Não é nenhuma novidade que com o surgimento da internet, as coisas ficaram muito mais fáceis e rápidas, o acesso a comunicação deu um salto, temos conteúdo quase que ilimitado ao acesso de alguns toques na tela.
Com a democratização da internet e smartphones, vieram as redes sociais, canais de comunicação com varias funcionalidades e objetivos. Ao longo dos anos, muita coisa vem mudando, a internet deu ainda mais velocidade a essas mudanças e com o seu negócio não é diferente. O mundo muda o tempo todo e no Marketing não é diferente.
Hoje vamos falar quais são as redes sociais mais usadas no Brasil, e também abordar um pouco sobre mudanças que aconteceram ao longo dos anos e a importância do seu negócio estar sempre bem preparado para essas mudanças!
O passado:
Antes do Facebook virar essa febre e as pessoas de fato começarem a utilizá-lo, quem estava em alta e dominava todo o país era o nosso queridíssimo e finado Orkut. Era difícil encontrar alguém que não fizesse uso do Orkut, no Brasil a rede social contou com mais de 30 milhões de usuários ativos. Junto ao MSN, revolucionaram a maneira como as pessoas se comunicavam no país. As coisas foram mudando, novas redes sociais foram surgindo fora do país, como o MySpace (que não teve força por aqui) e no meio disso tudo, surgiu o Facebook, que conseguiu construir um império e veio com poder avassalador a todo o mundo, por aqui não foi diferente, o Facebook hoje domina o mercado com seus produtos.
Facebook:
Há quem diga que ele anda meio morto, ultrapassado, que ninguém mais liga pra ele, mas é aí que mora o engano. O Facebook atualmente é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil, contando com 127 milhões de usuários ativos mensalmente. Então se você pensava que ele havia morrido, tá aí a prova de que não!
Mas calma, não é porque o Facebook é uma rede social consolidada que você não precisa se adaptar e readaptar. Até as redes sociais consolidadas mudam, se atualizam e com o comportamento do seu público não vai ser diferente.
Vale lembrar também que o Facebook é dono de outras grandes redes sociais, hoje, elas dominam o mercado nacional, são elas Instagram e WhatsApp.
WhatsApp:
Assim como o Facebook sucedeu o Orkut, aqui no Brasil o WhatsApp sucedeu o queridíssimo MSN, que era um aplicativo de mensagens instantâneas (da Microsoft, mesma empresa que desenvolve o Windows) que foi bastante utilizado anos atrás. O MSN dominava o mercado de mensageiros via internet.
Eram várias funcionalidades, é até bastante comum vermos algumas pessoas comentando e brincando com algumas dessas funcionalidades do finado MSN, como por exemplo a funcionalidade “chamar atenção”, que fazia a tela da pessoa que você estava conversando “tremer” enquanto emitia um som de “alerta”.
Os tempos mudaram, os aparelhos smartphones são cada vez mais utilizados e mais popularizados, junta a toda essa inovação, surgiu o WhatsApp, que proporcionou uma mudança ainda maior na forma de se comunicar, já que antes disso, eram poucos os aparelhos que tinham o MSN, o seu maior uso era preso a um computador de mesa ou laptop.
Então, se você estivesse fora de casa, ainda era obrigado a ligar ou enviar um SMS. O WhatsApp surgiu mudando as possibilidades da comunicar com outras pessoas, não teria como o resultado ser diferente de enorme sucesso.
Snapchat:
Febre entre o público jovem, tendo uma pegada super descontraída, o Snapchat ainda está na ativa, apesar de sua popularidade ter muito caído após o Instagram adicionar funcionalidades que podem ser consideradas beeeem parecidas.
Houve uma tentativa do Facebook (que também é dono do Instagram), de comprar o Snapchat. Diante da recusa, as empresas de Zuckerberg (nome do dono do Facebook e Instagram) então resolveram contra-atacar, fazendo do Instagram o maior rival e praticamente o prego no caixão do Snapchat.
Os filtros dinâmicos do Snapchat ainda proporcionam descontração e autenticidade aos seus usuários, é nisso que a rede ainda tenta se apoiar, mas pelo menos por aqui no Brasil, o uso diário da rede social não consegue competir com o Instagram.
Instagram:
Com 65 milhões de usuários ativos, o Instagram é uma febre. As pessoas o usam como vitrine de suas lojas, seus produtos, seu negócio, já que a rede social tem um apelo fortemente visual.
O Instagram sem dúvidas veio pra dar um “boom”. Algumas pessoas já optavam por ter um negócio apenas virtual e com o surgimento do Instagram, isso vem sendo ainda mais comum. As empresas não somente querem, mas também sentem a necessidade de estar no Instagram, coisa que há 10 anos atrás ninguém imaginava que pudesse ser possível.
LinkedIn:
Quando a gente fala que o mundo munda o tempo inteiro, o LinkedIn é a prova disso. O email já vinha facilitando muito as coisas, tanto que hoje em dia dificilmente você precisa ir pessoalmente a uma empresa deixar o seu currículo impresso, né? Pois é, currículo impresso, email e “PUF”, LinkedIn.
O LinkedIn é a rede social profissional mais utilizada em todo o mundo, lá você o seu currículo fica disponível 24h e vários recrutadores podem ter acesso, assim como se você for recrutador, poderá ter acesso a vários currículos. Se você quiser entender um pouquinho mais, nós preparamos um super post falando sobre o LinkedIn
Mantenha-se atualizado!
Como você pôde ver nesse post, hoje em dia até a forma de contratar e ser contratado vem sendo modificada com os avanços tecnológicos da nossa geração, as redes sociais e mensageiros se tornam peças cada vez mais fundamentais em nossas vidas e nos negócios. Justamente por isso você precisa se manter alerta às mudanças, [e importante não ficar “comendo mosca”.
Conte com quem entende do assunto e se mantenha atualizado, Marketing é muito além de postar nas redes sociais e nós somos uma empresa especializada em Marketing Digital, se precisar de um parceiro, conte conosco!
Curtiu esse conteúdo e quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Nos siga no Instagram, Facebook, Pinterest, Twitter e LinkedIn. Abaixo você também pode se inscrever em nossa NewsLetter para atualizações semanais!