Comprar seguidores? Entenda porque isso não é bom!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Quer ser visto nas redes sociais e andou pensando em comprar seguidores? Calma, esse não está nem perto de ser o melhor caminho, e a gente te explica o porquê!

Homem com celular na mão tirando uma foto de si mesmo

A busca em ser visto nas mídias sociais:

Hoje em dia mais e mais pessoas estão numa constante busca por reconhecimento nas mídias sociais e principalmente no Instagram, o número de seguidores é uma das métricas mais desejadas.

Nessa constante busca para se tornar referência ou obter popularidade nas redes sociais, muitos optam por comprar seguidores, solução que infla números de forma imediata, barata e que não requer muito esforço. Não é de se espantar que de forma ingênua, essa prática pareça ser uma ótima ideia.

Apesar de ser o primeiro pensamento de quem busca por números maiores, tome cuidado! Números enganam e o barato pode sair caro, por isso trouxemos alguns motivos que explicam porque você NÃO deve comprar seguidores.

Por que as pessoas compram seguidores?

Empresas e pessoas que estão em busca de resultados imediatos acreditam que um número alto de seguidores significa ter também sucesso, que isso atrairá público para parcerias, mais clientes e vendas.

Burlando o sistema vou finalmente conseguir resultados positivos?

Calma, não é bem assim que funciona! Essa é uma forma que as pessoas encontraram para tentar passar por cima do sistema do Instagram, que se baseia em engajamento, mas se o seu desejo tornar o seu perfil mais relevante e atraente inflando número de seguidores, você está fazendo isso errado! Além de ter grande chance não funcionar, essa prática pode trazer resultados muito negativos para o seu perfil.

Então não vale a pena comprar seguidores?

A resposta é: não! Não vale a pena! O primeiro e principal motivo para isso é que seguidores comprados são INÚTEIS! O Instagram não se baseia somente em número de seguidores para determinar se o seu perfil é interessante / relevante ou não, o que determina isso é a junção de outros fatores e o reflexo disso é visto claramente através do seu engajamento, perfis fakes e contas que não tem interesse real no seu conteúdo, não engajarão com você!

Sem interação = irrelevante!

Se os seus seguidores não chegaram até você porque realmente gostam do conteúdo do seu perfil, se foram comprados, não comentam, não curtem suas publicações, não compartilham, não salvam, não passam alguns segundos visualizando seu post, etc. O resultado vai ser negativo para você porque o algoritmo do Instagram vai identificar que você tem um grande número de seguidores e uma porcentagem muito abaixo da média de engajamento, ou seja, seu perfil é completamente irrelevante, assim suas publicações e stories vão chegar para cada vez menos pessoas.

Em sua grande maioria, seguidores comprados não passam de perfis falsos que só servem para seguir em massa perfis de pessoas que pagam por aquele serviço. Ruim né?

Tenha em mente quais métricas devem ser levadas em consideração.

O crescimento natural do seu perfil é super importante, em um post anterior explicamos quais as métricas devem ser realmente levadas em consideração para que você possa analisar o seu resultado, seguidores e curtidas são métricas genéricas que não tornam explícito se o perfil tem realmente um público que consome seu conteúdo, se possui sucesso, se tem influencia para anunciar algo, etc.

Qual o resultado disso?

A diminuição gradativa de seu engajamento, aumento de número de seguidores fantasmas que nada são além de volume, e isso é péssimo para qualquer negócio!

Sua segurança e de seus seguidores:

E como se já não bastassem todos os problemas que essa compra de seguidores pode trazer para as suas redes, acreditem, elas também podem levar esses problemas para as redes do seu público!

Como a maior parte desses perfis são bots utilizados somente para dar a sensação de volumes a quem adquire o serviço, quando são ligados à uma determinada conta, eles podem adquirir a lista de contatos e seguidores reais, dando espaço para envio de spam e vírus, o que pode levar inclusive ao roubo de dados da conta.

Prejudicial na sua estratégia:

Sabe as tais métricas de fato relevantes que citei acima? Elas também são afetadas por essa prática!

É impossível traçar uma estratégia eficiente para engajar o seu público, tendo em vista que boa parte dos perfis que o segue são enganosos, pense comigo, de nada adianta você ter 10.000 seguidores, se você não consegue converter nem 1% em vendas!

Contra as regras!

Além de todos esses pontos negativos, quem compra seguidores no Instagram infringe as diretrizes da comunidade da rede social, que proíbe práticas que prejudiquem o uso ou que tragam riscos aos outros usuários.

O algoritmo do Instagram elimina perfis falsos e bots, ou seja, contas com um grande número de seguidores e pouco engajamento também são um alvo, por isso, existe uma grande probabilidade de quem compra seguidor ter o seu perfil do Instagram excluído, pois essas contas são as grandes colaboradoras para o aumento de perfis falsos!

Aproveite para conferir o que é que realmente deve importar para o seu negócio, e se você quiser mais dicas de marketing digital, nos siga no Instagram, Facebook, e Pinterest!

Conseguimos te fazer repensar a ideia de comprar seguidores? Espero que sim!

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!