Guia para iniciantes: saiba como escrever um post de blog!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Quando a gente fala em escrever post para blog muita gente se pergunta qual a necessidade de explicar algo que é tão óbvio, afinal de contas: não basta só escrever? E é aí que você entende que não, escrever um post de blog não é simplesmente sair por aí escrevendo como se não houvesse amanhã. E é justamente por pensamentos assim que hoje vamos te mostrar como começar a escrever um post para blog da maneira correta! 

Ao longo de um certo tempo aqui em nosso blog abordamos algumas vezes, em temáticas diferentes a importância de você oferecer valor aos seus potenciais clientes e é por isso que fazer um post de blog não é simplesmente sair escrevendo tudo o que vier na sua cabeça. Como falamos no post sobre Marketing de Conteúdo, solucione os problemas dos seus potenciais clientes, mostre seu valor! 

Mas como eu vou fazer isso se não sei escrever para blog? 

Mulher com computador no sofá

Calma, parça! A gente não ia apontar o problema sem oferecer a solução, né! Então rola pra baixo e confere essas super dicas para você escrever os posts do seu blog sem medo.

A estrutura: 

Homem digitando

Ter uma estrutura de post bem definida é muito importante, isso vai te ajudar bastante na hora de produzir o conteúdo. Sabe quando você aprendeu a fazer redação para o vestibular e tinha toda uma estrutura a ser seguida para você não se perder? Então, a estrutura que você vai usar ao escrever post para blog não é a mesma que a da redação, mas isso já faz com que você tenha um pouco mais esclarecido o que é a estrutura e o porque você precisa de uma ao começar escrever para blog!

Se você analisar esse post e muitos outros vai reparar que a forma como foram escritos conversam bastante entre si, todos tem um título, uma introdução, um desenvolvimento, alguns contam com tópicos, tem CTA, etc. E eu sem pré estabelecer nada disso, percebo que me ajuda bastante, pois saber os pontos que tem que ter no meu post me ajudam a desenvolvê-lo sem desespero, voltar, corrigir se necessário e só então dar continuidade. 

Ok, mas e aí, como vou estruturar isso tudo? 

Homem sentado em mesa ao computador

Eu já falei superficialmente, mas agora é a hora de colocar em prática e lhe fazer entender o porque você precisa estruturar. Bom, antes de qualquer coisa, em uma era como a que estamos vivendo as pessoas cada vez mais ligadas e conectadas sentem preguiça daquilo que consome muito o seu tempo e não resolve seu problema, inclusive, existe uma grande probabilidade de você nem ler isso agora e pular direto pra parte em que eu te digo o que fazer.

As pessoas buscam facilidade, então você precisa pensar como elas e pensando como elas, você leria todo um post que não te traz nenhuma solução de problema no desenvolvimento, ou pularia direto para a parte que te ajuda? 

Eu aposto que você respondeu que pularia, assim como eu faria. E é justamente esse um dos motivos pelo qual você precisa focar nos pontos que irão prender a atenção do seu leitor, sendo estes: 

1. Título + Resumo:

O título e o resumo são a primeira parte e a parte mais importante, são eles que vão definir se aquela pessoa vai ficar ali no seu blog, se ela vai ler ou não o seu post. Você precisa prender a atenção dos seus leitores, então capriche! 

2. Introdução: 

Todo post precisa de uma, né! Não tem como você jogar o seu leitor de paraquedas no assunto porque ele não vai entender absolutamente nada, você precisará norteá-lo e é na introdução que você faz isso, à partir dali você guia o seu leitor para o que ele veio buscar, então seja o mais claro e breve o possível. 

3. Desenvolvimento: 

Agora é a hora da verdade, é nesta parte que você começa a solucionar os problemas dos seus leitores e potenciais clientes, então como falamos acima, pense como eles. É muito comum as pessoas preferirem posts como desenvolvimento em tópicos, então use e abuse desse meio de desenvolver, inclusive, neste momento você está lendo o meu desenvolvimento, e eu aposto que você veio de tópico em tópico! 

4. Fechamento/Conclusão: 

Agora é a hora em que você fecha com chave de ouro, ofereça um “gran finale” ao seu leitor que o faça entender que realmente valeu a pena toda a leitura. Na conclusão o seu leitor tem que ter o seu problema solucionado e só à partir disso você parte pro próximo ponto. 

5. CTA – Call To Action

Call To Action ou chamada pra ação vem depois que você desenvolveu, resolveu os problemas do seu leitor e agora quer convidá-lo à tomar alguma decisão. O seu CTA deve ser muito bem pensado, ele será seu grande aliado na hora de converter seus leads em clientes! 

E olha, não se esqueça de que seu post precisa de um bom SEO e de boas palavras chaves para ranquear, então faça o uso de ferramentas como Ubersuggest, SEMrush e dentre muitas outras que vão te ajudar a ter sucesso com o Marketing de Conteúdo no blog! 

Curtiu esse conteúdo e não quer perder mais nenhuma dica? Nós somos uma agência de Marketing Digital em Campos dos Goytacazes, nos siga no Instagram, Facebook, Pinterest e Twitter. Aproveite abaixo e também se inscreva em nossa NewsLetter!

Criamos um site rápido, bonito e fácil de mexer, para seu negócio ter presença digital!

Você precisa aparecer quando te pesquisarem, e ser superior quando te encontrarem. Fique um passo à frente dos seus concorrentes gastando pouco.

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!