Marketing pessoal: Como se apresentar no Instagram?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Uma das maiores dificuldades do marketing pessoal é que temos é saber como nos apresentar, principalmente agora com esse turbilhão de informações que recebemos todos os dias. Por isso nesse post passo 3 dicas que vocês podem aplicar no perfil de vocês que vai fazer as pessoas identificarem melhor o que você faz, qual sua linha de trabalho e entender os assuntos que você aborda.

Identidade Visual

Um homem com as mãos nos olhos simulando um binóculos.

Quando pensamos em nossas carteiras de identidade, sabemos que são elas que nos identificam perante a sociedade. Esse documento descreve nosso nome completo, data de nascimento, tem a nossa foto 3X4 (geralmente fica um horror! haha), etc.

Dentro do marketing digital temos a identidade visual, ela consiste em um conjunto de características visuais que ajudam a identificar sua marca. Isso quer dizer que você deve se atentar aos detalhes, deve manter todas as informações de sua empresa passando a mesma mensagem.

Procure padronizar as cores de sua marca, sempre as utilize em seus post, procure uma fonte que combine com o perfil da marca, defina a linguagem que você irá falar com seu leitor(extrovertida ou formal), defina todos os detalhes. Nada como o leitor ver algo seu e imediatamente identificar de quem é, isso é um sinal de que você está no caminho certo.

Bio do Instagram

Perfil do Instagram da empresa Aquimidia.

Tão importante quanto a identidade visual é o que você escreve na sua BIO. Muitas vezes a biografia do Instagram é o primeiro contato de um lead com você, por isso não deixe faltar informações importantes.

Portanto não deixe de colocar no seu perfil o nome de sua empresa, coloque sua especialidade, explique as pessoas o que elas vão encontrar no seu perfil (no nosso por exemplo tem escrito: Dicas de Marketing Digital para o seu negócio), caso seja pertinente coloque o local também.

Vale lembrar que existe um campo para você adicionar link, você pode usá-lo para “linkar” o WhatsApp ou seu site. Caso tenha a necessidade de você adicionar mais links você tem a opção de utilizar o linkme.bio conforme explicamos aqui.

Destaques do Instagram

Você sabe para que servem os destaques? Então, sempre que fazemos um Stories ele fica disponível por apenas 24 horas. Porém existem assuntos que são recorrentes em nossas redes, e ao invés de ficar repetindo o mesmo assunto várias vezes sugiro que você crie um destaque e deixe ele salvo no seu perfil.

A área de destaques fica bem aparente em seu perfil, por isso você pode aproveitar para setorizar os assuntos falados em seu perfil. Digamos que você seja dentista, você pode criar um destaque para explicar sobre clareamento, outro para aparelho e por ai vai. Assim quando surgir uma dúvida que você já explicou anteriormente é só direcionar para o destaque que explica sobre isso.

Outro ponto importante é a aparência, não se esqueça de criar capas interessantes para organizar seus destaques. Quando você o cria é possível escolher umas das cenas ou inserir uma nova imagem. Sugiro que crie capas separadas para cada destaque seguindo a linha usada na sua identidade visual. Além de deixar tudo organizadinho seu perfil ainda fica lindo com as capinhas novas.

Um pessoa com um saco na cabeça, nesse saco tem uma carinha sorridente. A pessoa está apontando o dedo para selecionar as 5 estrelas.

O mais importante é se preocupar em entregar todas as informações necessárias ao potencial cliente e deixá-lo ciente dos benefícios que ele vai ter ao te acompanhar nas redes sociais. Uma dica que dou é você dar uma olhadinha em nosso Instagram para ver como fizemos nosso perfil.

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!