Isca digital: descubra o que é e pra que serve!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Você já parou pra pensar em como os meios tecnológicos evoluíram e a rapidez com que se desenvolvem atualmente? Se pararmos para pensar, há 11 anos atrás o WhatsApp surgia e havia sido um verdadeiro fiasco. Dá para acreditar que um dos Apps que mais facilitam a nossa vida nessa correria do século 21 foi quase abandonado pelo seu criador? 

Algumas coisas hoje são tão comuns em nosso cotidiano que parece que fazem parte da nossa vida desde que nos entendemos por gente, mas nem sempre foi assim. A tecnologia mudou muita coisa, e em meio a tantas mudanças tecnológicas a forma de se alcançar clientes também mudou! 

A transformação digital: 

No Marketing, a transformação digital é justamente as ações que se dão à partir da necessidade de adaptação às mudanças de comportamento e preferências dos clientes em potencial e isso inclui diversas áreas. 

Saber como se adaptar às mudanças de consumo e saber como captar exatamente aquilo que o potencial cliente busca é super importante, e inclusive o neuromarketing surge dessa necessidade de adaptação com o objetivo de compreender melhor o que de fato funciona. 

“Ah, mas porque cargas d’água você tá falando de transformação digital se o objetivo aqui é chegar nas iscas digitais?”

imagem contendo ilustração de smartphone com homem saindo de dentro dele segurando imã para ilustrar subtítulo sobre iscas digitais

Iscas digitais:

Por definição, iscas digitais são todos os conteúdos gratuitos criados com o intuito de atrair visitantes, a fim de posteriormente convertê-los. Essas iscas são componentes essenciais para sua estratégia de marketing! 

Basicamente, você oferta algo de valor totalmente de graça em troca de algum tipo de contato, o que acaba sendo uma forma discreta de estabelecer um certo vínculo com o potencial cliente.

Qual a relação das iscas digitais com a transformação digital? 

Se ainda não ficou óbvio, fica tranquilo que agora nós vamos esclarecer as ideias na sua mente. A transformação digital, como já falamos são ações que surgem da necessidade de adaptação às mudanças de comportamento dos potenciais clientes, e é claro que podemos enxergar a oferta iscas digitais como uma dessas ações. 

Como nós sempre batemos na tecla, as pessoas gostam de facilidade e convenhamos que além de facilidade as pessoas gostam de coisas de graça e é claro que para se adaptar e alcançar essas pessoas no meio digital você precisa pensar como elas. Daí a importância da isca digital! 

imagem contendo ilustração de dois smartphones, símbolos de like, email, logotipos de diversas redes sociais, etc, para ilustrar subtítulo à seguir

Mas quais são os exemplos de isca digital? 

Um dos formatos super conhecidos de isca digital que você provavelmente já se deparou e sequer sabia são ebooks, mas além dos ebooks existem diversas outras iscas, como por exemplo: checklist, infográfico, vídeo, pequisas, templates, dentre outros. 

“Mas até agora não entendi. Afinal, pra que serve uma isca digital?”

Cada negócio tem um objetivo diferente. Você pode estar buscando conversões, aumento no engajamento, dentre muitas outras coisas, mas um fato é: as iscas digitais serão essenciais na sua estratégia e elas funcionam como uma troca.

Como já chegamos a falar, você oferece um conteúdo de valor, que seja útil para seu potencial cliente e usuário e em troca ele te passa algumas informações e quanto maior a relevância do que você está ofertando, mais fácil será o usuário te passar dados sobre que você conseguirá utilizar na sua estratégia de Marketing Digital. 

Em resumo, é como numa pescaria na vida real: pra fisgar um peixe você oferece algo que seja atrativo para ele, assim também, no meio digital, para fisgar um usuário você oferta algo atrativo e recebe dados valiosos em troca! 

Investir em iscas digitais sem dúvidas é uma excelente opção que irá te ajudar na captação de leads. Então não perca tempo, alinhe sua estratégia e comece a obter contatos e consequentemente resultados significativos! 

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!