Conteúdo para Instagram: aprenda a criar da forma certa!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Imagem contendo ilustração de homem e mulher e um grande smartphone contendo símbolos de imagens e caixa de texto contendo o título do post

Existe um senso comum de que criar conteúdo para Instagram é simplesmente colocar qualquer coisa que vier a mente e é claro que não é bem assim. Apesar de ser comum isso que acabamos que falar, devemos pensar: isso é comum pra quem? Em suma, o “pensou, postou” não acontece em perfis profissionais. 

Mas apesar de ter isso em mente, muitos profissionais e negócios que começam a investir no Instagram ainda ficam naquela dúvida: “O que é criar conteúdo para Instagram?”, “Como criar conteúdo para Instagram?” e hoje nós iremos falar justamente sobre conteúdo estratégico para o Instagram e é claro, te fazer entender porque ter uma estratégia de Marketing de Conteúdo é tão importante.

O Brasil é o segundo país que mais usa o Instagram no mundo, então pensa comigo: ao longo de todo o dia milhares de pessoas estão realizando um novo post, ou seja, é muito conteúdo novo sendo disponibilizado na rede social TODOS os dias, incluindo, é claro, conteúdos de qualidade. 

“Mas, o que determina quais conteúdos serão de fato relevantes para os usuários?”

A persona que você estabelecer, o objetivo que você definir e a elaboração da sua estratégia serão fatores determinantes para obter um bom resultado.

Ilustração com vários formatos de rosto para contextualizar subtítulo sobre persona

Persona: 

Para qualquer estratégia, definir uma persona é extremamente importante e se você nos acompanha aqui com certeza já sabe disso pois nós sempre estamos batendo nessa tecla. Se você não tiver o mínimo conhecimento do seu público alvo, você não irá criar um conteúdo de qualidade e consequentemente estará perdendo seu tempo.

É importante ter em mente quais são as dores do potencial cliente, o que ele busca, as necessidades, os gostos, faixa etária e todas as informações que você considerar relevantes. Pesquise e estude seu público alvo! 

Ilustração contendo um alvo para ilustrar subtítulo sobre objetivo

Objetivo: 

Quem sai atirando para todos os lados, geralmente não acerta uma. Criar conteúdo sem ter em mente o que se busca é dar um tiro no próprio pé! 

É importante que você tenha em mente exatamente o que é que você está buscando ao criar conteúdo para Instagram. Você poderá usar como forma de fidelizar seus potenciais clientes, como conscientização de marca ou simples com o objetivo de vender diretamente seu produto/serviço para mais pessoas. 

Cada caso é um caso, você pode ter um objetivo e outros objetivos dentro desse um, por exemplo. O importante é que tudo isso esteja bem claro para que você possa estabelecer a sua estratégia da melhor maneira possível! 

Ilustração contendo mãos e gráficos para ilustrar subtítulo sobre estratégia

Estratégia: 

A definição da sua estratégia é o momento mais importante. É lá que você irá definir como serão os conteúdos, a rotina de postagens, como será o perfil da empresa na rede social, etc.

Nesse momento de elaborar a sua estratégia você vai precisar das duas coisas que falamos acima: persona e objetivo. Com ambos definidos você consegue traçar uma estratégia com mais clareza, afinal de contas você sabe quem você quer alcançar e o que você quer alcançar. 

À partir disso será possível definir quais caminhos traçar, e para alcançar seu objetivo principal, você definir alguns objetivos que te levem a isso, por exemplo: se seu objetivo é vender, aumentar o engajamento pode te levar a isso.

Definindo tudo isso você estará pronto para criar conteúdos de qualidade no Instagram. Agora é só começar!

Criamos um site rápido, bonito e fácil de mexer, para seu negócio ter presença digital!

Você precisa aparecer quando te pesquisarem, e ser superior quando te encontrarem. Fique um passo à frente dos seus concorrentes gastando pouco.

Veja algumas publicações parecidas

feito por:

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!