Fim dos likes: o que muda e porque o Instagram fez isso?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Será uma nova era no instagram? No mês de Abril o Instagram anunciou que faria uma mudança drástica na rede social, mudança essa que foi testada primeiro no Canadá (fase beta).  O que antes era um dos principais crivos populares para determinar se alguém é realmente popular no instagram, deixou de ser visto à partir da última quarta-feira (17/07/2019), quando a medida foi aplicada fora do Canadá.

Tá, mas e aí, qual o impacto disso no Brasil? 

Ponto de interrogação em luzes

Bom, o Instagram é uma imensa vitrine virtual, as pessoas compartilham tudo aquilo que sentem vontade, que acham válido, que acham ser de valor, alguns utilizam de forma pessoal, outros têm no Instagram sua principal vitrine de negócio.

Nós já falamos da métrica dos likes em posts anteriores, você pode conferir aqui no blog. Será que o número de likes são realmente relevantes? 

Por mais que entendamos o que de fato importa para analisar o sucesso de um negócio, a medida deixou muitas pessoas pessoas “comuns”, influencers e até mesmo empresas de marketing preocupadas.

Métricas de vaidade:

Pessoa com celular na mão olhando fotos no feed do instagram

Mas calma gente, uma rede social da proporção do Instagram não faria algo que pudesse vir a prejudicar a relevância e/ou o sucesso de seus usuários e consequentemente se prejudicar. É nesse ponto que o questionamento que fizemos acima entra em ação, o like é uma métrica de vaidade, não representa precisamente o sucesso ou influência de uma conta ou conteúdo.

Mas qual o impacto dos likes na vida REAL das pessoas?

Mão masculina com pessoa segurando pilulas com símbolos de redes sociais, como facebook e instagram

Através de estudos, a conclusão foi que a de que o número de likes além de não representar o sucesso ou influência de uma conta, gerava muitos danos psicológicos às pessoas, segundo matéria do Huffpost, Adam Mosseri (cabeça do Instagram), a medida foi importante para criar um ambiente com menos pressão, onde as pessoas se sentem mais confortáveis para se expressarem, a medida também invalida o uso de bots para inflar o número de curtidas.

Um estudo feito pela Associação Americana de Psicologia aponta que os índices de depressão, ansiedade, estresse psicológico e pensamentos suicidas são maiores em pessoas que passam muito tempo nas redes sociais.

O número de likes serve para validação das pessoas e a ausência desse número pode ter um efeito positivo na autoestima das pessoas.

O que de fato muda? 

Homem negro olhando para o lado e segurando um smartphone

As mudanças tem muito mais efeito em pessoas comuns, se a sua preocupação é com seu negócio, saiba que, como já falamos superficialmente acima, você não será impactado de forma negativa!

E agora, no que devemos focar?

Mão feminina segurando aparelho mostrando métricas do instagram

É interessante analisar que a postura do Instagram foi motivada por preocupação em uma comunicação mais honesta e fluída, de um ambiente com menos pressão e mais saudável para seus usuários. A influência e sucesso de contas profissionais ainda poderá ser avaliado, nós como especialistas da área, somos capazes de destrinchar vários números e analisar o comportamento do usuário, chegando assim a uma conclusão sobre o sucesso ou insucesso de algum conteúdo ou conta.

Ofereça conteúdo de valor!

Imagem de plaquinha com emoji piscando

Então como você já deveria fazer antes dos likes ocultos, ofereça conteúdo de valor para os seus potenciais clientes e consumidores, não se preocupe com a quantidade de likes, o seu foco deve ser se o seu público busca, gosta, consome e da credibilidade ao que você diz.

E se você curtiu esse conteúdo e quer ficar por dentro de mais conteúdos com este, não deixe de nos acompanhar pelo Instagram, Facebook, Twitter e Pinterest.Abaixo você também pode se inscrever na nossa newsletter para receber atualizações semanais!

Criamos um site rápido, bonito e fácil de mexer, para seu negócio ter presença digital!

Você precisa aparecer quando te pesquisarem, e ser superior quando te encontrarem. Fique um passo à frente dos seus concorrentes gastando pouco.

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!