Hashtags: aprenda usar da forma correta de uma vez por todas!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Apesar de muito usadas, ainda existe um grande número de pessoas que tem um certo pré-conceito com relação às hashtags, mas com o crescente número pessoas na internet e de usuários das redes sociais isso vem diminuindo e seu uso vem se tornando cada vez mais comum e constante.

E com essa constância é comum que o interesse em fazer o uso das hashtags aumente, só que a maioria das pessoas não sabe como usar e/ou usam da forma errada, e foi justamente pensando nisso que pensamos em trazer esse post!

O que são hashtags?

As hashtags nada mais são do que uma palavra, uma expressão antecedida por aquele joguinho da velha (#) e o objetivo é relacionar e direcionar a publicação para uma página que tenham outras publicações relacionadas à mesma hashtag que você utilizou. 

Homem loiro com expressão pensativa para ilustrar subtítulo à seguir

Como funcionam as hashtags? 

Ao adicionar o símbolo “#” à frente de uma palavra você automaticamente estará criando um hiperlink que irá “adicionar”, podemos assim dizer, sua publicação em uma página com todas as outras publicações relacionadas à hashtag que você utilizou. 

Essa estratégia é muito utilizada e é um meio facilitador de fazer você estar em contato com outras pessoas que também estejam falando sobre o mesmo assunto e vice-versa. Vamos supor que você tenha feito uma publicação sobre smartphones, ao usar a hashtag “#smartphones” a sua publicação será adicionada à página e todas as pessoas que estiverem buscando algo na hashtag “#smartphones” poderá se deparar com sua publicação.

Essa é uma forma simples, porém muito efetiva, de atrair pessoas de fato interessadas. Afinal, ninguém acessa uma hashtag se não tiver o mínimo interesse pelo termo. 

Mulher caucasiana apontando para símbolo de jogo da velha em tamanho real para ilustrar subtítulo sobre como usar as hashtags

Como usar as hashtags? 

Antes de saber como usar, é primeiro preciso ter em mente como NÃO usar. Então vamos lá! 

Antes de qualquer coisa, não “picote” a sua hashtag, isso fará com que sua publicação talvez caia em uma página que não tenha tanta relação com o que você está falando. Um exemplo: Você está vendendo um smartphone na cor dourada e resolveu colocar umas hashtags e as pensadas e escolhidas por você foram:  “#smartphone;” e “#dourado”, a hashtag smartphone ainda manterá você dentro do assunto, mas a hashtag dourado não tem absolutamente nada a ver, então o ideal seria que você unificasse tudo em uma só hashtag, como por exemplo: “#smartphonedourado”!

Imagem contendo teclado e papeis contendo várias hashtags

Por que as hashtags são importantes?

Pois ela são uma maneira de “categorizar” o Instagram. Imagina um computador cheio de fotos, como você faria para organizá-lo? O mais comum é a criação de pastas, você poderia separar por assuntos como maquiagem, natureza, comida, etc.

As hashtags são como se fossem essas pastas que citei acima, elas são responsáveis pela separação dos conteúdos dentro do Instagram. Com essas divisões de conteúdo fica bem mais fácil de você encontrar os assuntos que te interessam por la. Quando você for criar uma postagem lembre-se pensar em quais hashtags usar para atrair o público desejado.

Existe limites de hashtags?

Existe sim, por postagem do Instagram são permitidas 30 hashtags. Isso não significa que você deva usar as 30 né?! Procure usar as hashtags que tem a ver com o assunto da foto e com a sua persona.

Fazer as escolhas corretas trarão melhores resultados para seu perfil, pois se as pessoas certas virem seu post e se interessarem elas podem virar seus seguidores. Sendo assim poderão consumir diariamente seu conteúdos, então pense direitinho em quem você quer atrair ao usar aquela hashtag.

Quais são os motivos para usar as hashtags?

Usar hashtags em suas publicações tem várias vantagens para o seu negócio, sendo elas:

  • Te ajuda a receber mais likes: mais pessoas terão acesso aquele conteúdo, sendo assim a possibilidade de recebe mais curtidas aumenta.
  • Aumenta o número de seguidores: pessoas interessadas no seu nicho irão ver sua foto e podem tomar a decisão de te seguir para acompanhar o que você posta.
  • Possibilidade de aumentar as vendas: com mais pessoas vendo seu conteúdo, maior a chance de fechar vendas não é mesmo?!
  • Acompanhar resultados: tendo um perfil comercial você consegue ter acesso aos dados e analisar os resultados que as hashtags estão trazendo para seu perfil.
  • Atingir seu público alvo: utilizar hashtags do seu nicho é uma ótima maneira de alcançar seu público alvo.
  • Aumenta o engajamento: com as interações aumentando no seu perfil, ou seja, mais curtidas, comentários, seguidores o Instagram entende que as pessoas estão mais interessadas no seu conteúdo e seu engajamento aumenta.

Quais hashtags usar?

Por mais óbvio que pareça use uma hashtag que tenha relação com seu post. Tem pessoas que ainda não compreendem isso e saem colocando uma infinidade de hashtags no post só para atrair um maior número de espectadores. Porém isso é muito prejudicial, afinal de contas, você estará atraindo um publico que não é seu, que não tem interesse no que você tem a oferecer, OU SEJA, você está atraindo nada além de números. Então se você for vender smartphones não use hashtags como #like por exemplo, são muito amplas e vão atrair todo o tipo de espectador. 

Mulher segurando símbolo de hashtag em tamanho real sentada à mesa com notebook à sua frente ao lado de homem também com notebook à sua frente

Como encontrar as melhores hashtags?

Existem uma infinidades de ferramentas que você pode utilizar para pesquisar qual a hashtag ideal para o seu negócio, a maioria não possui versão Free, mas se você não estiver disposto a analisar por si só, vale a pena o investimento, visto que ao analisar à partir do Instagram você não terá acesso à métricas, será necessário você mesmo ponderar e é valido lembrar que o que funciona no Instagram não é o mesmo que funciona no Twitter, por exemplo. Então será necessário pesquisar em cada uma das redes!

Uma das coisas que é importante levar em consideração é a quantidade de publicações naquelas hashtags, hashtags populares demais tendem a ser difíceis de trazer resultados efetivos e algumas no Instagram podem até estar sobre shadowban, então se atente bastante antes de sair por aí utilizando qualquer hashtag. Usar hashtags pode ser uma tremenda mão na roda, mas somente quando usadas da forma correta!

Criamos um site rápido, bonito e fácil de mexer, para seu negócio ter presença digital!

Você precisa aparecer quando te pesquisarem, e ser superior quando te encontrarem. Fique um passo à frente dos seus concorrentes gastando pouco.

Veja algumas publicações parecidas

feito por:

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!