Aplicativo para logotipo: 5 razões para você não usar!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Se você nos acompanha por aqui, com certeza já sabe da importância de um branding de qualidade para sua marca, negócio ou produto!

Quando você abre um negócio, quer que ele se destaque, quer que as pessoas olhem para sua marca e pensem: “caramba, isso é realmente diferente de tudo o que eu já vi!”, quer que as pessoas entendam a sua proposta, o que você faz e oferece, seus ideais, seu jeito de trabalhar, porque é como diz o ditado popular: a primeira impressão é a que fica! 

Então me diz, qual é a impressão que você quer deixar para os seus clientes?

As pessoas tendem a atribuir confiança e a se sentirem mais confortáveis quando a cara do seu negócio (logo) passa credibilidade e destacar-se dos demais atribui um potencial de fixação na memória do receptor (quem vê a sua marca) muito maior!

Veja bem, isso não significa que você não possa trabalhar com algo que seu concorrente trabalha, isso significa que você precisa aproveitar, explorar e ressaltar suas qualidades únicas. Obviamente, mostrar mais do mesmo logo de cara, na primeira impressão que o seu potencial cliente tem de você, não ajudar em nada com isso.

Veja bem, isso não significa que você não possa trabalhar com algo que seu concorrente trabalha, isso significa que você precisa aproveitar, explorar e ressaltar suas qualidades únicas. Obviamente, mostrar mais do mesmo logo de cara, na primeira impressão que o seu potencial cliente tem de você, não ajudar em nada com isso.


Ok, mas porque não usar um Aplicativo pra fazer meu logo? 

homem segurando smartphone

1 – Falta de opção e opções genéricas: 

Quando você abre um aplicativo que te possibilita “criar” um logotipo, na verdade o que ele possibilita é que você monte algo dentro das opções prontas que ele te oferece. Isso faz com que não haja um processo criativo de qualidade por trás da criação do seu logo, ele não vai ser criado levando em consideração questões técnicas que envolvem a percepção do seu negócio, análise do seu produto, serviço e público, assim como seus ideais e qualidades.

Em um aplicativo para logotipo você tem opções genéricas que não necessariamente se aplicam ao seu negócio ou ramo, afinal de contas, o App só te oferece um “design bonitinho” e não um design funcional.

2 – Mais do mesmo: você não se destaca! 

macaquinho segurando espelho e se olhando

Você percebe que um problema vai se ligando ao outro? Por contar com opções genéricas, você acaba montando uma peça “mais do mesmo”. Vem sendo comum o uso de aplicativos / ferramentas automatizadas para criar logos, tão comum que as vezes você olha 3 empresas diferentes nas redes sociais, cujo os logotipos são tão parecidos que você acaba achando que se tratam da mesma empresa ou marcas relacionadas.

Vem sendo comum o uso de aplicativos / ferramentas automatizadas para criar logos, tão comum que as vezes você olha 3 empresas diferentes nas redes sociais, cujo os logotipos são tão parecidos que você acaba achando que se tratam da mesma empresa ou marcas relacionadas.

Se você investiu em capacitação, qualidade e diferenciais, por que na hora de representar tudo isso no seu logo, você escolhe algo genérico e sem um projeto profissional?

3 – Qualidade:

pessoas olhando para o computador e conversando/trabalhando

É muitíssimo importante ressaltar que a qualidade de um logo desenvolvido em um aplicativo para logotipo, deixa a desejar em vários aspectos. Por ser automatizado, não existe um projeto técnico para o desenvolvimento do mesmo, não existe estudo, não existe manual de uso, normas, padronizações, pensamento em reduções, aplicações, estudo da psicologia das cores para a paleta, policromia e monocromia, cores para telas e para impressão (que sim, são diferentes). Isso tudo faz com que o seu logo não tenha qualidade e efetividade em representar o seu negócio, produto ou serviço.

4 – Ausência de estudo:

Mesa com lápis, laptop, caderno contendo marcas e celular

Um dos pontos mais importante na hora de criar seu logotipo é que um aplicativo para logotipo não irá te oferecer é o estudo de caso. Um projeto de branding é desenvolvido e executado com base em diversos estudos, existe uma análise do seu negócio e nicho, do público, objetivos, posicionamento de mercado, tom de voz, ideais e outros fatores. Todo esse estudo é desenvolvido para que seja possível chegar a um resultado realmente efetivo, que de fato represente o seu negócio, que converse com o seu público. Quando você opta por desenvolver o seu logo em um aplicativo para logotipo, você abre mão de tudo isso, o resultado é uma representação visual genérica, inefetiva.

“Mas é só um logo! Por quê tanto escarcéu?”

Não é “só” um logo, é a cara do seu negócio! Muitas vezes vai ser o primeiro contato do cliente com o que você oferece, vai ser o que vai representar tudo que você trabalha com tanto empenho! Lembra do que falamos lá no início? A primeira impressão é a que fica, se logo de cara você não conseguir expressar a que veio, as chances de atingir o seu cliente de forma positiva diminuem bastante!

“Eu tenho um pequeno negócio, coisa de bairro, não preciso disso…”

Nada disso é desculpa para se desleixar com o branding do seu negócio, pode ser que esse seja um dos pontos importantes para que seu negócio cresça dentro do bairro, para que comece a gerar mais movimento, quem sabe até um dos pontos importantes para que você possa expandi-lo para outros pontos físicos ou até aumentar o alcance digital!

5- O apego e o impacto no cliente:

Homens brancos sorrindo e apertando as mãos

Todos esses fatores acima implicam em um único fator, o apego do cliente! Se você unificar tudo isso que dissemos, chegará a conclusão que o logotipo da sua empresa não pode ser mais do mesmo justamente porque mais do mesmo não converte um potencial cliente em um cliente de verdade. 

O seu potencial cliente precisa lembrar de você de forma positiva, precisa entender o que você oferece e/ou a forma como você oferece e se posiciona, por isso é importante que a sua marca seja desenvolvida através de um processo técnico e que esse seja bem executado.

Nós recomendamos que você dedique a sua identidade visual o mesmo empenho, trabalho e carinho que dedica em manter e melhorar o seu negócio, isso fará toda diferença! Se você curte nosso conteúdo, não se esqueça de nos acompanhar no Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e até no Behance! Se quiser receber as nossas atualizações semanais, se inscrever na nossa newsletter logo abaixo!

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!