Loja no Instagram: como posso utilizar esse recurso?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Uma rede social que surgiu com o objetivo de ser totalmente visual, hoje já comporta milhares de negócios e é difícil você encontrar alguém que não faça uso do Instagram para pesquisar produtos, lojas, etc. Afinal, o Instragram está em crescimento exponencial, e é utilizado por milhões de pessoas todos os dias.

E agora, para melhorar ainda mais a vida de quem tem um negócio online e vende pelas redes sociais/ e-commerce, você pode fazer o uso do recurso “loja”, onde você poderá marcar o link do produto no seu próprio post. Quando você faz a marcação do produto no seu post do Instagram, aquele post será automaticamente direcionado ao endereço onde a pessoa poderá efetuar a compra do produto.

Vetor de mulher loira com cara de dúvida, mão no queixo e interrogações e exclamações acima da cabeça.

Mas como usar esse recurso? 

Para usar o recurso loja, antes de qualquer coisa é preciso que sua conta seja uma conta comercial (você precisará de uma página no Facebook para fazer um link para a conta comercial no Instagram).

E como o Instagram comercial e o Facebook ainda são ligados, o primeiro passo para fazer a utilização da sua loja no Instagram começa dentro do Facebook com a criação de um catálogo. Caso já tenha catálogos criados nos sites ShopifyWooCommerceBigCommerce ou Magento, você poderá configurar por link externo seguindo as informações em Criar um feed de dados para o catálogo.

Ao acessar a página do seu negócio no Facebook, clique em “configurações”, na parte superior da sua tela; após isso, no canto esquerdo da sua tela aparecerá uma caixa com algumas opções, clique em “origem de dados”; Feito? Role seu cursor para baixo e selecione “catálogos”, selecione a opção “Adicionar”. 

Surgirão duas opções para a criação de catálogo, a primeira feita para terceiros (clientes por exemplo) e o segundo é voltado para o seu próprio negócio. No momento de cadastrar os ítens é importante lembrar de selecionar a moeda correta de seu País, no nosso caso BRL- Real Brasileiro.

Imagem mostrando como fazer a configuração do seu e-commerce com a loja
  • Caso você tenha um e-commerce, é possível que você faça a integração dos produtos do site diretamente com o Instagram de forma automática. É ainda mais fácil do que criar um catálogo e ter que ir adicionando link por link!

Ok, mas e no Instagram, como é que funciona? 

Para ter sua conta liberada para utilizar o recurso seu perfil deverá preencher alguns requisitos, são eles: seguir o acordo de vendedor e as políticas deles, ter uma conta comercial, estar conectado à uma página do facebook, vender mercadorias físicas e ter seu catálogo criado dentro do facebook.

A solicitação deve ser feita pela aba “configurações”, dentro dela selecione a opção “empresa” e logo após a opção “compras”. Prontinho, agora sua conta passará pela validação do Instagram.

Esse processo pode demorar, então não se desespere se passar algumas semanas e sua loja ainda não tiver sido aprovada. Para diminuir essa aflição saiba que é possível acompanhar o status de sua solicitação dentro do recurso compras. Lembre-se de que é beeeem importante que você esteja seguindo direitinho os termos de uso da plataforma, hem! Por precaução, antes de tentar utilizar, certifique-se de que você não está ferindo as diretrizes da comunidade e aí dê continuidade ao processo.

Mulher branca de cabelos castanhos piscando e fazendo ok com a mão

Após a aprovação:

Após a aprovação da sua loja, você terá a disposição os catálogos que já foram criados, basta você selecionar o catálogo que deseja para vincular à sua loja do Instagram e prontinho, agora é só marcar os produtos.

Vale lembrar que além dos produtos no feed, esse recurso também te possibilita marcação nos stories, o que é excelente, visto que os stories tendem a ter um excelente alcance. Invista em um e-commerce e aproveite a função “loja” do Instagram para alcançar ainda mais pessoas! Se precisar de uma mãozinha, é só contar com a gente. 😉

Site rápido, bonito e fácil de mexer?

Garanta sua presença online e fique um passo à frente dos seus concorrentes gastando pouco.

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!