e início deste ano.

Gráfico do Google Trends mostrando dados de crescimento de pesquisa do termo assistente por vocês

Preze pela riqueza de informações!

O Google quer entregar para os usuários resultado o mais próximo possível daquilo que a pessoa busca (o interesse), então é preciso que o seu SEO seja desenvolvido pensando nisso. Por isso tenha uma comunicação fluida, pois as pesquisas por voz são feitas com uma linguagem de dia a dia.

Por isso você precisa ofertar tudo bem destrinchado, quanto mais conteúdo de valor e de qualidade melhor. Não economize nas palavras necessárias, invista em um conteúdo bem “completão”.

Homem loiro sorrindo e fazendo joinha para ilustrar subtítulo sobre melhorias

Invista sempre em melhorias! 

Hoje em dia as possibilidades são inúmeras, existem ferramentas que lhe permite identificar, por exemplo, de onde veio o seu lead (potencial cliente), e existem até mesmo mapas de calor, que lhe permite entender o comportamento do usuário no seu site.

E com tanta ferramenta e tanta funcionalidade, você terá ao seu alcance dados que irão te possibilitar entender as preferências do usuário e se adaptar a elas.

E dentro de tantas possibilidades, é necessário que você invista na precisão das informações passadas em seu site/blog. A atenção aos detalhes e às preferências do usuário através dos dados obtidos farão toda a diferença!

Atualmente, o uso de assistentes de voz é uma tendência crescente e os usuários tendem à se adaptar cada vez mais a elas. Não deixe de adaptar seu conteúdo para quando o BOOOM delas chegar você já estar preparado. Crie seu conteúdo com a linguagem do povo, investindo em SEO e ferramentas para identificar o comportamento do usuário.

Prontinho, seguindo essas dicas o canal do seu negócio estará preparado para essas novidades.

Criamos um site rápido, bonito e fácil de mexer, para seu negócio ter presença digital!

Você precisa aparecer quando te pesquisarem, e ser superior quando te encontrarem. Fique um passo à frente dos seus concorrentes gastando pouco.

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!