Estratégia: O que há por trás de um post?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Quando uma empresa é contratada para fazer postagens o foco do cliente é o resultado final. Porém por trás de cada postagem existe estratégia e uma lista de etapas que devem ser seguidas para que essas postagens tenham sucesso.

O que difere uma postagem de sucesso da que não tem sucesso, são as etapas que antecedem a postagem. Antes de ela ficar online há todo um planejamento, estudos, analises e outras coisas que você irá ver nesse post.

Planejamento

A imagem mostra uma equipe fazendo o planejamento.

Tudo começa com planejamento! Antes de mais nada é importante entender a persona que você quer atingir com aquele post, definir o objetivo da postagem e também traçar uma boa estratégia.

De início o planejamento é baseado em um público fictício no qual a empresa quer focar, só depois analisando dados vai dar para ter mais certeza do que essas pessoas se interessam realmente.

Métricas

várias pessoas olhando para um tablet mostrando algumas métricas, uma delas segura um café

Medir o desempenho é essencial para saber como está a aceitação do público em relação ao seu conteúdo. É ai que entram as métricas!

Dentro do Instagram por exemplo são essas métricas que vão te direcionar. Conforme explicado nesse post existem métricas de vaidade como curtidas e comentários, que servem para mostrar para as pessoas como está sendo o retorno do público. E existem as métricas relevantes como impressões e alcance, são essas as que realmente importam para as suas análises.

Bots

Uma mão de um robot mexendo em um computador

Primeiramente é importante ressaltar que chama-se “bot” por vir de robot (robô). Dentro do conceito da internet está relacionado à programação de tarefas repetitivas e automatizadas.

Contextualizando para nosso assunto principal, existem bots que te ajudam a programar e visualizar posts antes de eles ficaram onlines. Assim você pode planejar e programar suas postagens com uma certa antecedência.

Em contrapartida, existem bots voltados para coisas erradas que prejudicam o desempenho de publicações. Por causa desses o Instagram tinha anunciado que iria banir usuários que utilizassem esse tipo de ferramenta. Agora fica a dúvida se os bots de programação de postagens entrarão ou não nessa linha, para saber se vale a pena arriscar.

Copy

Uma pessoa escrevendo um texto em um caderno.

Copy é uma abreviação do termo “copywriting” que está diretamente ligado à maneira que você redige um texto. O foco principal é persuadir o leitor à realizar uma ação, seja ela o compartilhamento, a compra de um produto, entre outras opções.

O copy é uma das peças chaves para sua estratégia, a maneira que você escreve vai ser determinante para o leitor realizar ou não a ação que você solicitou. E por esse motivo essa etapa de um post não pode ser descartada.

Analytics

Já ouviu falar em Analytics? Então, Analytics é uma plataforma do google que é voltada para análise de dados. Dentro dela é possível coletar informações importantes e transformá-las em relatório.

Esses relatórios fornecem dados importantíssimos para as tomadas de decisões.

SEO

Outra coisa que deve ser considerada na hora de criar seu post é o SEO. Você deve fazer pesquisa de palavras-chave, usar links internos e externos, ficar atento a escaneabilidade, entre outras estratégias que te darão a oportunidade de ranquear melhor nas pesquisas.

Social Ads

E não para por ai! Além de todo o estudo, estratégias e SEO ainda tem a opção de fazer anúncio pago. São esses os Social Ads facilmente encontrados em aplicativos conhecidos como o Facebook e o Intagram.

Esses anúncios vão alavancar os resultados dos posts, e pode ser muito interessante para empresas que querem e podem investir.

Viiiiu? Não é tão simples quanto você imaginava! Não basta ter uma imagem bonita e um texto legal. Tem que ter estratégia e pensar nos mínimos detalhes: tem que se planejar, ficar de olho nas métricas, usar bots (se necessário) para adiantar as tarefas, escrever um bom copy, ficar de olho nos anlytics do Google, caprichar no SEO e se possível investir em Ads.

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!