UX Design: Como você sabe que um botão é um botão?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Imagem ilustrada, contendo uma página que ilustra a internet, com título falando sobre a importância do UX Design e como o produto pode ser vender sozinho

Você está acostumado a acessar websites e usar aplicativos e sistemas operacionais, mas você já parou pra pensar na razão por qual você consegue ver e entender essas interfaces interativas? Até mesmo essa aqui que você, onde você está visualizando esse texto.

UX Design: Entendendo o comportamento do usuário!

Homem em frente a quadro, analisando layouts desenhados e o botões, dando a entender que está planejando um UX Design

Existe um campo de estudo dentro do Design, chamado UX Design, é dedicado a entender e prever o comportamento do usuário de interfaces interativas, para que a leitura dessa interface seja feita de maneira quase que instintiva.

Como você entende que está em um website? Como você entende a ordem de leitura dos elementos? Como você entende onde pode clicar e onde o texto é somente para leitura? Como você identifica rapidamente um menu? Com quantos cliques você faz uma compra? 

Existe uma razão para que você veja essas interfaces da forma que elas são, tudo nelas é estudado para guiar e/ou induzir algum comportamento no usuário, além de facilitar a leitura e entendimento do que está sendo exibido.

Pictograma: o que é?

Foto de ícones em uma tela de computador

Nas redes sociais por exemplo, você entende qual é o botão de configurações rapidamente e sem que seja preciso exibir uma única palavra, o nome desse “ícone” que você lê, é pictograma! Isso significa que essa imagem é suficiente para representar algo, objeto, conteúdo ou ação, sem que seja preciso o uso de palavras, esse tipo de recurso é muito visto também em placas de sinalização e se tornou comum em apps e websites.

O pictograma no seu dia a dia:

Mão masculina segurando controle remoto

Você lida com pictogramas desde que se entende por gente, provavelmente, só nunca parou para pensar que existia um estudo de UX Design para que você pudesse chegar a esse entendimento. Quer um exemplo fácil? Como é que você sabe onde fica o botão de “play” do controle remoto? Pois é, esse símbolo é um pictograma.

No Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, no Windows, macOS, iOS, iPadOS, Android, até mesmo no seu editor de texto e no seu navegador, você vai conseguir identificar vários pictogramas a partir de agora. Eles estão estrategicamente posicionados para facilitar a sua leitura, entendimento da mensagem / ação, assim como o acesso ao botão.

Pense bem, no seu computador de mesa, você tem acesso fácil a várias funções com o clique do mouse na barra de tarefas (muitos desses acessos se dão por pictogramas), a barra está estrategicamente posicionada em uma das extremidades da tela (no Windows na parte inferior, no macOS na parte superior com o dock com apps na parte inferior). Isso foi pensado dentro do contexto de design do sistema operacional para facilitar o seu acesso e visualização, mesmo com outros apps abertos na tela.

No seu smartphone não é muito diferente, nele o conteúdo é estrategicamente disposto para facilitar o seu acesso com o toque e geralmente é pensado para facilitar o acesso com apenas uma das mãos.

Caderno, caneta, e smartphone sobre mesa, o caderno contém desenhos que indicam a prática UX Design

A influência do UX Design no processo de compra:

Quando você entra em um site de compras, como você sabe onde clica para comprar o o que deseja ou até mesmo realizar uma assinatura? O Design desse botão é extremamente importante para guiar o usuário, precisa ter uma leitura rápida e clara (de que se trata de um botão) e precisa ser facilmente encontrado ao percorrer os olhos por a tela, por isso o UX Design é tão importante.

Mão masculina segurando cartão de crédito em frente a um computador com uma loja aberta, mostrando o UX Design

Isso nos leva a outra questão, como é o processo de compra? Dentro da análise de UX Design é comprovado que um processo de compra burocrático e lento desestimula a finalização, quanto menos cliques forem necessários para que a transação seja concluída, melhor! Não é a toa que processos de compra ultra rápidos são patenteados e vendidos a grandes redes varejistas por exemplo, isso afeta diretamente as vendas desses negócios.

E você, teve o layout do seu website ou app desenvolvido por um profissional que analisou e aplicou os estudos de UX Design no seu projeto? Isso pode mudar completamente o desempenho do seu negócio!

Aqui nós levamos em consideração todas essas questões abordadas, bons resultados estão em detalhes que quase nunca são vistos. Se você curtiu esse conteúdo, e quiser mais conteúdos como este, é só nos acompanhar por aqui, ou nos acompanhar através do Facebook, Instagram e Pinterest!

Site rápido, bonito e fácil de mexer?

Garanta sua presença online e fique um passo à frente dos seus concorrentes gastando pouco.

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!