Instagram Profissional: Saiba as tendências de 2020!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

2020 CHEGOU! E para começar o ano com o pé direito nada melhor do que ficar por dentro das tendências. Seu Instagram profissional precisa estar atualizado, caso contrário seus resultados irão cair.

Em 2019 postamos aqui para vocês sobre o fim dos likes, ensinamos como agendar seus posts pelo Facebook, mostramos como criar seus próprios efeitos, falamos sobre como bombar Stories e muito mais. Agora vamos comentar as inovações feitas em 2019 e apontar o que promete bombar. Acompanha ai!

IGTV e Cenas

Todos sabemos que o Facebook quanto empresa não admite ficar por baixo, por isso incrementa seus produtos com recursos que bombam em redes concorrentes. Uma prova disso é a criação dos recursos IGTV e Cenas dentro do Instagram.

Eu sei que esses recursos não foram lançados agora, mas eles são uma grande promessa para 2020. Isso porque foi lançado o recurso de séries para o IGTV, com isso as marcas poderão investir em conteúdos educativos e criar playlists assim como o Youtube já faz.

Outro app que está super em alta é o Tiktok, em 2019 ele tomou uma força enorme aqui no Brasil. Esse fato preocupou e fez com que o Facebook lançasse os cenas nos Stories. A ideia é que o usuário não utilize aplicativos externos para criar seus conteúdos, ou seja, eles querem que tudo seja feito dentro de suas plataformas.

Por esses motivos acreditamos muito que essas duas ferramentas serão bastante exploradas esse ano.

Filtros

Mais uma vez falando das inovações do Facebook, os filtros estão super em alta. Existem os mais diversos filtros, tem filtro de maquiagem, filtro de quiz, filtro de cachorro, etc.

Com a realidade aumentada em alta, é de se esperar que as empresas utilizem esse recurso para fazer com que os usuários tenham a oportunidade de experimentar. Imaginem só que máximo seria poder experimentar o produto para saber se ficaria bom em você antes de comprar?!

Claro que isso deve ser estudado e planejado antes, para as empresas irem adequando à suas realidades. Porém essa função já está sendo usada e deve ser ainda mais explorada esse ano.

Recurso de Compra

Um laptop aberto com umas caixinhas de papelão em cima. Nessas caixinhas tem carrinhos de compra.

Como já falamos anteriormente o recurso de compras já está sendo testado em alguns mercados e tem previsão para ser liberado esse ano aqui no Brasil. Para sua empresa poder realizar vendar direto do perfil são necessários alguns requisitos, então é importante ficar logo por dentro.

Por enquanto para fazer vendas no Instagram você tem que utilizar links de redirecionamento para lojas ou marketplaces. Com esse recurso liberado seus clientes poderão realizar compras sem sair do app. Isso será bom para ambos os lados, tanto para empresa quanto para o cliente.

Micro-influenciadores

Um homem e uma mulher fazendo uma selfie com o celular, provavelmente são influenciadores digitais.

Aos poucos as pessoas estão entendendo número de seguidores não é o que mais vende. Por isso as marcas estão começando a enxergar e investir mais em micro-influenciadores.

Isso porque sabemos que não significa que a pessoa que tem 1 milhão de seguidores venda mais do que a que tem 100 mil. As vezes a pessoa que tem mais seguidores não tem um engajamento bom, já o que tem menos seguidores tem um taxa de conversão boa.

Por esses motivos acreditamos que em 2020 os micro empreendedores serão mais valorizados e mais marcas vão fechar parcerias com eles.

Menos engajamento Orgânico

Não é de hoje que estão reclamando que o Instagram tem diminuído o engajamento orgânico do feed e dos stories. Já vi várias pessoas reclamando disso, eles diminuem o engajamento orgânico para ter mais anúncios dentro da plataforma. Com mais anúncios pagos, significa mais dinheiro entrando na conta deles.

Como podem reparar demos como dicas o uso do IGTV e o cenas dos Stories, duas funcionalidades que ainda não “decolaram”. Fizemos isso porque o Facebook incentiva o uso das funcionalidades novas. Ele faz isso aumentando o engajamento orgânico dos usuários que aderem as novidades.

Por isso procure investir em conteúdos que tenham esses formatos!

Minimalismo e Originalidade

A era do photoshop está acabando, isso porque as pessoas não sentem mais a necessidade de mostrar tudo perfeito. E como já dissemos o Facebook está trabalhando para deixar o Insta cada vez mais funcional.

Isso significa que não precisamos de equipamentos super caros e profissionais. Na verdade quer dizer totalmente o contrário, ta mostrando que precisamos somente de um celular com internet e o Instagram instalado para criar um conteúdo incrível.

Já ouviu aquela frase “menos é mais”? É exatamente isso que estão fazendo, estão dando a possibilidade de criamos mais gastando menos tempo. Invista em conteúdo visual sem muita edição, algo mais autêntico e original. A realidade encanta e faz você criar uma conexão incrível com seu público.

Legendas Maiores

4 pessoas conectadas, duas usando o celular, uma usando o tablet e outra usando o laptop.

Devido à essa necessidade que as pessoas estão tendo de se conectarem com as outras, chegamos a conclusão que não dá para engajar com legendas vagas. As pessoas querem valor, originalidade e emoção!

Então dê isso para elas! Sempre que fizer uma postagem lembre de contar sua história e fazer um CTA (call to action – falamos disso nesse post). Também não é para escrever coisas sem sentido só para encher linguiça, isso daqui não é redação do Enem!

Em resumo você deve investir no IGTV, Cenas e Filtros dos Stories. Caso trabalhe com vendas invista na Loja do Insta e procure Micro influenciadores que trabalhem com seu nicho. Sempre crie um conteúdo original com legendas de valor, nada de mostrar que tudo é perfeito porque a vida de ninguém é!

Prontinho, já passamos para vocês as tendências de 2020! Agora é só correr atrás do seu sucesso!

Site rápido, bonito e fácil de mexer?

Garanta sua presença online e fique um passo à frente dos seus concorrentes gastando pouco.

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!