Combinações de cores: como elas influenciam a sua marca!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

A Identidade Visual é de extrema importância para sua marca, pois é ela que causa o primeiro impacto nas pessoas. Por isso escolha com carinho as cores que vai utilizar na sua marca, considerando os princípios de sua empresa.

No post sobre cores nós explicamos os efeitos psicológicos de cada cor, nesse post iremos analisar o que há por trás das escolhas das marcas. Acompanha ai!

Combinações de cores

vários círculos monocromáticos representando as combinações de cores complementares, análogas, triangulação, meio-complementares, retângulo e quadrado.

Como a Xuxa já tinha explicado, a gente já sabe que “amarelo com vermelho dá laranja” ?. Brincadeiras à parte, existem 3 modelos de cor: RGB, RYB e CMYK, casa sistema possui algumas cores primárias e formam as demais cores através de processos de adição e subtração.

Dentro do conceito de colorimetria temos o círculo cromático, à partir dele existem várias combinações entre as cores. São elas: combinações entre cores semi complementares, cores tríades, cores análogas , cores complementares e ainda temos como combinar em formato de quadrado e retângulo.

À medida que formos explicando cada uma delas vamos exemplificando marcas que às utilizam, assim ficará mais fácil de visualizar.

Cores Complementares

Vamos começar com as cores complementares, ao olhar para o círculo cromático podemos identificar que elas são cores opostas. Para exemplificar temos as cores vermelho e verde utilizados na logo da Lacost.

Logo da marca Lacoste.

Cores Análogas

Dentro do círculo cromático as cores vizinhas são consideradas análogas. Ou seja as cores laranja e vermelho usadas no símbolo da Mastercard ilustram muito bem esse exemplo.

Logo da marca Mastercard.

Triangulação

Algumas marcas combinaram suas cores em formato de triângulo. Como exemplo temos o Burger King que optou utilizar as cores amarelo, azul e vermelho. Também temos o Taco Bell que usa as cores azul, rosa e amarelo.

Cores Meio Complementares

Esse tipo de combinação é um pouco mais complexa mas com exemplos fica mais fácil de entender. Pegando o verde de exemplo a cor complementar dela é o vermelho. Quando consideramos as cores meio complementares do verde, nós pegamos os vizinhos do vermelho que são o rosa e o laranja.

Marcas que utilizaram esse método de combinação foram a Fanta Laranja, que utiliza as cores que dei no exemplo. O Mozilla Firefox utiliza as cores azul, laranja e amarelo e para finalizar. Já o Caldo Knorr que usa as cores verde, amarelo e vermelho.

Retângulo

Algumas combinações também podem ser feitas em formato de retângulo. Na figura principal tempos a combinação de azul, verde, laranja e vermelho.

Logo da empresa Windows.

Quadrado

Para finalizar os tipos de combinações tempos o formato de quadrado. Nele podemos dar de exemplo as cores vermelho, azul, verde e amarelo da logo do Windows.

Cores de cada Nicho

Se fizermos uma análise dos nichos existentes podemos notar algumas cores que se repetem entrem as marcas. Isso porque as mensagens que elas querem passar são parecidas. Por isso agora iremos fazer um comparativo entre marcas do mesmo setor e desvendar o porque da escolha das cores.

Comida

Duas cores muito comuns de se repetirem nas marcas do setor alimentício são o vermelho e o amarelo. Isso porque de acordo com a psicologia das cores a mistura das duas causa impulso de adesão. Uma cor que transmite confiança é o azul.

Podemos notar a utilização dessas cores nas marcas Nestlé, Galak, Nescau, Negresco e Suflair.

Produtos naturais

Quando falamos em produtos naturais à primeira cor que vem em mente é o verde. Como já explicado no post das cores ele remete à natureza e coisas orgânicas. Por isso ela for a cor escolhida para representar as marcas Mundo Verde e Desinchá.

Tecnologia

A cor azul predomina as empresas de tecnologia como podemos notar na Intel, Hp e Facebook. Seguindo a linha de renovação e crescimento temos o verde estampando às marcas Spotify e Android.

Carros

Analisando às empresas Mercedes, Honda, Fiat, Kia, Citroen e Toyota notamos que as cores mais utilizadas entre esse nicho são as cores neutras e o vermelho. Isso porque o vermelho cumpre o papel de chamar atenção e as cores neutras deixam com ar mais sofisticado e relembram elementos do carro.

Produtos de Limpeza

Na linha de produtos de limpeza algumas cores utilizadas são o azul e o vermelho. Podemos notar analisando a OMO, Ypê, Limpol e Veja. O vermelho vem chamando a atenção e tratando do impulso de compra, o azul passa confiança e remete à profissionalismo.

Cosméticos

Nos cosméticos fala mais alto a nobreza, elegância e sofisticação. Podemos notar nas marcas Chanel, Mac Cosmetics, Nars, Urban Decay, Stila, Benefit a utilização da logo em tons neutros como preto e branco.

Medicina

Para empresas de Medicina que querem mostrar confiança, profissionalismo e sinceridade ao cliente a cor mais utilizada é o Azul. Como exemplo temos a Indústria Farmacêutica Mylan, vocês podem notar isso entrando no site deles.

Logo da empresa Mylan.

Notamos que o mais importante é definir exatamente a mensagem que você quer passar e escolher as combinações de cores corretas. Veja os exemplos das outras marcas, analise o significado de cada cor e escolha as cores corretas para sua marca. Agora vai lá e arrasa! Estaremos aqui torcendo por você!

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!