Se tornar marcante não é nada fácil, é algo construído com o tempo. São anos e anos de trabalho para que sua empresa tenha uma marca forte e reconhecida. Por esse motivo a psicologia das cores é importante, ela tem grande influencia nesse processo.
No post sobre identidade visual deixamos bem claro o quanto a linguagem visual de sua marca é importante. Por isso é importante escolher corretamente a paleta de cores que será usada na sua marca, elas vão causar sensações imediatas nos receptores (quem vê a sua marca) e essas sensações precisam ser programadas e pensadas para favorecer o seu serviço e/ou produto.
Cores causam sensações
Sabemos que elas estão por todos os lugares transmitindo suas informações, despertando sentimentos e causando sensações. Por isso é importante que sua marca esteja atrelada às cores que tenham a ver com seu nicho, que estejam alinhadas com os propósitos da empresa e que elas transmitam a mensagem correta.
Por exemplo olhando o site da Coca-cola é nítida a preocupação que eles tem de sempre estarem usando a paleta de cores da marca, se olhar um comercial deles sem ler o nome você já sabe de quem é a propaganda. Por isso é importante definir previamente quais serão as escolhidas para representar sua marca, para que o consumidor bata o olho e saiba que é seu.
Importância das cores na Web
Como vemos nos sinais de trânsito o amarelo, vermelho e verde são utilizados para guiar as pessoas. Saber utilizar cores corretamente em um post de Instagram ou em seu site é fundamental para prender a atenção e causar a sensação correta, assim como acontece imediatamente ao olharmos o semáforo.
Elas podem transformar a experiência do leitor, e também influenciá-los a ficar ou deixar a sua página. Por isso é importante entender um pouco mais sobre o significado das cores e como aplicá-las de maneira a deixar sua marca mais atraente.
Cores vibrantes e seus efeitos
Vermelho: Cor forte que traz sensações de calor, dinamismo, agressividade, energia e paixão. Geralmente utilizadas para chamar atenção ou mostrar perigo (como no sinal de trânsito). Se utilizada de maneira excessiva pode causar desconforto visual, então cuidado para não exagerar.
O vermelho nos negócios também tem efeitos de acordo com o nicho, na segurança o vermelho representa algo alarmante, já no varejo funciona bem associado a outras cores no ramo alimentício, justamente pelo forte apelo popular e pela sensação de calor.
Amarelo: Cor agradável aos olhos, ativa a criatividade e remete à movimento, alegria, positividade, aconchego, simpatia e otimismo. Usada em excesso pode ficar cansativa e misturada com tons quentes pode causar impulso de adesão (como na logomarca do Mc Donald’s).
Verde: Quando está em tom claro transmite equilíbrio e bem estar. Remete à natureza, dinheiro, crescimento, renovação, ética e a coisas orgânicas. Cuidado ao usá-la em tons mais escuros pois pode deprimir. Um exemplo de empresa que usa o verde é o Spotify.
Azul: o azul claro normalmente está ligado ao frio ou delicadeza. É uma cor que faz relaxar e ainda dá uma sensação de profundidade. Ótimo para ser usado como fundo de cores intensas, quando usado na intensidade escura remete à sofisticação. Pode transmitir emoções como confiança, profissionalismo, sinceridade, seriedade, calma e infinito. Normalmente utilizadas por empresas que vendem produtos medicinais ou tecnológicos, companhias aéreas e bancos. Como um exemplo podemos citar a empresa Dell.
Laranja: Geralmente está relacionada à produtos de comer, é uma cor excelente para chamar atenção e ser extrovertida. Semelhante ao vermelho o laranja também tem um caráter estimulante, ela pode despertar sentimentos como inovação, modernidade, juventude, diversão, vitalidade e acessibilidade.
Roxo: cor ótima para materiais sofisticados, ela desperta emoções como luxo, realeza, sabedoria, dignidade, mistério e espiritualidade. Como exemplo podemos citar a empresa Vivo, que utiliza em sua identidade visual o roxo como cor principal.
Rosa: cor delicada que normalmente está ligada às emoções romance, delicadeza, inocência, diversão e feminilidade. Geralmente associa-se ao público feminino e um exemplo de marca que usa o rosa como cor principal é a Barbie.
Cores neutras e seus efeitos
Branco: cor neutra que remete à limpeza, pureza, transparência, ingenuidade, nobreza e suavidade. Ótima para dar sensação de amplitude, uma empresa que utiliza o branco é a Apple.
Preto: cor elegante e sofisticada, mas também pode estar relacionada à poder, prestígio, atemporalidade, morte e mistério. Tem que ter cuidado para não exagerar pois pode causar frustração. Um exemplo de marca que utiliza é a Nike.
Cinza: é uma cor neutra resultante da mistura do preto com branco. Associa-se com tristeza e melancolia, porém é uma cor que se adapta à tudo e normalmente é utilizada para dar destaque à outras cores.
Prontinho agora que já conhece mais sobre a psicologia das cores, é só definir a mensagem que quer passar o leitor e utilizar as cores corretas. Boa sorte nessa jornada, vai lá e arrasa!